Grupo bolsonarista dá sinais que será a terceira via no estado
Tasso Franco , Salvador |
07/11/2022 às 19:21
Vacinação na Fonte Nova (arquivo)
Foto: BJÁ
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Na semana epidemiológica 44 (de 30/10/2022 até 5/11/2022) foram registrados 1.019 novos casos de COVID-19 (- 43% em relação a semana epidemiológica anterior), uma média de 896 casos ativos (+16,1% em relação a semana epidemiológica anterior) e 8 óbitos foram notificados.
2. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde.
3. Diante do cenário de estabilidade de casos confirmados, casos ativos e óbitos da Covid-19 na Bahia, assim como do avanço da vacinação contra a doença e a declaração, pelo Ministério da Saúde, do encerramento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), no dia 22 de abril de 2022, decorrente da infecção humana causada pelo novo coronavírus, a publicação dos boletins epidemiológicos da Covid-19 no estado será semanal. Os dados serão atualizados toda segunda-feira.
*****
4. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia prorrogou as inscrições para o curso “Abrindo a roda: representações afro-brasileiras e a participação feminina na construção das musicalidades nacionais”. As aulas, com carga horária de 20 horas, serão ministradas pela professora Juliana Ribeiro (cantora, compositora, historiadora, arte educadora e mestre em Cultura e Sociedade pela Ufba) e acontecem de modo virtual (plataforma zoom), de 21 a 25 de novembro.
5. Um dos objetivos é compreender o lugar feminino no processo de construção das musicalidades nacionais associado ao protagonismo das representações afro-diaspóricas na formação das nossas identidades, oportunizando também ao aluno práticas sonoras através de exercícios de percepção musical.
6. O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Adolfo Menezes (PSD), convocou sessão extraordinária para ser realizada às 15h desta terça-feira (8) para que os parlamentares apreciem seis projetos do Poder Executivo.
7. Dentre os projetos na pauta, estão dois referentes às carreiras dos militares: o 24.632/2022 dispõe sobre alteração no Estatuto dos Policiais Militares do Estado da Bahia e o 24.562/2022 sobre a pensão militar. Os projetos estiveram nas pautas de outras sessões extraordinárias convocadas para antes das eleições de outubro, mas o governo não conseguia quórum ou acordo para apreciar e aprovar as matérias.
8. Também está na pauta o PL 24.548/2022, que versa sobre as Diretrizes Orçamentárias para 2023.
9. O deputado federal João Roma, derrotado nas eleições para o Governo do Estado no pleito deste ano, foi nomeado presidente do PL na Bahia nesta segunda-feira (7).
10. Como vice-presidentes estão nomeados João Lages Rocha Neto e a doutora Raissa Soares, que concorreu ao Senado Federal. A lista do diretório ainda traz os deputados federais eleitos Capitão Alden, João Bacelar e Roberta Roma como vogais, assim como os estaduais eleitos Vitor Azevedo, Leandro de Jesus, Raimundinho da JR e Diego Castro.
11. Outros nomes que não conseguiram sucesso nas urnas, como André Porciúncula, Alexandre Aleluia, Kátia Bacelar, Ivan Leite, Coronel Sturaro, James Meira e Rebeca Martins, também formam o quadro de membros da sigla a partir de agora.
12. Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal da Juventude (SEJU), em parceria com a Estácio (Polo Pitangueiras), promove na próxima quarta-feira (9) o “Aulão do Enem”. O evento será realizado no Teatro João Gilberto, na Estação Cidadania (PEC 3000), das 9h às 12h.
13. Estudantes interessados em participar do aulão devem se inscrever através do link: https://bit.ly/AulãodoENEM2022. As matérias abordadas serão: matemática, química, física e biologia.
14. “Esta é uma excelente forma de incentivar a juventude a se dedicar aos estudos. Iniciativas como esta promovem tanto o crescimento individual quanto o coletivo. Educação combina com oportunidades”, afirmou o secretário da juventude, Renildo Cabral.
15. Vale destacar que as notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (SISU), o Programa Universidade para Todos (PROUNI) e o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).
16. A seleção brasileira já está convocada, então que tal reunir a galera para assistir aos jogos da Copa do Mundo em grande estilo sem gastar muito? O Preço da Hora Bahia pode ser um grande aliado nesta missão. No aplicativo, é possível consultar o preço de mais de 500 mil produtos comercializados no varejo baiano, como Smart TVs e petiscos para comer durante as partidas. Para encontrar os melhores preços, é só baixar o aplicativo gratuitamente, disponível para Android e IOS, ou acessar precodahora.ba.gov.br.
17. Na página principal do aplicativo, basta digitar o nome do produto desejado e filtrar a busca conforme os critérios que desejar, como pelo maior ou menor preço, pela categoria de produto e pela distância. Ao digitar Smart TV 65, por exemplo, é possível encontrar uma variação de R$ 241 entre televisores de 65 polegadas de uma mesma marca.
18. Se a busca for por amendoim tipo japonês de 200g, também da mesma marca, a diferença chega a R$ 4,13, ou seja, quase a metade do preço em relação ao maior valor praticado.
19. Nos resultados da pesquisa o usuário pode ver ainda o dia e a hora em que ocorreu a venda daquele produto àquele preço, além do telefone e da rota para se chegar ao estabelecimento onde ele está à venda. Por isso, antes de sair de casa, vale a pena consultar o Preço da Hora Bahia para saber quais estabelecimentos perto de casa estão com os melhores preços.
20. Além de consultar itens comercializados por supermercados e lojas, o Preço da Hora Bahia também permite comparar preços de farmácias e postos de combustíveis, tomando por base as notas fiscais eletrônicas emitidas pela Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.