Política

ESTAÇÃO CIDADANIA NO BAIRRO DE SÃO MARCOS ATENDE 1.960 ESPORTISTAS

A Prefeitura de Salvador vai iniciar as obras de requalificação em mais um trecho de orla de Salvador: a da Gamboa de Baixo, na região do Centro.
Tasso Franco ,  Salvador | 31/08/2022 às 18:48
Estação Cidadania com esportes da Prefeitura de Salvador
Foto: Bruno Concha
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Futsal, vôlei e capoeira são algumas das modalidades esportivas oferecidas pela Estação Cidadania São Marcos para a população. No equipamento, administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esporte e Lazer (Sempre), 1.960 pessoas são atendidas e beneficiadas com atividades gratuitas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

2. As aulas, que são acompanhadas por especialistas, têm o objetivo de impulsionar o desenvolvimento técnico, físico, mental e educacional dos alunos. As inscrições para crianças e adolescentes, de 8 a 17 anos, podem ser realizadas na secretaria do equipamento. Para se inscrever, é necessário apresentar RG, comprovante de residência, cartão de vacina contra a Covid-19, além de comprovante de matrícula e documentação dos pais ou responsável.

3. Na Estação Cidadania são ofertadas sete opções de esportes, incluindo modalidades olímpicas, para crianças e adolescentes de forma gratuita. Além disso, a localização em uma via principal, perto de pontos de ônibus, facilita o acesso e deslocamento dos alunos.

4. "Investir em esporte e lazer é proporcionar o desenvolvimento humano, tirando crianças e jovens das ruas, combatendo a violência e promovendo a inclusão social", declarou o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro. 

5. A Estação Cidadania funciona desde 2020, oferecendo aulas em  modalidades esportivas, como basquete, handebol, karatê, balé, boxe e ginástica rítmica. A estrutura é composta de ginásio poliesportivo, arquibancada para cerca de 180 pessoas, vestiários, chuveiros, enfermaria, academia, banheiros, além de espaços administrativos, como sala para professores e técnicos, copa e depósito.

6. Para Carlos Arthur, aluno da Estação Cidadania, participar da escolinha de futsal é uma grande alegria. “Fiz vários novos amigos e aprendi bastante. Os professores também são muitos legais e a gente se diverte”. A mãe do assistido, Izabela Nascimento, não esconde a satisfação. “Ele gosta muito de esporte e ter uma atividade que ocupa o tempo livre, depois da aula, é excelente”, concluiu. 

7. Jovens, adultos e idosos também participam de atividades, nas dependências da Estação Cidadania, em horários alternativos. Para consultar a programação, que inclui aulas de cross boxe, futsal, vôlei, basquete, hockey, boxe e jiu-jitsu, os interessados devem buscar informações na administração do local.
                                                                      *****
8. A Prefeitura de Salvador vai iniciar as obras de requalificação em mais um trecho de orla de Salvador: a da Gamboa de Baixo, na região do Centro. A ordem de serviço para as intervenções será assinada pelo prefeito Bruno Reis nesta quinta-feira (1º), às 9h30, na própria localidade (Avenida Contorno, acesso pelo canteiro situado na entrada da Ladeira dos Aflitos). Na ocasião, também será entregue uma contenção de encosta de 400 m², construída na região.

9. Com o objetivo de discutir, ao longo do mês de setembro, a temática de prevenção ao suicídio, o Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, da Secretaria da Educação do Estado (SEC) lança, nesta quinta-feira (1º), às 9h30, no auditório da  SEC, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, a campanha “Setembro Amarelo: a vida é a melhor escolha”. Será realizada  uma palestra sobre a temática apresentada pelo doutor em Psicologia, Marcelo Frederico Veras.

10. Nesta quinta-feira, dia 1° de setembro, às 9 horas, na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Sala das Comissões, uma Sessão Especial com o tema "O Retorno do Derba é Fundamental para o Desenvolvimento da Bahia", tendo como proponente o deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), acontece para marcar os 105 anos da fundação do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia, o antigo Derba, extinto em 15 de fevereiro de 2015 pela primeira reforma administrativa do governador Rui Costa.

