SESAB inaugura Hospital Metropolitano em Lauro
Tasso Franco , Salvador |
15/08/2022 às 18:59
Vacinação segue
Foto: Bruno Concha/PMS
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Salvador inicia, nesta terça-feira (16), a aplicação da 4ª dose contra a Covid-19 das pessoas a partir de 18 anos, que tomaram a 3ª dose até 18 de abril de 2022. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), mais de 112 mil pessoas entre 18 e 29 anos já poderão ser imunizadas.
2. Nesta quarta-feira (16), também iniciará a aplicação da 2ª dose da CoronaVac para crianças de 3 a 5 anos que iniciaram o esquema vacinal até o dia 20 de julho. A estratégia contempla ainda o “Liberou Geral” para aplicação da 1ª, 2ª e 3ª doses para indivíduos com 12 anos ou mais, independentemente de ser residente na capital baiana. O único requisito é ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado da Bahia.
3. Os cidadãos dos demais grupos que não estão incluídos na estratégia “Liberou Geral” devem residir em Salvador e ter o nome na lista do site da SMS, no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br . Segue ainda a vacinação para crianças de 3 a 11 anos em instituições de ensino da capital baiana. Os postos funcionam das 8h às 16h.
4. DOCUMENTOS: Pessoas com 18 anos ou mais – “Liberou Geral”: Ter o Cartão SUS vinculado a algum município do estado e apresentar o cartão de vacina físico ou digital (ConectSUS) atualizado, além de original e cópia do documento de identificação com foto e do comprovante de residência.
5. Pessoas com 18 anos ou mais residentes em Salvador: Apresentar o cartão de vacina e um documento de identidade com foto.
6. Criança ou adolescente acompanhado pelo pai ou mãe: É necessário estar com nome no site da SMS e, no ato da vacinação, apresentar original e cópia do documento de identificação com foto do pai ou da mãe que estiver presente, original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, e originais da caderneta de vacina e Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente.
7. Criança ou adolescente desacompanhado do pai ou da mãe: É necessário estar com o nome no site e, no ato da vacinação, estar acompanhada por outra pessoa maior de 18 anos. Além disso, deverá ser apresentado o Formulário de Vacinação preenchido e assinado pelo genitor da criança (pai ou mãe), cópia do documento de identificação com foto do responsável pela assinatura no documento, mais original e cópia do documento de identificação da criança/adolescente, além dos originais da caderneta de vacina e do Cartão SUS de Salvador da criança/adolescente. O Formulário de Vacina está disponível para impressão no site da SMS.
8. Os casos excepcionais relacionados à falta de apresentação da documentação completa serão tratados individualmente no próprio ato/local da vacinação, como vem ocorrendo desde o início da estratégia.
9. APRAZAMENTOS DESTA TERÇA (16): 2ª DOSE CORONAVAC: CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE 3 A 17 ANOS QUE TOMARAM A PRIMEIRA DOSE ATÉ O DIA 20/7/2022
2ª DOSE – PFIZER PEDIÁTRICA: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS QUE TOMARAM A 1ª DOSE ATÉ O DIA 22/6/2022
2ª DOSE CORONAVAC: APRAZADOS ATÉ 16/8/2022 – LIBEROU GERAL
2ª DOSE JANSSEN: PARA QUEM TOMOU A PRIMEIRA DOSE/DOSE ÚNICA DA JANSSEN ATÉ A DATA DE 15/06/2022
2ª DOSE OXFORD: APRAZADOS ATÉ 11/9/2022
2ª DOSE PFIZER: 12 ANOS OU MAIS APRAZADOS ATÉ 11/9/2022 – LIBEROU GERAL
2ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS APRAZADAS ATÉ 11/9/2022
3ª DOSE: PESSOAS DE 12 A 17 ANOS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 17/4/2022
3ª DOSE: PESSOAS DE 18 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 17/4/2022 – LIBEROU GERAL
3ª DOSE – PFIZER: IMUNOSSUPRIMIDOS COM 12 ANOS OU MAIS QUE TOMARAM A SEGUNDA DOSE ATÉ O DIA 20/6/2022
3ª DOSE: GESTANTES E PUÉRPERAS QUE TOMARAM A 2ª DOSE ATÉ O DIA 14/3/2022
4ª DOSE: PESSOAS COM 18 ANOS OU MAIS/TRABALHADORES DA SAÚDE/IMUNOSSUPRESSOS
10. POSTOS: PFIZER PEDIÁTRICA - 1ª E 2ª DOSES DE CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)
Postos fixos: UBS Péricles Cardoso (Barbalho), UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Capelinha, USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), UBS Pires da Veiga (Pau da Lima), UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Cajazeiras IV, UBS José Mariane (Itapuã), CSU Pernambués, Multicentro Liberdade, USF Curralinho, UBS Manoel Victorino (Brotas), UBS Sérgio Arouca (Paripe), USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.
