A jornalista Eliane Cantanhêde está na berlinda
Tasso Franco , Salvador |
13/11/2022 às 11:04
Eliana Cantahêde, na berlinda
Foto: DIV
A deputada federal Lidice da Mata (PSB) postou em seu twitter: "Absurdo o comentário sobre as funções de primeira-dama feito pela jornalista Eliane Cantanhede. O mundo mudou e o papel das mulheres na sociedade, na política e nos governos também. @JanjaLula é um quadro político e sua importância não lhe deve ser furtada".
A cantora Daniela Mercury saiu em defesa da futura primeira-dama Janja Lula da Silva, alvo de comentário proferido pela jornalista Eliane Cantanhêde, da Globonews.
"A fala de Eliane Catanhede sobre Janja é das piores coisas que já vimos uma mulher falar sobre outra. @JanjaLula sempre disse que gostaria de ressignificar esse papel de primeira dama e pelo visto ela já começou a fazê-lo. Janja não veio para ficar nos bastidores. RESPEITA A JANJA", criticou Daniela Mercury pelo Twittter.
Durante o programa Em Pauta, da GloboNews, ontem (11), a jornalista Eliane Cantanhêde criticou o protagonismo da futura primeira-dama Janja Lula da Silva durante a transição de governo. A socióloga, mulher do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, coordena o grupo técnico responsável pelos preparativos da posse presidencial. Para a comentarista, no entanto, Janja deveria limitar o seu papel ao quarto do casal.
Com as falas problemáticas, muitos se posicionaram contra Eliane Cantanhêde. Uma delas foi a presidente do Partido dos Trabalhadores e deputada federal, Gleisi Hoffmann. "Me apavora o machismo incrustado na cabeça de mulheres ditas esclarecidas, onde estereótipo dos papéis delegados a nós é o importante", escreveu em seu perfil no Twitter.
A deputada federal PT/DF, Erika Kokay comentou: "Lugar de mulher é onde ela quiser. O Brasil que estamos reconstruindo não é o Brasil misógino e atrasado, das recatadas do lar. A política é, sim, um lugar a ser ocupado por nós mulheres. Respeite a Janja".
QUEM É ELIANE CANTANHÊDE
Colunista de rádios, jornal impresso e televisão, a jornalista Eliane Cantanhêde protagonizou uma polêmica nas redes sociais depois que um comentário dela sobre a atuação da futura primeira-dama do Brasil, Rosângela "Janja" Lula da Silva, feito na GloboNews, passou a ser compartilhado com acusações de machismo, neste fim de semana.
Na ocasião, a profissional de comunicação avalia o que ela considera excessivo no protagonismo da esposa de Lula em relação à influência política e o comentário foi mal recebido por milhares de usuários que usaram o Twitter para rebatê-la.
Eliane já fez vários comentários rebatendo as pessoas que o acusam de misógina e diz que tem história e fez um comentário político dentro das normas profissionais e não desmereceu Janja.