11. Na oportunidade, o presidente da ASDERBA-Associação Sindical dos Servidores do Derba, Nilton Ramos, lerá a Carta da Bahia, “um manifesto que conclama o governador, os senadores, os prefeitos, vereadores, deputados estaduais e federais da Bahia, enfim toda a classe política do Estado, a se juntarem à luta pelo resgate do Derba, extinto em 2015 pela primeira reforma administrativa do governador Rui Costa. 

12. O documento será protocolado também na Governadoria e endereçado a União dos Municípios da Bahia (UPB). O fim do Derba deixou a Bahia largada na buraqueira devido ao atual estado de precariedade de muitas estradas estaduais”.

13. Para Hilton Coelho, “a extinção do órgão merece o repúdio da sociedade. Temos orgulho de ser aliado de primeira hora da causa pelo retorno do Derba e das demandas dos funcionários, ativos e inativos, da extinta autarquia. Além de proponente do evento, apresentamos diversas ações legislativas no sentido de que o Governo do Estado desfaça este atentado contra os interesses da Bahia, em especial da categoria”.

14. O Senado Federal votou, nesta quarta-feira (31), a Medida Provisória (MP) 1.116/2022 que cria o Programa Emprega + Mulheres e Jovens. A retirada de parte do texto que permitiria a redução pela metade da contratação de jovens aprendizes foi comemorada pelo Sindicato dos Auditores-Fiscais do Trabalho do Estado da Bahia (SAFITEBA) que esteve mobilizado nas últimas semanas.

15. A Auditora-Fiscal do Trabalho (AFT) e Coordenadora do projeto de Aprendizagem Profissional na Bahia, Taís Arruti, explica que a MP era um verdadeiro desmonte dessa tão importante política pública de acesso ao Mercado de Trabalho, já que o estudo da Auditoria Fiscal do Trabalho previa a perda de 1,2 milhão de vagas nos próximos 5 anos, caso a MP fosse convertida em lei.

16. “Os auditores tiveram papel fundamental nessa vitória. Os 27 coordenadores Regionais de Fiscalização da Aprendizagem foram os primeiros a denunciar, renunciando a seus cargos em menos de 24 horas após a publicação da MP. Depois disso, participaram ativamente de mobilizações em todo o país, através dos Fóruns estaduais e participações em diversos espaços de debate”, comemora Taís Arruti ao destacar a importância da mobilização da categoria.

17.  Em uma reunião na sede da Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), nesta quarta-feira (31), em Salvador, o órgão discutiu com o Conselho Municipal do Carnaval (Comcar) a promoção da festa nos principais polos emissores de turistas do país, para que a folia baiana receba um número maior de visitantes de outros estados. 

18. A ideia da Setur-BA é realizar o "Roadshow Carnaval da Bahia 2023", uma ação de divulgação itinerante para agentes de viagens e promotores do turismo, com a escolha das cidades, calendário e programação seguindo sugestões do Comcar, além de mídia conjunta.

19. "Tradicionalmente, fazemos roadshows em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Curitiba e Recife, cidades que enviam um número maior de turistas para a Bahia. Queremos ouvir o Comcar para incluir outras cidades ou substituir algumas, usando a expertise da entidade para montar um modelo de promoção que nunca foi tentado, com o objetivo de aumentar o fluxo de foliões durante o nosso Carnaval, o que vai representar mais emprego e renda para os baianos", explicou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

20. O presidente do Comcar, Joaquim Nery, disse que o colegiado vai elaborar um documento que será encaminhado à secretaria, contendo propostas dos segmentos envolvidos na realização do Carnaval, para a formatação das ações promocionais. 

21. "Há alguns anos, a Bahia tem tido a concorrência dos carnavais de São Paulo, Rio de janeiro e Minas Gerais, que usam um modelo inspirado na festa baiana. Temos aqui, ativos e conteúdos que eles não conseguem reproduzir. Se tivermos essa parceria com o Governo do Estado na divulgação, a gente vai garantir a vinda de mais pessoas para o Carnaval da Bahia. Será importante convencer os empresários de blocos e camarotes a participarem dos roadshows que a Setur-BA pretende realizar".