Política

BORIS JOHNSON DIZ QUE ESTÁ PRONTO PARA SER PREMIER BRITÂNICO DE NOVO

Segundo The Sun ele tem chance de volta ao 10 Downstreet
Tasso Franco , Salvador | 21/10/2022 às 19:08
Boris Johnson em foto da sua page Facebook
Foto: Facebook de BJ
  

O ex-primeiro-ministro, de férias no Caribe, disse ao ex-assessor James Duddridge: “Estou voando de volta, Dudders. Nós vamos fazer isso. Estou disposto a isso”.

Boris estava ontem a meio caminho do limiar crucial de 100 parlamentares conservadores necessários para apoiar sua posição em uma disputa de liderança, com 53.

Mas ele está atrás do rival Rishi Sunak, prestes a garantir um lugar na votação da próxima semana com 97.

Penny Mordaunt estava lutando para fazer o corte de segunda-feira, com apenas 24 parlamentares apoiando-a.

Em uma tentativa de evitar uma disputa contundente, aliados dos líderes estavam organizando conversas.

A renúncia de Sunak em junho como chanceler foi o catalisador para encerrar o mandato de Johnson.

Os apoiadores de Boris disseram que “eles teriam uma conversa” enquanto aqueles no campo de Rishi calculavam: “Rishi quer conversar com todos os colegas”.

Mas havia pouca esperança de um acordo, já que os dois estão a quilômetros de distância em grandes questões e ambos querem o cargo principal.

O popular secretário de Defesa, Ben Wallace, descartou-se da disputa e disse que estava “inclinando-se para” Boris – enquanto quatro outros ministros de alto escalão vieram a público com seu apoio.

O The Sun pode revelar que a ex-PM Liz Truss está pronta para retribuir o favor que Boris fez por ela e apoiá-lo para assumir o cargo depois de 44 dias no trabalho.

A deputada conservadora Caroline Johnson e o ministro da Educação Jonathan Gullis, que se demitiram em julho como parte da campanha contra Johnson, apoiaram seu retorno.

A secretária do Interior demitida, Suella Braverman, também deve entrar neste fim de semana – balançando sua equipe de extrema direita de apoiadores leais em troca do próximo primeiro-ministro resolver a bagunça dos pequenos imigrantes.

Mas não se espera que ela tenha apoiadores suficientes para se candidatar, tendo obtido apenas 27 votos na última vez.