Matéria manchete do jornal Correio Braziliense neste domingo
Correio Braziliense , Salvador |
04/06/2023 às 18:33
Rui Costa e o governador Ibaneis Rocha
Foto: Evandro Sá e Renato Alves
O governador Ibaneis Rocha (MDB) reagiu duramente às declarações do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, contra Brasília. Ao Correio, Ibaneis disse: “(É) um idiota completo. Agora sabemos de onde partiu o ataque ao Fundo Constitucional”. Ministro da Casa Civil do governo Lula diz que Brasília fez muito mal ao Brasil
Ibaneis afirmou que o presidente Lula nunca demonstrou pensar como o ministro. Rui Costa discursou, em evento na Bahia, que a transferência da capital para Brasília fez mal ao país. Disse também que Brasília é uma “ilha da fantasia” e que na cidade “o certo, para muitos, está errado. E fazer o errado, para muitos, é que o certo”.
As declarações do ministro, publicadas na coluna Eixo Capital deste domingo (4/6) (leia neste link), provocaram muitas reações entre entre políticos e entidades do Distrito Federal, inclusive entre petistas. O primeiro a reagir ainda neste sábado (3/6) foi o deputado distrital Chico Vigilante, líder do PT na Câmara Legislativa. Ele considerou “infeliz” a posição do ministro forte do governo Lula.
O petista disse: “Mostra um completo desconhecimento da capital federal. Diante disto, o convido para conhecer o Sol Nascente, a Estrutural, o Pôr do Sol, e outros, para que conheça o verdadeiro DF”, disse o líder do PT na Câmara Legislativa. E acrescentou: “Aqui tem um povo trabalhador. Por isso, aproveito para convidar o ministro pra conhecer o setor industrial da Ceilândia e a nossa zona rural tão produtiva de café, soja, milho, fruta. Ele irá se surpreender! A dificuldade aqui não é tão diferente dos morros de Salvador”.
Reações políticas contra Rui Costa
Após a declaração do chefe da Casa Civil, Rui Costa, de ataques a Brasília, parlamentares reagiram com indignação. A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) criticou Costa afirmando que “não é de surpreender que um dos gestores mais incompetentes do Brasil fale sem conhecimento de causa sobre Brasília”.
“Rui Costa deixou seu Estado com os piores índices de segurança, desemprego e educação. E vem querer dar pitaco sobre a capital do Brasil? Brasília tem a vocação de acolher brasileiros de todos os cantos do Brasil e que vem pra cá em busca de novos horizontes e oportunidades. Aqui todos são bem-vindos, sem preconceito de origem e convivemos com as diferenças de sotaques, de cultura, com muita empatia e naturalidade”, disse e ainda acrescentou um pedido para que ele “saia dos palácios”, “misture-se ao povo”, “conheça Brasília e nos poupe das suas falas preconceituosas”.
Izalci Lucas (PSDB-DF) também se manifestou. Ao Correio, o senador da República lembrou das dimensões do DF e fez o convite para que o ministro conheça mais a cidade. "Muito infeliz a fala do ministro, que demonstrou que não conhece nada do Distrito Federal. O DF não é Esplanada (dos Ministérios). O DF tem 3 milhões e 100 mil habitantes e mais um milhão e meio em volta. Era bom o ministro, em vez de chegar aqui na segunda-feira e ir embora na sexta, era bom ele conhecer a realidade do DF, que foi projetado para 500 mil habitantes e hoje é a 3ª maior cidade do Brasil, maior mesmo que Salvador. Aqui a nossa vocação é ser a capital do Brasil".
Pelas redes sociais, o deputado federal Fred Linhares (Republicanos-DF) chamou a fala de Costa de "papelão" e pontou que a cidade é construída por "brasilienses que trabalham duro, que se dedicam diariamente para que os não brasilienses, que venham aqui semanalmente, trabalhar e buscar recursos para seus Estados, sintam- se seguros e acolhidos".