Ciro Gomes pulou essa fogueira e não apoiou Lula diretamente apenas sinalizou que estava com seu PDT
Tasso Franco , Salvador |
11/11/2022 às 19:49
Pressionado pelo PT paulista, Lula anunciou que Alckmin não será ministro
Foto: REP
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Geraldo Alckmin virou alvo de ataques do PT paulista – a ala velha da sigla, diga-se – na transição nos últimos dias. A turma não aceita o protagonismo do vice, briga por causa das indicações dele. Daí, - na abertura acima, segundo a coluna Radar, de Veja - Lula já ter deixado claro que o ex-tucano não será ministro.
2. Imagina-se que Alckmin, ex-governador de SP e muito criticado pelo petismo, sabia disso quando aceitou o convite de Lula para ser candidato a vice-presidente. Quem tem um pouco de memória lembra que, também no segundo governo FHC, o petismo cunhou um slogan que se tornou uma espécie de "grito de guerra", o "Fora FHC". Na Assembleia da Bahia até mesmo em discursos que os deputados petistas faziam sobre outro assunto que não estivessem relacionadom com o governo do "tucano", no final das falas gritavam: "Fora FHC".
3. E veja que FHC, ao invés de cuidar da sociologia e de suas memórias, apoiou Lula. E Alckmin, que saiu do PSDB e aceitou o convite de Lula, agora se tornou um coordenador da transição que não apita em nada. Os apitos maiores e relevantes são os de Lula e de Gleici Hoffman, a qual hoje contestou a nota das Forças Armadas que condena excessos em manifestações contra o resultado das eleições, mas admite que protestar é legal e democrático. A velha midia acha que é golpismo.
4. Então, Alckmin, Tebet, Janones, Boulos e outros menos cotados que aderiram ao petismo que ponham as barbas no molho e quem não tem barba se previna porque o PT é assim mesmo: adora apoios, mas apoiar os outros só quando os interesses são relacionados ao próprio petismo como aconteceu, recentemente, no Rio Grande do Sul. Ciro Gomes está livre disso.
*****
5. A Salvador Destination e a Secretaria de Cultura e Turismo da capital baiana (Secult) estão em São Paulo prospectando grandes eventos na área de saúde para Salvador. Nesta quinta-feira, 10, dirigentes das duas entidades reuniram, no Hotel Rosewood, em São Paulo, cerca de 100 pessoas, principalmente gestores da área médica, para apresentar Salvador e sua infraestrutura para receber grandes eventos.
6. “A área de saúde tradicionalmente realiza muitos congressos e encontros científicos, daí nosso foco estar voltado para esse importante filão de eventos”, frisa Glicério Lemos, presidente da Salvador Destination, entidade que atua na promoção do destino e em apoio aos realizadores de eventos e empresas atuantes neste setor.
7. Este ano, a Salvador Destination e a Secult realizaram, em maio, prospecção no Rio de Janeiro e em São Paulo, dois destinos que reúnem as principais entidades médicas e científicas do país. Em 2023, a expectativa é incluir no roteiro Belo Horizonte e Brasília, além de São Paulo e Rio de Janeiro.
8. Em função do feriado prolongado da Proclamação da República, data celebrada na próxima terça-feira (15), as repartições públicas municipais só retornarão às atividades normais na quarta-feira (16). No entanto, para garantir o funcionamento dos serviços essenciais em Salvador, a Prefeitura montou um esquema especial em áreas como saúde, transporte e assistência social.
9. Trânsito – Os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. Equipes da autarquia também estarão monitorando os locais de grande movimentação de entrada e saída da cidade, como a Rodoviária, o Ferry Boat, a Feira de São Joaquim e a avenida Luís Viana (Paralela).
10. No Núcleo de Operação Assistida (NOA) agentes farão o monitoramento do tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze da Operação Respeite a Vida também serão realizadas normalmente durante o período.
11. O setor de atendimento ao público, para serviços como defesa, recurso e credenciais especiais, por exemplo, não funcionará na segunda (14) e na terça (15). Os setores de liberação de veículos custodiados não funcionam no dia do feriado (15), mas funcionam na segunda (14).
12. O cidadão pode entrar em contato com a autarquia pelo Fala Salvador, número 156, ou pelo aplicativo NOA Cidadão.
13. Transporte – Neste domingo (12) haverá operação especial para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com reforço de 170 linhas, além da Operação Praia, em atendimento ao público que pretende frequentar a orla da cidade. Na segunda-feira (14), os ônibus circulam com frota normal de dia útil e, na terça-feira (15), a frota é reduzida na cidade em função do feriado, com reforço apenas na Operação Praia.
14. Já o BRT funciona normalmente todos os dias, das 6h às 22h, assim como a Travessia Marítima Plataforma-Ribeira, de segunda a sábado, das 6h às 17h, e no domingo, das 7h às 19h.
15. Saúde – As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funcionarão durante 24h. As demais unidades de saúde não funcionarão na segunda (14) e terça-feira (15), e retomam o atendimento a partir das 8h, da próxima quarta-feira (16).
16. Salvamar – A Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) manterá o efetivo de 80 agentes diariamente, dentre salva-vidas e administrativo, e 32 postos instalados entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga. Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho Jardim de Alah/Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento Marítimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193.
17. Guarda Municipal – A Guarda Civil Municipal (GCM) irá intensificar as fiscalizações nas praças, parques e vias públicas durante o feriadão, além de se manter atenta para apoiar operações dos demais órgãos que venham a ser desenvolvidas na capital.
18. Fiscalização e urbanismo – A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) segue com as ações de fiscalização no feriadão, em regime de plantão, inspecionando a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos em Salvador. Já o atendimento presencial estará suspenso e retornará na quarta-feira (16).
19. Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente, em regime de plantão 24 horas, para atender às solicitações da população. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.
20. Assistência social – A Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) manterá em funcionamento, durante o feriadão, o Serviço Especializado em Abordagem Social, o acesso ao auxílio funeral e as Unidades de Acolhimento Institucional (UAIs).
21. Limpeza – Os serviços de limpeza e coleta na cidade seguem normalmente no feriadão.
22. Prefeitura-Bairro – As dez unidades administrativas da Prefeitura-Bairro também terão o atendimento alterado neste feriado prolongado. O atendimento ao público estará suspenso na segunda (14) e na terça-feira (15), retornando à normalidade na quarta-feira (16).
23. Simm – O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra retomará o atendimento na quarta-feira (16).
24. Espaços culturais – Os espaços culturais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), que incluem a Cidade da Música da Bahia (Comércio), Casa do Rio Vermelho (Rio Vermelho) e Casa do Carnaval da Bahia (Praça da Sé) mantém o funcionamento já rotineiro até domingo (13), a partir das 10h. Estes locais voltam a funcionar normalmente no feriado, como de costume, na terça-feira (15). Já os espaços Pierre Verger da Fotografia Baiana e o Carybé das Artes funcionam ininterruptamente até segunda (14) e retomam as atividades na próxima quarta-feira (16).
25. Os espaços Boca de Brasa, localizados em pontos estratégicos da cidade, tem expediente até este sábado (12) e retomam as atividades na quarta-feira (16). Seguem o mesmo esquema de funcionamento o Espaço Cultural da Barroquinha, no Centro, e a Casa do Benin, no Pelourinho.