Oposição de Wagner ao nome de Aline não alterou a base e Rui venceu com facilidade
Tasso Franco , da reda��o em Salvador |
08/03/2023 às 19:12
Rui Costa, chefe da Casa Cvicil
Foto: Ed Alves
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Não houve surpresas na eleição da enfermeira Aline Peixoto, esposa de Rui Costa, para a vaga aberta pelo conselheiro Raimundo Moreira, no TCM. Ela obteve 40 votos da base governista e seu adversário o ex-deputado Tom Araújo, 19. Ninguém esperava outro resultado mesmo após o senador Jaques Wagner (PT) se posicionar contra a candidatura Aline.
2. Há um ditado bem antigo que vem desde a cidade eterna, Roma, dando conta de que a política não se ganha com dinheiro; nem com armas. Vence quem tem poder. Ora, quem tem poder, na atualidade, é Rui Costa, ex-governador da Bahia e atual chefe da Casa Civil, muito mais do que o de Wagner.
3. Se Rui não tivesse eleito seu candidato a governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e nem dado uma carreta de votos a Lula para presidente, com diferença de 5 milhões a mais diante Bolsonaro, a história seria outra. Mas, vitorioso nas duas frentes, elegeu com facilidade sua esposa conselheira do TCM.
4. Houve muita marola em relação a indicação de Aline, por ser enfermeira e supostamente despreparada para o cargo, porém, são dados subjetivos e que não são levados em conta, nem pela veracidade; nem por quem tem poder.
5. Ganhou, levou. Essa é a máxima da política brasileira também muito praticada noutros países. A questão da ética vemos ao longo da história que na política praticamente ela inexiste. E ser ético ou deixar de ser ético na psicologia da subjetividade é também uma questão de ponto de vista.
6. O poder ganhou e manteve a base política unida sem fissuras, pelo menos, aparente. O deputado Fabrício Falcão, comunista do PCdoB e da base, originalmente lançado candidato a vaga recuou quando Rui lançou Aline, pois, não teria como enfrentá-la no voto.
7. Na mitologia Davi teria vencido o gigante Golias de Gate com uma pedra e uma funda. Fabrício, um experiente político de Conquista, viu, desde quando os ventos já apontavam Aline no horizonte, que o melhor seria aguardar a próxima vaga. E renunciou, almejando uma segunda oportunidade, o que também é incerto porque na política, como diria o jornalista Sebastião Nery (A Nuvem), oa nimbos se movem.
8. Quando Marcelo Nilo era presidente da Assembleia Legislativa, ele que ficou 10 anos no cargo, dizia o seguinte: - Aqui é a casa do contraditório em que todos têm o direito de opiniar, discordar, protestar, esbravejar, o que mais for, me comporto como um magistrado, porém, ganha quem tem maioria.
9. E houve um momento, em que o TCM quis engrossar o caldo contra alguns Prefeituras, que chegou a se falar em sua extinção, o que é uma prerrogativa da Assembleia. Mas, no nimbos se moveram e a coisa acalmou. Salvo engano, o deputado Paulo Rangel, PT, era um dos defensores do fim da instituição, reconhecidamente, apenas conciliadora.
10. O mais, daqui pra frente, na aprovação do nome Aline Peixoto são formalidades. O governador Jerônimo Rodrigues quando receber a papelada da Assembleia a nomeará e a mesa diretora do TCM a dará posse em momento oportuno, seguramente ainda neste trimestre de 2023.
*****
11. Um total de 75% dos professores baianos de escolas públicas (municipais e estaduais) dos ensinos Fundamental e Médio aprova o desempenho da Secretaria da Educação do Estado (SEC). O dado foi revelado pela pesquisa encomendada ao Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (IPEC) pela organização não governamental Todos Pela Educação, em parceria com o Instituto Península, o Itaú Social e o Profissão Docente. Estes e outros temas foram explorados na investigação, que ouviu 6.775 educadores da Educação Básica de todo o país, realizada entre julho e dezembro de 2022.
12. A imagem positiva da Secretaria da Educação é pontuada pela maioria dos educadores também no item apoio às unidades escolares: 52% concorda “totalmente que a SEC é uma importante estrutura de apoio para sua escola”, enquanto que 33% concordam parcialmente e apenas 8% discordam em partes e 7% discordam na totalidade.
13. Os 620 professores baianos entrevistados consideram, ainda, que a SEC conhece a realidade da escola em que trabalham: 41% concordam totalmente com a afirmação, enquanto 32% apenas subscrevem parcialmente. Os números também são positivos na questão “a Secretaria de Educação tem boas estratégias para melhorar os resultados de todas as escolas da rede”: 22% concordam totalmente; outros 44% concordam apenas parcialmente; 19% discordam em partes; e 15% discordam na totalidade.
