Veja como fazer uma horta em sua residência. A Prefeitura de Salvador ensina.
Tasso Franco , Salvador |
29/08/2022 às 19:31
Chico Pinheiro
Foto:
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria de Sustentabilidade e Resiliência, capacitou os 100 contemplados para implantação e manutenção de hortas domiciliares. O treinamento aconteceu no último sábado (27), de forma híbrida, tanto presencialmente quanto online.
2. A ação faz parte do projeto Horta em Casa e visa estimular os moradores da capital baiana a cultivar hortaliças para o próprio consumo. Os participantes – inscritos previamente no projeto – já haviam sido beneficiados com um kit com todos os utensílios necessários para iniciar o plantio.
3. O material é composto por uma jardineira retangular plástica de 45 cm, quatro mudas de hortaliças, oito quilos de terra vegetal adubada, dois quilos de argila expandida, 0,5 m² de manta de bidim, uma pá de plástico pequena e um borrifador pequeno. Essa foi a primeira capacitação presencial realizada desde a implantação do programa na cidade.
4. “Ficamos muito felizes em iniciar os treinamentos presenciais. Cada vez mais pessoas tem sentido a necessidade de manter uma alimentação mais saldável e, além disso, manter hábitos de vida mais sustentáveis. O projeto Horta em Casa estimula essas duas práticas. Além disso, promove uma conexão das pessoas com a terra”, explicou Marcelle Moraes, titular da SECIS.
*****
5. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contou com a ajuda de um ex-apresentador de telejornais da TV Globo para se preparar para a sabatina no Jornal Nacional na noite desta quinta-feira, 25.
6. De acordo com a coluna de Malu Gaspar, do jornal O Globo, o jornalista Chico Pinheiro, que foi âncora do Bom Dia Brasil, fez treinamento com o petista antes da entrevista.
7. Pinheiro, aliás, chegou a apresentar o Jornal Nacional em alguns plantões. Em um dos conselhos para o candidato, o ex-apresentador pediu que Lula fosse "de coração aberto" para a entrevista.
8. Como perguntar não mofende foi Chico Pinheiro que treinou Lula para o debate da Band?
9. Foram acionados pelo deputado estadual Hilton Coelho (PSOL) o Ministério Público Estadual da Bahia (MP-BA), Ministério Público Federal (MPF) e Tribunal de Contas do Município (TCM) contra o prefeito de Salvador, Bruno Reis, em razão do que ele qualifica como “descumprimento do piso salarial dos agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate a endemias (ACE). Há uma violação histórica dos direitos estabelecidos em lei para a categoria, e, agora de matiz constitucional, que atinge o fundamental direito à saúde. A categoria exige que se cumpra a lei de forma imediata”, afirma.
10. O parlamentar detalha que “a edição da Emenda Constitucional n° 120/2022 é um marco para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Após anos de lutas, foi estabelecido o piso salarial da categoria, correspondente a, ao menos, dois salários-mínimos.
11. A própria EC n° 120/2022 estabelece como responsabilidade da União o custeio do vencimento básico destes trabalhadores, o piso salarial, sendo de responsabilidade dos municípios, estados e Distrito Federal apenas o pagamento de outros consectários e vantagens, incentivos, auxílios, gratificações e indenizações”.
12. A Embasa iniciou o processo de recadastramentos dos imóveis em doze bairros em Feira de Santana, como parte das ações do Programa de Modernização Tecnológica, Melhoria de Gestão e Redução das Perdas que está sendo desenvolvido pela empresa. Os bairros onde o trabalho de recadastramento está sendo feito são: Centro Industrial do Subaé (CIS), Tomba, Fraternidade, Conjunto Luciano Barreto, Parque da Cidade, Loteamento Elza Azevedo, Parque Panorama, Loteamento Silvina Marques, Aviário, Feira VII, Sitio Matias, 35 BI.
13. Funcionários a serviço da Embasa devidamente identificados (empresa NG Infra) estão visitando os imóveis, conversando com o responsável presente no imóvel e coletando os dados. Caso o cliente deseje confirmar a vinculação do cadastrista à Embasa, basta ligar para a Central 0800 0555 195.
14. Durante rondas com vistas a coibir a prática criminosa, policiais militares da 31ª CIPM apreenderam uma pistola e drogas na localidade da Bolachinha, bairro de Valéria, na manhã desta segunda-feira (29).
15. As guarnições desenvolviam ações de policiamento ostensivo na região quando os suspeitos foram avistados e, ao perceberem a presença da polícia, passaram a disparar tiros contra os militares. Houve revide e o grupo criminoso fugiu. Cessado os disparos, um suspeito foi encontrado ferido e de imediato socorrido para o Hospital do Subúrbio, onde não resistiu.
16. Com ele foram apreendidos uma pistola calibre 9mm com numeração raspada, 110 pinos de cocaína, 90 porções de maconha, 39 pedras de crack, além de oito munições calibre 12. A ocorrência foi registrada na Corregedoria Geral da PM, onde o material apreendido foi apresentado.
17. A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre),no Centro Cultural da Câmara, assina a ordem de início dos serviços relativos ao Termo de Colaboração nº 001/2022 para Pesquisa de Mapeamento, Contagem e Caracterização da População em situação de Rua de Salvador, em parceria com o Projeto Axé de Defesa e Proteção à Criança e ao Adolescente, com prazo para finalização dos trabalhos previsto para julho do próximo ano e a realização de 1400 entrevistas.
18. Também será lançado o “Caderno de Forma - ação e Navegação Social, Volume II”, além da Exposição Fotográfica Caminhos do Cotidiano do Projeto Axé.
19. De acordo com o secretário da Sempre, Daniel Ribeiro, trata-se de um documento bastante esperado pela sociedade civil e pelo poder público e que dará um norte para a ampliação de políticas públicas voltadas para a população de rua. O secretário frisa ainda que a pandemia, conforme avaliado pelo trabalho em campo dos técnicos da Sempre, “inevitavelmente”, ampliou o número de pessoas em vulnerabilidade nas ruas da capital baiana.
20. Motivo de alívio para a comunidade da Rua Padre Domingos de Brito, no bairro do Garcia, uma geomanta cobrindo uma encosta de 1.313 m² passa a garantir a segurança e o sono de pelo menos 243 famílias na localidade. A proteção, que recebeu investimento de R$257 mil, foi inaugurada pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado de lideranças locais e do diretor-geral da Defesa Civil de Salvador (Codesal), Sosthenes Macêdo.
21, Ainda durante a cerimônia, o prefeito anunciou o início de diversas intervenções na capital baiana, a exemplo da proteção da encosta do Viaduto dos Reis Católicos, e todo o entorno, com investimento de cerca de R$4 milhões. Além disso, será criado um novo acesso para a Avenida Garibaldi, a partir de uma alça de viaduto.
22. Além das ações de mobilidade e de proteção, o prefeito anunciou ainda a requalificação de mais 100 casas pelo programa Morar Melhor. "Salvador segue mudando, se transformando. Estamos trazendo mais obras de proteção de encostas e de mobilidade, além de mais unidades do Morar Melhor. Tudo isso construído com o dinheiro da população”, afirmou Bruno Reis.