ZédeJesusBarrêto comenta que parecia um jogo difícil, mas não foi
ZedeJesusBarrêto , Salvador |
27/09/2022 às 18:13
Tite segue invicto há vários jogos
Foto: Lucas Figueiredo - CBF
Parecia mais difícil, por conta da aplicação e marcação dura dos norte-africanos, mas com boa movimentação coletiva, objetividade e talento individual a seleção de Tite facilitou e liquidou a partida logo no primeiro tempo, quatro gols e vistosas jogadas. Na segunda etapa, com um a mais em campo, os brasileiros só administraram; Pedro ampliou, 5 x 1. Que venha a Copa! O hexa é a meta.
*
Paris/França
- Estádio Parc des Princes, derradeiro amistoso preparativo da seleção brasileira, treinada por Tite, antes da Copa do Mundo do Catar, em novembro/2022.
- Gramado tapete, 13 graus, o Brasil de camiseta azul, calções brancos e a Tunísia, do norte da África, de vermelho total. A equipe de Tite tem 14 jogos seguidos sem perder. A Tunísia há sete jogos sem levar gols, bem arrumada. O treinador da seleção francesa, que não é bobo, presente, na espia.
*
Com bola rolando ...
- Os norte-africanos bem fechadinhos, marcando em cima, mas os brasileiros criaram a primeira chance logo aos 6 minutos, com Neymar achando Paquetá livre penetrando pela esquerda; o chute forte foi na rede, por fora.
- Gol! 1 x 0 Brasil, aos 11 min. Ótimo lançamento longo de Casemiro, da defensiva, com Rafinha aparecendo por trás da zaga, testando de primeira, cobrindo o goleiro. Golaço!
Aos 17 minutos, num cochilo da zaga brasileira, bola alçada em cobrança de falta e o zagueirão subiu livre na frente da pequena área, testando forte, empatando: - 1 x 1.
Esse miolo de zaga brasileiro preocupa, sobretudo nas bolas altas. Mas não demorou muito ...
- Gol ! 2 x 1 Richarlison. Lançamento em profundidade, a zaga da Tunísia em linha, forçando o impedimento, Richarlison disparou, entrou de cara e bateu firme por baixo do goleiro Dahmen, desempatando.
O VAR confirmou o gol. E jogaram uma banana em campo, ‘homenageando’ os brasileiros, na comemoração do gol. Atos isolados ridículos... até quando?
Aos 26’, noutro lançamento longo, Paquetá arrematou cruzado, rasteiro, o goleiro espalmou a escanteio. Na cobrança, Casemiro foi puxado pelo zagueiro, na área e o árbitro viu, deu o pênalti.
- Gol! 3 x 1, Neymar bateu a penalidade com calma e classe, deslocando o goleirão, aos 28 min. O 19º gol de pênalti de Neymar com a camisa da seleção.
A Tunísia lavando a sério, pegando forte, querendo jogo. Aos 36’, cobrando falta da direita, os norte-africanos assustaram, Álison rebateu o chute. Mas...
- Gol! 4 x 1, Rafinha, aos 40’. Neymar, Richarlison... e Rafinha pegou de canhota, forte, a bola bateu no pé da trave e entrou. Virou goleada.
Aos 42’, de tanto perseguir Neymar, já irritado com as provocações do brasileiro, o camisa 6 da Tunísia deu outra porrada feia e foi expulso.
Boa primeira etapa brasileira, com alternativas ofensivas, troca de passes, finalizações e atuações individuais que desequilibram: Neymar, Richarlison, Rafinha, Paquetá, Casemiro...
*
Tite trocou dois, no intervalo. Vini no lugar de Paquetá e Pedro no de Richarlison. A Tunísia, com um atleta a menos em campo, fechada atrás, mas brigando, dificultando. A seleção brasileira mais em ritmo de treino, aliviando, evitando os choques. Aos 18’, Vini Jr rolou da esquerda para o chute de Rafinha, da entrada da área, queimando o poste. Em campo, Anthony e Lody.
- Gol! 5 x 1, Pedro, de voleio, pegando de prima depois de boa troca de passes entre Vini, Neymar, Fred... na sobra, o talento do artilheiro. Aos 28 min.
Mais substituições (seis ao todo) aos 30’. Caiu chuva forte. Aos 43’, Neymar cobrou falta, um tapa, na cabeça de Tiago Silva, a bola passou perto. Foi só.
*
Tite escalou: Álison, Danilo, Tiago Silva, Marquinhos e Alex Teles; Casemiro e Fred; Rafinha, Neymar e Paquetá; Richarlison.
Entraram no decorrer da partida: - Pedro, Vini Jr, Anthony, Pedro, Vini Jr, Rodrygo e Ibañez.
- Arbitragem francesa.
**
Olho nas seleções da Sérvia e da Suíça, nossos adversários europeus na primeira fase / classificatória da Copa que vêm arrebentando na Copa da Liga das Nações europeias, ora em curso. O time de Tite não fez sequer um amistoso contra equipes taludas da Europa. Que não sejamos surpreendidos.
*
A convocação oficial para os jogos da Copa sai no dia 7 de novembro e a delegação brasileira viaja no dia 14. A estreia, contra Sérvia, é no dia 24. Até lá, pois, Deus querendo.
*
Hoje é dia de festa na cidade da Bahia, Cosme & Damião, os Ibejis. Tem caruru, muito doce e brincadeiras rolando. Tradição, cultura popular. Salve os meninos!