Política

CARDEAL DA SILVA EM CHOQUE: JOVEM 18 ANOS DESAPARECIDO FOI DECAPITADO

O criminoso está preso
Tasso Franco , da reda��o em Salvador | 18/05/2023 às 19:37
Emanuel de Oliveira Lima Leite
Foto: REP
    MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Um jovem de 18 anos, identificado como Emanuel de Oliveira Lima Leite, foi encontrado com o corpo decapitado, na quarta-feira (17), no povoado de Umbaúma, em Entre Rios, a cerca de 140 km de Salvador.

  2. Segundo a Polícia Civil, o suspeito de cometer o crime foi preso em flagrante no mesmo dia, por destruição, subtração ou ocultação de cadáver.

  3. De acordo com o portal g1 Bahia, Emanuel de Oliveira Lima Leite foi visto pela última vez no dia 21 de abril, quando saiu de casa e daria monitoria em uma escola estadual, no município de Cardeal da Silva, onde morava.

  4. Ele entrou em contato com os familiares horas depois, por telefone, quando disse que voltaria para casa, mas não retornou. Ao g1, a família do jovem disse que o suspeito de cometer o crime é ex-professor da vítima. Os familiares não sabem a motivação do crime.

  5. O corpo foi achado no povoado de Umbaúma, na zona rural da cidade, e seguiu para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Alagoinhas. Não há detalhes sobre o sepultamento. 
                                                   *****

  6. A secretária municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal de Salvador (Secis), e protetora dos animais, Marcelle Moraes, utilizou as redes sociais nesta quinta-feira (18), para externar a indignação com a qual recebeu a notícia de que a Prefeitura de Cravolândia, distante cerca de 320 Km de Salvador, aprovou o decreto nº 448/2023, que autoriza o abate de animais de rua na cidade.

  7. “Inacreditável! Um absurdo que a Prefeitura de Cravolândia tenha aprovado o decreto nº 448/2023, que permite abate aos animais. Em que mundo estamos para uma “gestora” de uma cidade aprovar uma lei que decreta a morte de animais de rua? Nossos animais merecem respeito”, publicou Marcelle. Conforme diz o decreto: “diante da impossibilidade ou inviabilidade das hipóteses elencadas no caput e nos demais parágrafos deste artigo, os animais poderão ser abatidos pelo Poder Público”.

  8. O SAC realiza um atendimento especial para emissão de Carteira de Identidade em três postos no interior. As unidades SAC Feira II, Ilhéus e Conquista II vão abrir, excepcionalmente, neste sábado (20) somente para a ação. O funcionamento dos três postos será de 8h à 12h. 

  9. O atendimento é por agendamento através do SAC Digital. Para agendar, é preciso baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar (www.sacdigital.ba.gov.br). Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza ainda o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br), além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo). 

  10. A Tyno Consultoria, empresa baiana com atuação nacional que disponibiliza soluções inovadoras de gestão tributária e empresarial, e a AC Consultoria - que tem sede em Salvador e atua na área de consultoria jurídica e governança, ESG e sustentabilidade - acabam de firmar um Termo de Cooperação Técnica e estarão juntas na 1ª edição da Bahia Oil & Gas Energy 2023, encontro internacional com foco no setor de petróleo, gás e energia, que acontece em Salvador, de 24 a 26 de maio, no Centro de Convenções de Salvador.

  11. O total alinhamento de valores, propósitos e a sinergia entre as equipes de trabalho foram fatores-chave para os projetos desenvolvidos em conjunto pela Tyno e pela AC, o que acabou motivando os sócios a formalizar a parceria, a fim de conferir maior visibilidade e transparência para seus stakeholders.

  12. O resultado final dos projetos aprovados no Edital Inovação para a Agricultura Familiar foi divulgado nesta quarta-feira (17) pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). As 11 propostas selecionadas e suas respectivas linhas de pesquisas podem ser conferidas no site da Fundação. 

  13. Os projetos aprovados receberão ao todo um investimento de R$ 3 milhões. Com esse aporte, o objetivo dos contemplados será desenvolver novas tecnologias ou aprimorar as já existentes, cujos resultados possam ter uso efetivo na promoção do bem-estar do trabalho rural e na melhoria da produção de alimentos saudáveis e dos serviços da agricultura familiar. 

  14. O diretor Geral da Fapesb, Handerson Leite, destacou a importância de investir em pesquisa na área. “Esse apoio à inovação na agricultura familiar vai qualificar ainda mais os produtos do Programa de Agricultura Familiar na Bahia e gerar mais trabalho e renda", ressalta.

  15. Segundo o jornalista Sócrates Santana, Coordenador do Ciência na Mesa, a expectativa é dobrar os recursos destinados para mais projetos de inovação junto a agricultura familiar. "Durante o workshop Ciência na Mesa, a Fapesb anunciou duplicar os recursos no próximo ciclo do edital, integrando awestratégia do Programa Bahia Sem Fome, desdobrando novas formas de financiamento para pelo menos 4 ações estruturantes de combate à fome, focadas no desenvolvimento de soluções inovadoras", informou Sócrates.

  16. Já José Augusto Tosato, coordenador executivo de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), parceira no edital, os projetos aprovados vão contribuir muito porque estão direcionados a soluções de problemas reais. 

  17. “Tudo isso é extremamente inovador, a exemplo do aprimoramento da produção de base agroecológica, do desenvolvimento de novos produtos, dos sistemas agroflorestais na caatinga, do manejo regenerativo, de produtos da sociobiodiversidade, do aprimoramento de culturas tradicionais, da inovação para uso de resíduos, dentre outros”, destaca Tosato.

  18. Nesse Edital foi obrigatório que as propostas possuíssem uma parceria institucional com ao menos uma instituição da Rede Estadual de Educação Profissional ou uma instituição oriunda das Escolas Família Agrícola (EFAs), especialmente com a participação de alunos da instituição com parceria firmada.

  19. Após a morte de crianças na fila da regulação, a deputada estadual Kátia Oliveira (União Brasil) cobrou do Governo do Estado nesta quarta-feira (17) medidas para solucionar o problema, que afeta a população de toda a Bahia. Em discurso no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), a parlamentar contou que tem identificado um crescimento no número de pacientes pediátricos que aguardam na fila e citou os casos de duas crianças que faleceram em Simões Filho enquanto esperavam atendimento de alta complexidade na rede estadual.

 20. Uma das crianças, de seis anos, morreu nesta terça-feira (16) após esperar por nove dias por atendimento na fila da regulação. A outra faleceu no dia 25 de abril após não conseguir ser transferida para leito de UTI pediátrica. Segundo Kátia Oliveira, no município da região metropolitana de Salvador, entre os dias 1º de abril e 16 de maio, 14 pacientes pediátricos dependiam da regulação. Deles, somente cinco foram transferidos. 

  21. “Ultimamente, tem chegado até a mim diversos casos de mães e pais de pacientes pediátricos, que ficam dias e até semanas, precisando de uma transferência, que não chega. Há um descaso do Governo do Estado com a regulação, com as vidas. É preciso dar uma resposta para estes pacientes com mais brevidade, com mais celeridade, porque são muitos os pacientes que não suportam e vão a óbito”, afirmou a deputada.