Política

INDÍGENA JERÔNIMO É DIPLOMADO GOVERNADOR E MAIS 63 DEPUTADOS DA ALBA

Cerimônia aconteceu hoje
Tasso Franco , Salvador | 16/12/2022 às 20:04
Jerônimo diz que é indígena e negro
Foto: Rep Twitter
    MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) diplomou nesta sexta-feira (16) Jerônimo Rodrigues (PT) no cargo de governador do estado. A cerimônia foi realizada no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. O governador foi eleito no segundo turno das eleições de 2022, com 4.480.464 de votos, o que equivaleu a 52,79% dos votos. Ele é o primeiro gestor estadual autodeclarado indígena da Bahia e irá governar o estado entre 2023 e 2026.

  2. A cerimônia de diplomação começou por volta das 17h e também reconheceu os outros eleitos do estado. Ao todo, foram 107. Entre eles, estavam o vice-governador Geraldo Júnior, o senador Otto Alencar e os 63 deputados estaduais e 

  3. Antes de ser diplomado, durante coletiva de imprensa, Jerônimo Rodrigues exaltou a consolidação da confiança no sistema eleitoral e falou sobre os trabalhos de preparação para assumir o cargo, no dia 1º de janeiro de 2023.

  4. “É um ciclo que consolida a confiança do sistema eleitoral brasileiro, e em nosso caso baiano, dizendo à sociedade que o TRE certifica o processo eleitoral. Naturalmente, para os eleitos e eleitas a diplomação é o coroamento de um processo e abre para nós, daqui alguns dias, com a posse, que possamos assumir o nosso lugar de governador e vice-governador do estado da Bahia”, disse Jerônimo se referindo também ao vice-governador eleito Geraldo Júnior.

 5. "Diplomado governador da Bahia! Com muito orgulho, recebo esse diploma, que consolida a confiança no nosso sistema eleitoral e representa a escolha de milhões de baianos e baianas. Pela primeira vez, a Bahia terá um governador indígena, negro e professor", declarou.

 6. Diplomado hoje (16) deputado estadual, Matheus de Geraldo Júnior (MDB) afirmou que incentivos ao esporte e à juventude serão suas prioridades na Assembleia Legislativa da Bahia. Com 23 anos, ele é o deputado mais jovem da legislatura que terá início em 2023. A cerimônia de diplomação dos eleitos no pleito majoritário e proporcional está sendo realizada pelo TRE/Ba,  no Teatro Castro Alves.

 7. “Vou lutar para facilitar a inserção do jovem no mercado de trabalho, com políticas públicas que criem oportunidade para a juventude ir desenvolvendo ofícios”, disse o candidato.

 8. Pretende combater o desemprego através do estabelecimento de parceria nos diversos níveis dos poderes públicos (federal, estadual e municipal) e também com ONGS através da capacitação profissional.

  9. Ele também frisou que trabalhará pela criação de núcleos esportivos. "Eu vou buscar uma linha da busca por estrutura para a prática do esporte e para o do incentivo do surgimento de talentos", pontuou.

  10. Luciano Araujo, presidente do Solidariedade na Bahia, foi diplomado como deputado estadual para o seu primeiro mandato. Afirmou que honrará os votos que teve, "mas lutarei não só para quem me elegeu, mas por toda a nossa Bahia. Em 2023, a Assembleia Legislativa da Bahia terá um deputado comprometido com a renovação na política no estado”, disse.

  11. Luciano Araujo defende a utilização dos alimentos produzidos pela agricultura familiar na merenda escolar das crianças, nas escolas públicas.

  12. Além disso, o deputado eleito propõe a interiorização das indústrias. "Pretendemos fixar o homem do campo em sua região, com oportunidades para o seu crescimento profissional e sustento das suas famílias”, afirmou.

  13. “Criarei projetos voltados a geração de oportunidades para o jovem recém-formado e projetos de incentivo à cultura e ao esporte que beneficiem toda a população, para fomentar a arte e mudar a vida das pessoas. Ao longo da campanha estive em muitos municípios conhecendo cada localidade e suas necessidades. É hora de comemorar e traçar metas para o futuro”, frisou Luciano Araujo.

  14. O deputado estadual Niltinho (PP) foi diplomado, nesta sexta-feira (16), para o seu segundo mandato na Assembleia Legislativa da Bahia. A cerimônia de diplomação dos vencedores no pleito deste ano ocorre no Teatro Castro Alves. Campeão de votos pelo PP, Niltinho foi escolhido deputado estadual por 88.313 eleitores.

  15. “O meu mandato estará à disposição dos municípios baianos. O trabalho, que já foi iniciado no primeiro mandato, continua como uma das minhas prioridades. É ser um elo de ligação entre os pleitos dos municípios baianos e os poderes públicos”, afirma Niltinho.

  16. Segundo ele, os prefeitos e vereadores são os políticos que estão mais pertos da população. “Por isso, desde o início do meu primeiro mandato sempre estive presente nos diversos municípios que represento em toda Bahia, e ouvindo as demandas dos prefeitos e vereadores e das lideranças das comunidade”, diz o parlamentar.

  17. A cerimônia foi conduzida pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA), Roberto Maynard Frank.