Política

POLICIA BA LOCALIZA 30 ESTUDANTES AUTORES DE FAKES C/ ARMAS EM ESCOLAS

A Policia através da Central de Operações e da Ronda Escola agiu durante toda esta quinta-feira
Tasso Franco , Salvador | 13/04/2023 às 19:19
Centro de Operações da Policia
Foto: Albert Maraux
     MIUDINHAS GLOBAIS:

  1.  O trabalho conjunto das polícias Civil e Militar resultou nas apreensões e prisão de 30 adolescentes, criança e adulto envolvidos com a produção e disseminação de fake news ou por levar armas brancas ou simulacros de pistola para escolas.

  2. Nesta quinta-feira (13), 11 estudantes foram flagrados em Salvador e na cidade de Cravolândia, buscando provocar pânico.
Ações de inteligência e de patrulhamento foram ampliadas nas redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook e Discord) e no entorno das instituições de ensino, respectivamente.

  3. Informações sobre grupos ou possíveis autores podem ser repassadas através do Disque-Denúncia da SSP, no telefone 181. As informações são tratadas pela Superintendência de Inteligência e imediatamente repassadas para as forças policiais. 

  4. Fotos, prints e vídeos também podem ser enviados através do site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.com).

  5. Outra forma de repassar informações é via o site https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura do Ministério da Justiça.

  6. Dois simulacros de pistola foram apreendidos com estudantes em Salvador, pela Operação Ronda Escolar, e em Cravolândia, pelo 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Jequié), nesta quinta-feira (13). Os alunos estavam com as armas de brinquedo dentro das instituições de ensino.
 
  7. Em Cravolândia, uma guarnição do 19º BPM fazia rondas no Centro da cidade, quando foi informada pela comunidade escolar sobre um adolescente de 16 anos armado. O jovem foi identificado e apreendido junto com a arma falsa. 
 
  8. O conselho tutelar foi chamado e o menor encaminhado para a Delegacia Territorial (DT) do município.

  9. Em Salvador, no bairro da Calçada, a Ronda Escolar foi acionada para encontrar um aluno suspeito de manusear outro simulacro de pistola dentro das dependências de uma escola. 

  10. As equipes tiveram acesso ao local, e durante as buscas encontraram o armamento dentro do banheiro masculino. O material foi encaminhado para a 3ª Delegacia Territorial (DT), no Bonfim.

  11. A Polícia Militar alcançou uma criança de apenas 11 anos e outros sete adolescentes, na tarde desta quinta-feira (11), em uma unidade de ensino de Periperi, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. O grupo estava com uma peixeira e outras sete facas menores.

  12. Após o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) receber a informação via 190, as equipes da Operação Ronda Escolar e da 18ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) seguiram para o colégio. Os materiais foram encontrados com os estudantes em diferentes salas da escola.

  13. A criança foi apreendida e encaminhada para o Conselho Tutelar. Os adolescentes seguiram até a Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI). 

  14. A major Maria Soledad, comandante da Ronda Escolar, chamou toda a comunidade para atuar junto na proteção das escolas e das crianças. "Acredito que este deve ser um esforço conjunto, com a participação dos pais, da comunidade escolar e de toda a sociedade", frisou.
                                                    *****
  15. A Secretaria Municipal da Saúde, através do Conselho Municipal de Saúde de Salvador, convoca as Entidades/Instituições legalizadas da sociedade civil organizada (Governamental e de Prestadores de Serviços Privados e Filantrópicos de Saúde, Profissionais de Saúde e Usuários dos serviços de saúde), com sede em Salvador, para participação na Plenária Geral de Segmentos, em que serão eleitos Delegados/as para a 16° Conferência Municipal de Saúde, que ocorre nesta sexta-feira (dia 14 de abril de 2023), a partir das 9h, no Auditório da Faculdade Dom Pedro II - Rua Miguel Calmon, Comércio.

  16. A Plenária Geral dos Segmentos elegerá 104 Delegados/as para a 16ª Conferência Municipal de Saúde. No total, a Conferência terá 300 Delegados/as, sendo 48 Delegados/as Natos/as (conselheiros municipais de Saúde, titulares e suplentes), além de outros 148 Delegados/as eleitos nas Pré-conferências Distritais de Saúde.

  17. Para se candidatar é necessário ser representante de organizações sociais, a exemplo de:
- ASSOCIAÇÕES DE BAIRROS E MORADORES
- SINDICATOS OU CONSELHOS DE PROFISSIONAIS DA SAÚDE
- IGREJAS, TERREIROS, CENTRO ESPÍRITA
- ENTIDADES LGBTQIA+
- ENTIDADES DE MULHERES, CRIANÇAS, IDOSOS
- DENTRE OUTRAS

  18. OS/AS REPRESENTANTES DEVERÃO LEVAR OS SEGUINTES DOCUMENTOS:
Ofício em papel timbrado da entidade, assinado pelo seu representante legal, indicando o representante;
Cópia de documento de identificação com foto do representante.

  19.  A Lacta está atuando para o desenvolvimento das mulheres das comunidades cacaueiras, por meio da capacitação em empreendedorismo feminino. O curso será desenvolvido no âmbito do Cocoa Life, programa global da Mondelēz International para a sustentabilidade do cacau. 

  20. A iniciativa é fruto de parceria com o Senar Bahia (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), que tem no portfólio a capacitação “Mulheres em Campo”, destinado a produtoras e esposas e filhas de produtores que queiram empreender no campo. 

  21. "As mulheres exercem um papel preponderante no cultivo do cacau e merecem reconhecimento e apoio. Ao ampliar o acesso delas a cursos e ações específicas, promovendo a capacitação e o empoderamento, asseguramos o cultivo do nosso bem mais precioso: o cacau. Além disso, essas mulheres deixam um importante legado na comunidade cacaueira, fortalecendo laços e a economia familiar”, afirma Fabiola Menezes, diretora de Marketing de Chocolates da Mondelēz Brasil.

  22. O curso visa a ampliar o protagonismo feminino na administração de empresas rurais, desenvolvendo competências específicas para gestão e empreendedorismo. Na programação, haverá conteúdo voltado para a descoberta das habilidades de cada participante, análise dos potenciais de suas propriedades, planejamento e desenvolvimento de negócios.