Política

NETO CRITICA EMBASA POR FALTA D'ÁGUA E DIZ PARA JERÔNIMO OUVIR AS RUAS

Veja o que diz ACM Neto e o que fala a Embasa
Tasso Franco , Salvador | 16/03/2023 às 19:12
ACM Neto
Foto: DIV
     MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O ex-prefeito de Salvador e secretário-geral do União Brasil Nacional, ACM Neto, criticou, nesta quinta-feira (15), a falta de agilidade da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em restabelecer o fornecimento de água para cidades da Bahia. Desde o último dia 13, 15 municípios registraram problemas no abastecimento.

  2. “A gente pede que o governador ouça a voz das ruas e tenha um pouco de sensibilidade, sobretudo com as pessoas mais pobres, que vêm sendo as mais afetadas”, enfatizou.

  3. Neto destacou ainda que, em 2023, a empresa responsável pelo desabastecimento de água em casas de toda a Bahia registrou aumento de 11% na tarifa aplicada aos cidadãos do estado, mas segue ocupando o primeiro lugar no número de reclamações feitas ao Procon-BA.

  4. “Ou seja, o cidadão está sendo obrigado a cada vez pagar mais caro para ter a água com o serviço cada vez pior. Nos últimos anos, a gente só viu a Embasa trazer mais transtornos às pessoas. E o governo do estado, está fazendo o quê? Quais são as providências que o governador está tomando?”, questionou.

  5. “Esse descaso da Embasa está afetando o dia a dia das pessoas. Trinta mil alunos sem aula hospitais sendo obrigados a paralisar os serviços. Comerciantes sendo diretamente afetados”, pontuou em vídeo publicado nas redes sociais.
                                                     *****
  6. A última informação da Emasa é a seguinte: Na manhã de hoje (16), a rede distribuidora já está fornecendo água para toda a área afetada de Salvador e dos municípios de Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, S. Francisco do Conde e Madre de Deus, à exceção de localidades mais elevadas e distantes dos reservatórios de distribuição da Embasa. É importante lembrar que a regularização completa do abastecimento na área afetada pela interrupção se dará até o final da noite de hoje.

  7. Localidades onde o abastecimento ainda está processo de regularização: Salvador: Nova Brasilia, Alto do Coqueirinho, Itapuã, Mussurunga, São Cristóvão, Águas Claras, Castelo Branco, Paripe, Coutos, Plataforma, Mirantes de Periperi, Arenoso, São Caetano, Fazenda Grande, Ilha de Maré; Lauro de Freitas: Itinga e Quingoma; Simões Filho: Santo Antônio Rio das Pedras, Goes Calmon, Cia 2
Candeias: Centro e Partes Altas da cidade Madre de Deus: Partes Altas da cidade São F. do Conde: Partes Altas da cidade.

  8.(SOBRE MADRE DE DEUS) Devido a furto e danos causados em equipamentos elétricos do sistema de abastecimento de Paraguaçu-Milagres, na madrugada desta quinta-feira (16), o fornecimento de água foi emergencialmente interrompido nos municípios de Milagres e Nova Itarana, além das localidades de Lajedo Alto (Iaçu), Recreio dos Viajantes e Serrana (Brejões), Distrito Serra do Cem e Ponto Xique (Nova Itarana).

  9. Técnicos da Embasa já estão em campo para o conserto em um menor tempo, quando será iniciada a retomada gradativa do abastecimento, com a expectativa de plena regularização em até 72 horas.
                                                      *****
  10. (SAFITEBA) Após inspeção realizada na empresa responsável pela obra de recapeamento da BR-242, no trecho entre Lajedinho e Itaberaba, Auditores Fiscais do Trabalho (AFTs) identificaram diversas irregularidades e interditaram a continuidade dos serviços que somente poderão ser retomados após a empresa regularizar os itens apontados no relatório dos auditores.

 11. Durante as ações de inspeção realizadas nos dias 14 e 15 de março, a equipe de fiscalização verificou que os funcionários da empresa trabalhavam nas frentes de serviço sem qualquer estrutura de apoio para ingestão de água, refeição e instalações sanitárias, almoçando em locais inadequados, às margens da rodovia. Também foi verificado que os mesmos faziam necessidades fisiológicas a céu aberto, nas proximidades da rodovia, trazendo diversos riscos à saúde e integridade física, como infecções e atropelamento.

 12. A diretoria do Sindicato dos Auditores Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia (SAFITEBA) ressalta a importância da realização dessas ações para a defesa dos direitos e da dignidade dos trabalhadores e a necessidade de reestruturação da Inspeção do Trabalho, que hoje está com quase 50%  dos cargos vagos.

  13. Além das irregularidades já listadas na Obra da BR -242, os AFTs verificaram que o transporte dos trabalhadores para as frentes de serviço estava sendo feito pela BR em ônibus sem cinto de segurança e sem bagageiros para acomodação das ferramentas de forma segura, levando risco adicional de morte em caso de acidente de trânsito. O manuseio irregular de combustível no canteiro de obras, com risco de incêndio e explosão, também foi verificado pela equipe de inspeção.
                                                      *****
  14. O deputado federal Neto Carletto (PP) reuniu-se ontem (15/03) com o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) Fabrício Falcão; o deputado estadual, Roberto Carlos; o prefeito de Uauá, Marcos Lobo; o prefeito de Itaparica, Zezinho e o ex-prefeito de Filadélfia, Barbosa Júnior, para tratar sobre obras na Bahia, em especial as das BRs.

  15. Entre os principais temas tratados durante a reunião estão a duplicação das BRs 101, no extremo sul, e da 367, no trecho de Porto Seguro; a execução da obra de implantação e pavimentação da BR 030, a construção de um viaduto (travessia urbana), em Eunápolis, no trecho que liga a BR 101 a 367 e também a recuperação da BR 235, em Uauá.

  16. "Estou muito ansioso e contente com a possibilidade real de darmos andamento a essas obras. O trabalho conjunto entre o governo federal e o estado da Bahia, além dos arranjos orçamentários no Congresso, podem agilizar esses projetos e já estamos trabalhando para isso", explicou Neto Carletto.

  17. O presidente Lula vai a China e levará na comitiva 27 deputados. Que maravilha! O que irão fazer esses senhores e senhoras por lá?

  18. De 27 a 30 de março, a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios marcará 25 anos de história do evento, que começou a ser organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em 1998. A 10 dias da abertura, mais de 9 mil pessoas já estão inscritas. Com o tema Pacto Federativo: um olhar para o futuro, a edição de 2023 será realizada novamente no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

  19. Além das atividades no palco principal, com autoridades debatendo temas de interesse dos Municípios, haverá programação técnica paralela e atividades externas. Na segunda-feira, 27 de março, está confirmada coletiva de imprensa com divulgação de estudos da CNM que pautarão o diálogo com os demais Entes. O local e horário ainda serão confirmados.

  20. No primeiro dia da programação da 24ª Marcha, a CNM também lançará a exposição Os 25 anos da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios -- Memórias, Conquistas e Avanços, na Câmara dos Deputados. A trajetória do maior evento municipalista da América Latina ficará exposta no corredor de acesso ao Plenário da Casa, batizado corredor Tereza de Benghela, até 12 de abril. A cerimônia de lançamento será às 18 horas.

  21. Em 28 de março, a abertura oficial está agendada para às 9 horas. A pauta municipalista que será apresentada aos três Poderes é extensa, mas há questões urgentes como a Reforma Tributária. Por isso, um painel sobre o tema ocorrerá às 14 horas com a participação de autoridades do Executivo e do Legislativo envolvidas na discussão. A programação completa está disponível no site do evento.