14. Prioridades x desafios – Sobre o que a Secretaria da Educação deve priorizar nos próximos anos, 18% dos professores responderam que a prioridade deve ser “promover programas de reforço e recuperação para os estudantes”. Outros 18% opinaram que a prioridade do Estado deve ser “apoio psicológico aos professores e estudantes”.
15. A Embasa informa que, em função de uma falha em dos registros da rede de distribuição, o abastecimento foi interrompido em parte do bairro Tomba na madrugada de hoje (08/03). A equipe da empresa já está fazendo os reparos necessários e o abastecimento deve ser retomado na noite desta quarta-feira.
16. Área afetada: Rua Corinto, Rua Guaratuba, Rua Soledade, Rua Romana, Rua do México, Rua Leão, Rua Virgem, Rua Libra, Rua Magnólia, Rua Provérbios, Rua Amizade - Tomba. O abastecimento deverá estar completamente normalizado nas próximas 24 horas após a conclusão dos serviços. Até lá, a Embasa recomenda o uso racional da água existente nos reservatórios domiciliares.
17. A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) agendou para o dia 21 desse mês a realização de audiência pública para debater os riscos fitossanitários decorrentes da entrada de amêndoas de cacau africana no território brasileiro e baiano, nesse caso através do porto de Ilhéus. A audiência pública foi solicitada pelo deputado municipalista Hassan (PP), preocupado com os prejuízos causados aos produtores baianos, em grande parte agricultores familiares, e com a cacauicultura que até hoje não se recuperou totalmente da praga da vassoura-de-bruxa.
18. De acordo com informações da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) os baianos respondem por 70% da produção nacional do fruto. Das 28 mil propriedades dedicadas à cultura no estado, cerca de 80% são de pequenos produtores familiares.
19. Nessa terça-feira (7), o deputado Hassan participou da reunião da Comissão de Agricultura e agradeceu pela prontidão com que sua solicitação foi encaminhada. Na oportunidade o presidente desse colegiado, deputado Manuel Rocha, informou que a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e a Superintendência Federal de Agricultura (SFA/BA), foram convidadas para o debate, assim como representantes da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC), na pessoa da presidente Vanuza Barroso, e produtores de cacau da região cacaueira baiana.
20. A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembléia Legislativa da Bahia (Alba) agendou para o dia 21 desse mês a realização de audiência pública para debater os riscos fitossanitários decorrentes da entrada de amêndoas de cacau africana no território brasileiro e baiano, nesse caso através do porto de Ilhéus. A audiência pública foi solicitada pelo deputado municipalista Hassan (PP), preocupado com os prejuízos causados aos produtores baianos, em grande parte agricultores familiares, e com a cacauicultura que até hoje não se recuperou totalmente da praga da vassoura-de-bruxa.
21. De acordo com informações da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer) os baianos respondem por 70% da produção nacional do fruto. Das 28 mil propriedades dedicadas à cultura no estado, cerca de 80% são de pequenos produtores familiares.
22. A CAIXA oferece neste mês de março um pacote de benefícios para o público feminino, em reconhecimento ao Dia Internacional da Mulher. O banco preparou condições especiais em produtos e serviços, como seguros e promoções, disponíveis até o dia 31.
23. A ação promocional dedicada ao mês das mulheres traz ainda uma oportunidade para as empreendedoras, que podem aderir ao Consórcios Veículos Leves com condições especiais e obter linhas de crédito pessoa jurídica com taxas exclusivas.
24. As pequenas produtoras rurais contam ainda com redução na taxa do PRONAF.Confira detalhes dos produtos e serviços que compõe o pacote: Seguro Vida Mulher: O Seguro Vida Mulher foi criado especialmente para as mulheres que buscam proteção e assistências personalizadas. A cobertura contratada pode ser de R$ 20 mil a R$ 2 milhões, por morte natural ou acidental, e benefícios especiais:
20. Indenização em vida de 50% do capital assegurado, em caso de diagnóstico de câncer de mama, ovário e útero; Isenção do pagamento em caso de câncer; Isenção de pagamento em caso de desemprego; Cobertura por morte acidental de cônjuge (opcional).
25. Rapidex Mulher: A CAIXA disponibiliza a contratação do seguro Rapidex com uma gama de serviços para a casa, carro e moto e traz assistências exclusivas para o público feminino. Um diferencial do Rapidex é que a cliente pode contratar as assistências sem a obrigatoriedade de contratação da cobertura securitária.
26. Veja algumas das assistências disponíveis pelo Rapidex: Orientação Nutricional: perfil pessoal, dicas de hábitos saudáveis, sugestões de cardápio, informações especializadas sobre nutrição; Apoio à Mulher: canal seguro, denúncia e serviços de proteção, orientação jurídica e indicação de advogado e medida protetiva de urgência; Portal Educação: professores online e videoaulas, conteúdos de ensino fundamental e médio e preparação para o ENEM.