Festa retorna após pandemia com força total e muita animação
Tasso Franco , da reda��o em Salvador |
19/02/2023 às 20:22
A impressionante massa humana
Foto: Alfredo Filho
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O Carnaval comprovou mais uma vez que o mundo escolheu Salvador. Neste domingo (19), milhares de turistas estiveram nos circuitos oficiais da folia para aproveitar o que a melhor festa do planeta tem para oferecer. Até a próxima terça-feira (21), a expectativa da Prefeitura é que cerca de 1,3 milhão de turistas visitem a cidade.
2. Pela primeira vez no carnaval da capital baiana, o fluminense Matheus Galves veio acompanhar a noiva, Jéssica Pires Barbosa, e mais alguns amigos soteropolitanos durante os seis dias de folia. O profissional de Relações Internacionais se mostrou surpreso com a festa.
3. “O carnaval de Salvador, realmente, está superando minhas expectativas. É muito aquilo que as pessoas falam. Nunca tinha vindo, e vi muito pouca coisa pela TV, já que as emissoras lá priorizam o Carnaval de Rio e São Paulo. É bastante interessante. Você sente uma vibração muito diferente. É único”, contou.
4. Também estreante no maior Carnaval do mundo, a gaúcha Carolina Gritt Pauli veio de Erechim exclusivamente para curtir o som da banda BaianaSystem, que arrastou uma multidão no Circuito Osmar com seu repertório formado pela mistura de diversos ritmos latinos neste domingo.
5. “É meu primeiro carnaval. Minha expectativa está alta porque é a primeira vez que vejo um show do BaianaSystem. Vou acompanhar até o final”, relatou.
6. Fã de carteirinha – Natural de Vitória, no Espírito Santo, João Vitor contou que é a sexta vez que vem passar o Carnaval em Salvador. Fã de Aline Rosa e Timbalada, o turista se mostrou empolgado com o retorno da folia após dois anos de hiato.
7. “Estou muito feliz. Já estava com saudade de curtir esta festa linda. Espero que seja o carnaval da alegria, da paz e do amor. Vamos aproveitar freneticamente até Quarta-feira de Cinzas”, pontuou o folião, que estava com mais quatro amigos.
8. Além de João Vitor, o grupo de cinco amigos conta com uma presença vip. Vivendo em Orlando, nos Estados Unidos, há 20 anos, o brasileiro André Silva contou que veio aproveitar o Carnaval pela segunda vez.
9. “Retornei por causa da alegria, do carinho e do amor do povo baiano. Quero parabenizar a Prefeitura de Salvador pela organização da festa. A gente se sente muito seguro nos circuitos”. E completou: “Essa cidade é um pote de alegria”.
*****
10. Cerca de 63,2 mil foliões utilizaram o Expresso Salvador para curtir o Carnaval entre quinta-feira (16) e sábado (18). Os ônibus saem dos shoppings Salvador, Salvador Norte e Paralela, e deixam os foliões em três pontos próximos ao Circuito Dodô. O serviço funciona até a terça-feira (21), das 13h às 6h do dia seguinte, com saídas previstas a cada 20 minutos. Somente no sábado (18), foram cerca de 25,9 mil usuários do serviço.
11.Foliões que utilizaram o Expresso aprovaram a iniciativa. O vendedor Fernando Rodrigues, 35 anos, e a assistente administrativa Maíra Purificação, 40, pegaram neste domingo (19) um ônibus do para curtir o Carnaval na Barra e elogiaram a ação da Prefeitura de Salvador para dar maior conforto e comodidade no deslocamento às pessoas que vão aproveitar a folia.
12. “Estou achando ótimo, uma novidade boa. Foi realmente uma excelente ideia”, disse Fernando. Já Maíra, que está grávida, destacou o roteiro feito pelos ônibus. “Eu gostei do roteiro. O local onde para também é próximo do circuito. Fica muito mais cômodo”, disse ela.
13. O corretor Claudio Henrique Carvalho classificou a iniciativa como excelente. “Um serviço, inclusive, de muita qualidade”, disse ele, que também esperava o Expresso Salvador no ponto do Salvador Shopping para curtir o Carnaval com mais quatro pessoas da família. Carvalho disse que já havia utilizado o serviço no sábado (18) e também em outros anos e que o padrão de qualidade foi mantido.
14. O embarque é realizado em um ponto de ônibus especialmente instalado ao lado de cada shopping, enquanto o desembarque poderá ser feito de acordo com a linha escolhida pelo usuário.
15. Este ano, cinco linhas fazem o translado dos foliões. São elas: Salvador Shopping x Ondina, Salvador Shopping x Barra, Salvador Norte Shopping x Barra, Salvador Norte Shopping x Ondina e Shopping Paralela x Barra. Os pontos de desembarque foram instalados em locais estratégicos, próximo aos principais pontos do circuito.
16. Na Barra, o ponto fica localizado próximo ao Victoria Center; em Ondina, próximo ao antigo Colégio Isba; e na Avenida Anita Garibaldi, próximo do Instituto de Geociências da Ufba. Além disso, o folião não precisa retornar na mesma linha de ida, podendo optar pela melhor forma de ir e voltar da folia.
17. Este ano, o valor do bilhete é de R$15 por trecho, ida ou volta dos circuitos, enquanto o cartão exclusivo do Expresso custa R$7. Quem já possui o cartão adquirido em anos anteriores, não precisa comprar novamente, basta recarregar com os créditos desejados. Cada cartão pode ser utilizado até dez vezes ao dia, portanto, grupos inteiros podem utilizar apenas um cartão, sem a necessidade que cada um tenha o seu.
18. Outros serviços - Até terça-feira (21), os usuários poderão contar com linhas especiais, criadas exclusivamente para a folia, além dos serviços de mais de 7 mil táxis, dos mototáxis e ascensores, que têm atendimento modificado. Quem for usar transporte por aplicativo, terá nove pontos estratégicos para embarque e desembarque ao longo do circuito.
19. Dezessete pontos de táxis e mototáxis foram implantados especialmente para a festa em pontos estratégicos para facilitar a chegada e saída dos foliões aos circuitos. Um deles será exclusivo para táxis especiais e oito para mototáxis.
20. Na tarde deste domingo (19), policiais do Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur) prestaram socorro a um menino que passava mal nas proximidades do Terminal Turístico Náutico da Bahia.
21. Os agentes foram acionados pelo pai da criança. A guarnição socorreu o garoto para o Hospital Santa Izabel, onde ele foi medicado e recebeu alta. Segundo a médica que realizou o atendimento, a rapidez na prestação do socorro foi essencial para a recuperação do menor.
22. Emocionado, o soldado Alexandre Ribeiro falou como se sentiu ao ajudar uma criança em apuros: “é muito gratificante poder impactar de maneira tão positiva na vida das pessoas. O olhar no rosto desse pai e desse garotinho não tem preço”.