Turista cai no mar do Farol da Barra e morre afogada
Tasso Franco , Salvador |
06/04/2023 às 18:41
Publicidade digital avança
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O IAB Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da publicidade digital no país, anuncia os destaques do Digital AdSpend 2022. Realizado em parceria com a Kantar IBOPE Media, o estudo aponta que o investimento em publicidade digital alcançou a marca de R$ 32,4 bilhões em 2022, o que representa um crescimento de 7% em relação ao ano anterior.
2. Pesquisa de referência sobre o volume e composição de investimentos em publicidade digital no Brasil, o Digital AdSpend é atualizado duas vezes ao ano e traz a visão de como os diferentes setores investem suas verbas nos meios digitais.
3. Em seu terceiro ano consecutivo em parceria com a Kantar IBOPE Media, apresenta importantes comparativos sobre o comportamento dos investimentos em mídia digital no país ao longo do tempo. O estudo completo será lançado em breve, mas o IAB Brasil antecipa alguns de seus principais insights.
4. Na primeira metade de 2022, o investimento em publicidade digital teve incremento de 12%. Já no último trimestre do mesmo ano (outubro, novembro e dezembro), houve uma retração de 5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
5. “Apesar da alta expectativa que o mercado tinha para um último trimestre único como o de 2022 – em que se adicionou à sazonalidade da época (Black Friday e Natal) um evento mundial como a Copa do Mundo –, a sobreposição destes eventos com eleições e um cenário econômico global desafiador desconstruiu expectativas, impactando o investimento no setor.
6. Ainda assim, o último trimestre do ano passado foi o maior em volume de investimentos quando comparado aos outros períodos trimestrais de 2022, como acontece todos os anos”, afirma Cris Camargo, CEO do IAB Brasil.
7. “Acompanhamos, ano após ano, um grande crescimento no investimento em publicidade digital e passamos por uma significativa aceleração nos últimos dois anos. Depois de um ciclo de aceleração, é esperada uma busca por equilíbrio e, com ela, um crescimento mais moderado. Isto faz parte de uma dinâmica econômica de acomodação que, diante de um cenário global instável, fica ainda mais evidente”, ressalta a executiva.
8. De acordo com os primeiros insights do Digital AdSpend 2022, as agências foram responsáveis pela transação de 67% do investimento em publicidade digital no ano passado, enquanto 33% dos investimentos foram transacionados de forma direta. O investimento das agências registrou crescimento de 12% em comparação com 2021. Já o investimento direto permaneceu praticamente estável, com um aumento de 1%.
9. “Estamos felizes em colaborar com o IAB Brasil no desenvolvimento do Digital AdSpend. Um dos pontos de destaque no estudo é o paralelo entre a diferença expressiva da compra realizada pelas agências e o comportamento do investimento direto, que revela o quão complexo, dinâmico e multifacetado é o ambiente digital. Neste sentido, monitorar todo este ambiente requer um olhar amplo, que contemple e consolide vários ângulos complementares”, revela Paulo Arruda, diretor da Kantar IBOPE Media.
10. Seguindo a tendência observada em 2021, o Digital AdSpend 2022 indicou que os setores de comércio, serviços e financeiro foram os que mais investiram em publicidade digital no ano passado – somente os três são responsáveis por 54% do investimento total de R$ 32,4 bilhões.
11. O setor de higiene e beleza, um dos top setores em volume de aporte, foi também o que mais aumentou investimentos no digital em 2022, um incremento de 85% ante o ano anterior. As categorias de cuidado capilar, desodorantes, perfumarias, além de campanhas com múltiplas categorias de produtos, foram as que impulsionaram este crescimento.
12. Dentre os top setores investidores, beleza, automotivo e vestuário foram os que registraram maior aumento no número de empresas anunciantes em publicidade digital, com crescimento de 27%, 25% e 22%, respectivamente.
13. Por fim, os setores de vestuário e eletrônicos foram os que concentraram a maior fatia de seus orçamentos de mídia em publicidade digital: mais de 70% do investimento total desses setores foram destinados a canais e formatos online.
14. O estudo completo Digital AdSpend 2022 será publicado em breve e estará disponível na íntegra no site do IAB Brasil.
*****
15. Em janeiro de 2023, a produção industrial (transformação e extrativa mineral) da Bahia, ajustada sazonalmente, registrou queda de 0,2% frente ao mês imediatamente anterior, após ter registrado avanços em novembro e dezembro com taxas de, respectivamente, 3,4% e 2,0%. Na comparação com igual mês do ano anterior, a indústria baiana assinalou queda de 10,3%. No indicador acumulado dos últimos 12 meses, o setor industrial acumulou taxa positiva de 1,7%, em relação ao mesmo período do ano anterior.
