Política

RUI COSTA ASSUME CASA CIVIL E ANUNCIA SEUS 4 PRINCIPAIS ASSESSORES

Rui prega diálogo com Judiciário para destravar obras paralisadas
Tasso Franco , Salvador | 02/01/2023 às 13:23
Rui Costa
Foto: DIV
   O ex-governador da Bahia, Rui Costa, assumiu a Casa Civil pasta considerada um centro administrativo do governo federal e é responsável por articular a execução de políticas públicas pelos demais ministérios. Em geral, o cargo é ocupado por um político de confiança do presidente.

  A cerimônia de transmissão de cargo aconteceu nesta segunda-feira (2) no Palácio do Planalto e contou com a presença de autoridades, entre elas, o senador Jaques Wagner (PT-BA), Otto Alencar (PSD-BA), o atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT).

Em seu discurso, Rui Costa anunciou novos nomes que irão compor a pasta, foram eles:

Bruno Moretti - Secretaria Especial de Análise Governamental (SAG);
Norberto Queiroz - Secretaria de Administração (SA);
Maurício Muniz - Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento (SAM); e
Wellington César Lima - Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJ).

Lima é ex-Procurador Geral de Justiça do Estado da Bahia. Em 2016, no governo da presidente Dilma Rousseff, ele chegou a tomar posse como ministro da Justiça, mas pediu demissão 11 dias após assumir o cargo.

O anúncio foi feito no mesmo dia em que o Supremo Tribunal Federal (STF) decidir que ele só poderia continuar ministro se deixasse o Ministério Público da Bahia.

DIÁLOGO COM JUDICIÁRIO

 Rui Costa, afirmou AFIRMOU que o governo vai buscar diálogo com o Judiciário para destravar obras judicializadas. A cerimônia, no Palácio do Planalto, foi acompanhada pelo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e pela presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Maria Thereza de Assis Moura, mencionados no discurso de Costa.

  "Vamos buscar muito diálogo com o Judiciário federal e estadual, para a gente poder destravar todas aquelas obras que estão judicializadas", declarou Costa.

  O governador Jerônimo Rodrigues falou na posse de Rio e disse: “Estamos nesta Casa ao lado de pessoas que sempre se preocuparam com o Brasil. A missão de Rui é valiosa e sabemos que sua passagem pela Casa Civil deixará marcas firmes de reconstrução do nosso país”, enfatizou Jerônimo Rodrigues.