Política

TAXA DE DESEMPREGO FECHA NOVEMBRO 2022 COM 8.1% E BRASIL NÃO QUEBROU

De acordo com o IBGE, "a taxa de desocupação vem caindo de forma significativa há seis trimestres móveis consecutivos".
Tasso Franco , Salvador | 19/01/2023 às 18:44
Comércio segue com bom desempenho
Foto: BJÁ
     MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. A taxa de desemprego no Brasil caiu para 8,1% em novembro 2022 mostrando que o país não está quebrado como se diz. Foi a menor taxa de desocupação desde o trimestre encerrado em abril de 2015, que registrou a mesma taxa. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgada nesta quinta-feira (19) pelo IBGE.

  2. Com isso, a taxa recuou 0,9 ponto percentual em relação ao trimestre encerrado em agosto (8,9%) e 3,5 pontos percentuais na comparação com novembro de 2021 (11,6%).

  3. A população desocupada estava em 8,7 milhões de pessoas em novembro, recuo de 9,8% (menos 953 mil pessoas) frente ao trimestre terminado em agosto e de 29,5% (menos 3,7 milhões de pessoas desocupadas) na comparação com novembro de 2021. Trata-se do menor contingente desde o trimestre encerrado em junho de 2015.

  4. De acordo com o IBGE, "a taxa de desocupação vem caindo de forma significativa há seis trimestres móveis consecutivos". Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílios do IBGE, explica que a retração em novembro é explicada pelo aumento de 0,7% na ocupação no período - acréscimo de 680 mil pessoas no mercado de trabalho -, que novamente atingiu o maior nível da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

  5. “Embora o aumento da população ocupada venha ocorrendo em um ritmo menor do que o verificado nos trimestres anteriores, ele é significativo e contribui para a queda na desocupação”, explica a pesquisadora.
Beringuy acrescenta que as quedas sucessivas na taxa de desocupação também foram um reflexo do aumento no número de ocupados, em um movimento de recuperação do mercado de trabalho observado desde 2021.

  6. “A partir desse momento, houve essa expansão da população ocupada, primeiramente dos trabalhadores informais e, depois, do emprego com carteira assinada nos mais diversos grupamentos de atividades, como comércio e indústria. Mais recentemente, também houve aumento nos serviços, que exercem um papel importante na recuperação da população ocupada no país”, diz.
                                                ******
  7. A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan), reuniu, na manhã de hoje (19), autoridades, gestores e técnicos do Estado, no lançamento dos resultados da primeira edição do projeto Pensar a Bahia. 

  8. Coordenado pela SEI, com a participação de mais de 25 instituições, o evento apresentou resultados de trabalhos nas áreas de Logística de Transportes, Cadeias Globais de Valor e Inserção da Bahia, Captação de Recursos, Agricultura Familiar e Economia de Baixo Carbono, o intuito de nortear ações governamentais e dar subsídio a políticas públicas que impulsionem o desenvolvimento baiano. 

  9. O evento contou com a presença do vice-governador do Estado, Geraldo Júnior, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, do diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, dos secretários estaduais Cláudio Peixoto (Seplan), Roberta Santana (Sesab), André Joazeiro (Secti), Davidson Magalhães (Setre) e Ângelo Almeida (SDE), e da Procuradora Geral Adjunta da Procuradoria Geral do Estado, Patrícia Saback. 

  10. O Programa Treinar para Empregar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), está com inscrições abertas para nova turma do Curso de Mecânico de Sistema de Refrigeração e Climatização Residencial. São oferecidas 25 vagas e as inscrições devem ser realizadas no site www. agendamentosemdec. salvador. ba. gov. br/ common/ index.php .

  11. O curso é gratuito e conta com certificação e transporte para os participantes. A atividade tem início na segunda-feira (23) e vai até o dia 27 de março, totalizando uma carga horária de 168h. As aulas acontecerão no turno matutino, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h, em modalidade presencial no Senai Dendezeiros, localizado no bairro do Bonfim.

 12. Os candidatos precisam ter ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. Além disso, é necessário apresentar RG e CPF, comprovante de residência e foto do histórico escolar ou certificado de conclusão do Ensino Médio.

  13. Um mutirão com oferta gratuita da vacina V10 protegeu mais de 1,4 mil cães, em Salvador, única capital do país a realizar este tipo de ação, iniciada na terça (17) e encerrada nesta quinta-feira (19), no Parque da Cidade, no Itaigara . A iniciativa da Diretoria de Proteção Animal (Dipa), vinculada à Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), terá uma nova edição no próximo mês.

  14. A titular da pasta, Marcelle Moraes celebra a adesão e afirma que o balanço final superou a expectativa da organização, o que revela a necessidade de implementar a V10 no calendário básico de imunização da capital baiana. “Para conseguir acolher boa parte da demanda tivemos de aumentar a quantidade das senhas diárias, o que ampliou o atendimento em 55%. Ficamos muito felizes por poder servir a população de forma tão significativa e também vamos trabalhar para implementar a V10 nas salas de vacina, assim como é feito com a antirrábica, haja vista a confirmação de uma demanda reprimida pelo imunizante”.

  15. A vacina V10 é direcionada para filhotes a partir dos 45 dias de vida e é considerado fundamental na prevenção de diversas doenças, como a cinomose, parvovirose, coronavirose, adenovirose, parainfluenza, hepatite infecciosa canina, além de quatro tipos de leptospirose, totalizando dez tipos de antígeno. O imunizante oferecido gratuitamente na capital baiana oportuniza que famílias de baixa renda vacinem seu cão e garanta a saúde do mesmo.

  16. Para o animal que nunca tomou a vacina e que é filhote, é necessário obedecer ao intervalo mínimo de 21 dias entre as doses, para a aquisição de anticorpos contra as doenças. A dose de reforço também não deve ultrapassar o período máximo de 30 dias para aplicação. Em casos extremos de doença a vacinação pode ser adiada.

  17. A capital baiana segue com a estratégia de vacinação contra a Covid-19 em Salvador nesta sexta-feira (20), das 8h às 16h. Será realizada a aplicação da vacina Coronavac para as primeiras e segundas doses de crianças de 3 e 4 anos, além da 2ª dose para adultos que iniciaram o esquema com Coronavac. Para ter acesso ao imunizante, é necessário ter o nome na lista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br

  18. Caballeros de Santiago está com matrículas abertas para o Curso de Espanhol