16. As informações fazem parte da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), analisadas mensalmente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).
17. A partir desta edição, o IBGE passa a divulgar a PIM com novas séries históricas. A pesquisa passou por atualizações na seleção da amostra de empresas, ajustes nos pesos dos produtos e das atividades, além de alterações metodológicas, para retratar mudanças econômicas da sociedade. São atualizações já previstas e realizadas periodicamente pelo IBGE.
18. A atualização foi feita a partir do cadastro de empresas e produtos produzidos pela Pesquisa Industrial Anual (PIA) Empresa e Produto de 2019, também realizada pelo IBGE e que permite a identificação das características estruturais da atividade industrial brasileira e baiana.
19. No âmbito regional foram colocados três novos locais: Rio Grande do Norte, Maranhão e Mato Grosso do Sul, estados que estão acima do corte estabelecido de valor de transformação industrial.
20. Na comparação de janeiro de 2023 com igual mês do ano anterior, a indústria baiana apresentou queda de 10,3%, com sete das 11 atividades pesquisadas assinalando recuo da produção. O setor de Derivados de petróleo (-16,5%) registrou a maior contribuição negativa, devido à queda na produção de óleo diesel e gasolina.
21. Outros segmentos que registraram decréscimo foram: Extrativa (-41,6%), Produtos químicos (-15,2%), Metalurgia (-12,1%), Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-20,1%), Minerais não metálicos (-8,4%) e Couro, artigos para viagem e calçados (-2,3%).
22. Por sua vez, o segmento de Produtos alimentícios (10,3%) exerceu a principal influência positiva no período, explicada especialmente pela maior fabricação de manteiga de cacau, resíduos da extração de soja e leite em pó. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Bebidas (14,6%), Borracha e de material plástico (4,9%) e Celulose, papel e produtos de papel (4,2%).
23. No indicador acumulado dos últimos 12 meses, comparado com o mesmo período anterior, a produção industrial baiana registrou aumento de 1,7%. Quatro dos 11 segmentos da Indústria geral contribuíram para o resultado, com destaque para o segmento de Derivados de petróleo (18,3%) que exerceu a principal influência positiva no período.
24. Outros resultados positivos no indicador foram observados nos segmentos de Celulose, papel e produtos de papel (3,2%), Minerais não metálicos (5,2%) e Couro, artigos para viagem e calçados (0,1%). Por outro lado, Metalurgia (-12,1%) registrou a maior contribuição negativa. Outros segmentos que registraram decréscimo foram: Extrativa (-16,0%), Produtos alimentícios (-5,7%), Produtos químicos (-3,5%), Borracha e material plástico (-5,4%) e Bebidas (-0,4%).
25. Anitta, 30, e Pipo Marques, 29, filho do cantor Bell Marques, 70, posaram juntos pela primeira vez na Islândia. A cantora publicou novas fotos da viagem, nesta quinta-feira (6), e alimentou os rumores de que estaria vivendo um namorico com o rapaz.
26. Procurada pela revista Quem, a assessoria de Pipo Marques esclareceu os boatos, confirmou que eles estão viajando juntos, mas negou que exista um romance entre os dois. "Eles estão viajando juntos, mas são amigos, só. E têm amigos em comum há bastante tempo!", afirmou a equipe.
27. As investigações policiais para localizar os responsáveis pelo estelionato virtual que ficou conhecido como 'Golpe do Pix da Record' avançaram, informa a Polícia Civil em nova nota enviada à imprensa nesta quinta-feira (6).
28. Segundo o comunicado, mais de 20 pessoas, entre funcionários e possíveis vítimas, já foram ouvidas. Além disso, o número de suspeitos saltou para 'mais de 11 pessoas'.
29. Uma turista de 59 anos se afogou na praia do Farol da Barra, em uma área com muitas pedras, no começo da tarde desta quinta-feira (6), em Salvador.
30. De acordo com apuração da TV Bahia, a mulher estava no local para tirar uma fotografia, quando uma onda a jogou nas pedras e ela terminou se afogando.
31. O filho da vítima acompanhou a retirada da mulher da água. De acordo com a Polícia Civil, ela foi identifica da como Estelita Almeida de Oliveira e é natural de Macapá.