Política

DATAFOLHA APONTA CRESCIMENTO DE CIRO (9%) E SIMONE (5%) E 2º TURNO

Ciro e Simone foram beneficiados pela entrevista do JN e debate da Band
Tasso Franco , Salvador | 01/09/2022 às 21:36
Lula caiu para 45% e Bolsonaro manteve 32% segundo DataFolha
Foto:
    MIUDINHAS GLOBAOS:

  1. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (1º), encomendada pela Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo", mostra o ex-presidente Lula (PT) com 45% das intenções de voto no primeiro turno da eleição presidencial, seguido pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Ciro Gomes (PDT) tem 9% e Simone Tebet (MDB) tem 5%.

  2. Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de 18 de agosto, Lula oscilou dois pontos para baixo, Bolsonaro se manteve estável, Ciro oscilou dois pontos para cima e Tebet cresceu três pontos percentuais --ela foi a única dos quatro candidatos a variar para além da margem de erro.

  3. A pesquisa ouviu 5.734 pessoas em 285 municípios entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE sob o número BR-00433/2022.

  4. Foi a primeira pesquisa Datafolha após o debate presidencial do último domingo, pelo grupo Bandeirantes, Folha de S. Paulo, UOL e TV Cultura.

  5. Lula (PT): 45% (47% no Datafolha anterior, de 18 de agosto)
Jair Bolsonaro (PL): 32% (32% na pesquisa anterior)
Ciro Gomes (PDT): 9% (7% na pesquisa anterior)
Simone Tebet (MDB): 5% (2% na pesquisa anterior)
Soraya Thronicke (União Brasil): 1% (0% na pesquisa anterior)
Pablo Marçal (PROS): 1% (0% na pesquisa anterior)
Felipe d'Avila (NOVO): 1% (1% na pesquisa anterior)
Vera (PSTU): 0% (0% na pesquisa anterior)
Sofia Manzano (PCB): 0% (0% na pesquisa anterior)
Constituinte Eymael (DC): 0% (0% na pesquisa anterior)
Léo Péricles (UP): 0% (0% na pesquisa anterior)
Roberto Jefferson (PTB): 0% (0% na pesquisa anterior)
Em branco/nulo/nenhum: 4% (6% na pesquisa anterior)
Não sabe: 2% (2% na pesquisa anterior)

  6. Uma operação para reprimir a entrada de drogas e aparelhos celulares em estabelecimento prisional por meio da ação de monitores de ressocialização foi deflagrada na manhã de hoje, dia 1°, pelo Ministério Público estadual. 

  7. A “Operação La Rochelle” cumpre dez mandados de prisão preventiva e dez de busca e apreensão no Conjunto Penal de Lauro de Freitas, Presídio Federal de Mossoró (RN) e em endereços residenciais de monitores de ressocialização. 

  8. A ação é realizada pelos grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), Operacional de Segurança Pública (Geosp), Unidade de Monitoramento da Pena e da Medida de Segurança (Umep) e 6° Promotoria de Justiça de Lauro de Freitas, em conjunto com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), que atua por meio da Coordenação de Monitoramento e Avaliação do Sistema Prisional e Inteligência Penitenciária.

  9. Os mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva foram expedidos pela Vara dos Feitos Relativos a Delitos Praticados por Organizações Criminosas e Lavagem de Dinheiro da Capital após decisão do juiz Vicente Santana em desfavor de internos custodiados em estabelecimentos penais baianos e na Penitenciária Federal de Mossoró, onde permanece preso um dos líderes da organização criminosa.  As investigações foram iniciadas com a apreensão de aparelho celular após revista geral nas dependências da unidade prisional de Lauro de Freitas, em cela de convívio ligado à liderança de facção criminosa.

  10. Segundo o MP, o conteúdo extraído do celular apontou que o aparelho era usado coletivamente pelos internos investigados para práticas ilícitas de negociações de compra e venda de drogas e articulação para introduzir drogas e celulares no estabelecimento prisional, por meio da corrupção dos monitores de ressocialização. 

  11. Conforme as investigações, o objetivo da facção com as ações ilícitas era facilitar a comunicação de lideranças da organização criminosa com seus comandados e aumentar os ganhos financeiros por meio de um “rentável” comércio de drogas no interior e fora dos estabelecimentos penais. 

  12. Para o Gaeco, “a operação realizada hoje enfraquece as facções criminosas, pois mina a capacidade de articulação de seus integrantes, rompendo o fluxo de informações que organiza os negócios ilícitos, além de servir como prevenção de novas corrupções de monitores pelas facções criminosas”.

  13. Em 2023, a Igreja católica celebrará os 30 anos do martírio da Beata Lindalva Justo de Oliveira, assassinada a golpes de faca, no Abrigo Dom Pedro II, em Salvador. Para dar início às celebrações por estes 30 anos, a Arquidiocese de Salvador está realizando a peregrinação da relíquia e do quadro da Beata por todas as paróquias. 

  14. Assim, neste sábado (3), a Forania 7B - formada por seis paróquias - acolherá a relíquia e o quadro com uma programação especial na Estação Cidadania São Marcos, com a presença de cerca de 800 pessoas.

  15. Em uma nova edição e ainda mais conectado com a estratégia de negócio. Assim será o Programa de Trainee 2023 da Ambev que está com as inscrições abertas. Nesse ano, além do treinamento dentro das nossas cervejarias e centros de distribuição, os participantes terão oportunidade de vivenciar uma experiência profissional única, fora do país. 

  16. “O nosso Programa de Trainee está ainda mais alinhado à evolução cultural da companhia e às estratégias de negócio, além de estar focado no desenvolvimento e preparação dos participantes para que eles possam assumir grandes desafios e criar o futuro junto com a gente. 

  17. Durante o programa, eles realizarão um projeto em outro país para que consigam ter uma experiência profissional enriquecedora fora do Brasil. Não é preciso saber falar inglês e vamos oferecer todas as condições e suporte para que eles cresçam e inovem fora de casa, incentivando que sempre deem o melhor de si e se superem.”, ressalta Marina Cury, Head de Atração de Talentos da Ambev.

  18. A Ambev está em busca de pessoas apaixonadas por inovação, que sonham grande, valorizam a diversidade, tenham perfil colaborativo, sejam curiosas e queiram construir um futuro com mais razões para brindar. Além do Trainee, também estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio da Ambev - Estágio Regular e o Representa, voltado exclusivamente para pessoas pretas. 

  19. Serão ofertadas vagas para diferentes áreas de atuação nas unidades da Ambev de todo o País e os candidatos terão acesso a Cidade Ambev, uma plataforma imersiva no metaverso.

  20. No Programa de Estágio e no Estágio Representa, os candidatos não são avaliados por idade, gênero e formação acadêmica, além disso os testes de lógica também foram substituídos por games inovadores e interativos. Ao todo, são 4 etapas: Inscrição, Game Além dos Rótulos, #AmbevMeContrata e Desafio #Estags. Já para o Programa de Trainee são 5 etapas: Inscrição, Etapa de Testes, Entrevista Online, Desafio Ambever e Painel Final. 

  21. As inscrições para os programas já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 20 de setembro. Os interessados podem saber mais dos programas pelo link: https://www.ambev.com.br/carreiras/nossos-programas/. Para o Programa de Estágio, o único pré-requisito é ter previsão de conclusão de curso universitário entre Dezembro de 2023 a Dezembro de 2024, e a Ambev não exige teste de inglês dos candidatos. No Trainee o pré-requisito é ter previsão de conclusão de curso universitário entre Dezembro de 2019 e Dezembro de 2022.