A Prefeitura de Salvador institui, na *semana do Dia Nacional de Luta contra a Violência à Mulher (10/10)*, o *Selo Pacto Pela Mulher*, fruto do Projeto de *Indicação da vereadora Roberta Caires*. Com a publicação do Decreto nº 36.121 no último dia sete, o município passa oficialmente a reconhecer os esforços de instituições privadas e públicas que busquem a equidade entre mulheres e homens no ambiente corporativo, favorecendo a inclusão de vítimas de violência doméstica no mercado de trabalho.
O selo Pacto pela Mulher terá validade de dois anos e será concedido pela Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). Empresas, associações civis e entidades públicas devem se habilitar junto ao órgão, após lançamento de edital. Um comitê gestor será responsável por verificar o cumprimento dos compromissos previstos no artigo 3º do decreto.
De acordo com Roberta Caires, seu objetivo é *“empregar mulheres vítimas de violência, levando em conta o resgate social, a equidade de oportunidades e a eliminação da discriminação”*. “Meu projeto é uma entrega às mulheres que confiam no meu mandato para transformar a realidade delas. Agora, proporcionamos a inserção dessas mulheres no mercado de trabalho, facilitamos sua independência financeira e a desconexão com o seu agressor”, disse a vereadora.
O edital exigirá que a instituição, entre outras medidas, apresente diagnóstico censitário com o perfil de mulheres do quadro de empregados e colaboradores, observando indicadores sociais de órgãos reconhecidos. Além disso, terá que apresentar plano de trabalho, para o período de dois anos, informando as metas a serem alcançadas para enfrentamento das desigualdades.
Chancelada, a instituição poderá utilizar o selo em produtos e material publicitário. *“A preocupação com questões sociais gera mais rentabilidade a fornecedores do mundo inteiro, não é diferente em Salvador. O empreendedor que adota a filosofia da responsabilidade social constrói relacionamentos mais éticos e transparentes com todos os públicos, ganhando em sustentabilidade, em imagem e em parcerias mais bem-sucedidas e lucrativas”*, frisou a vereadora Roberta Caires.