11. OBS: De acordo com a Nota Técnica Nº 2/2022-SECOVID/GAB/SECOVID/MS que trata sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos: Crianças com 11 anos que iniciaram o esquema vacinal com a vacina Pfizer pediátrica, mas que, entre a primeira e a segunda dose, completaram 12 anos, deverão completar o esquema com o imunizante da Pfizer pediátrica.
12. CORONAVAC PEDIÁTRICA - 1ª DOSE DE CRIANÇAS DE 3 E 4 ANOS E 2ª DOSE DE CRIANÇAS DE 3 A 11 ANOS (INCLUINDO IMUNOSSUPRIMIDAS)
13. Postos fixos: USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Alto das Pombas, USF Curralinho, UBS Cosme de Farias, UBS Manoel Victorino (Brotas), CSU Pernambués, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Cajazeiras IV, UBS Péricles Cardoso (Barbalho), USF Gamboa, UBS Virgílio Carvalho (Bonfim), USF Joanes Centro Oeste, USF Jardim das Margaridas, USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, UBS José Mariane (Itapuã), UBS Maria Conceição Imbassahy (Pau Miúdo), Multicentro Liberdade, UBS Pires da Veiga (Pau da Lima), UBS Cecy Andrade (Castelo Branco), USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança), USF Luiz Braga (Pirajá), UBS Frei Benjamin (Valéria), UBS Sergio Arouca (Paripe), USF São Tomé de Paripe, USF Colinas de Periperi, USF Alto da Terezinha, USF Beira Mangue, USF Alto de Coutos I, USF São João do Cabrito, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.
14. VACINAÇÃO ADULTO – 1ª, 2ª, 3ª E 4ª DOSES
Drive-thru exclusivo para 3ª dose de adolescentes de 12 a 17 anos; 4ª dose de adultos de 18 anos ou mais; 4ª dose de trabalhadores da saúde com 18 anos ou mais: Vila Militar, Atakadão Atakarejo (Fazenda Coutos), Shopping Bela Vista (9h às 16h) e 5º Centro de Saúde (Barris).
15. Pontos fixos exclusivos para 3ª e 4ª doses: Home Center Ferreira Costa e Estação Mussurunga (8h às 16h); Estação da Lapa e Shopping Bela Vista (9h às 16h).
16. Postos fixos: 5º Centro de Saúde (Barris), UBS Santa Cruz (8h às 14h30), USF Federação, USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina), USF Sabino Silva (Nordeste de Amaralina), USF Lealdina Barros (Vale da Muriçoca), USF Imbuí, USF Curralinho, USF Mário Andréa (Sete Portas), USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas), USF Vale do Matatu, UBS Engomadeira, USF Cajazeiras X, USF Boca da Mata, USF Yolanda Pires, USF Cajazeiras V, USF Cajazeiras XI, USF Jardim das Mangabeiras, UBS Ramiro de Azevedo (Campo da Pólvora), USF Terreiro de Jesus, UBS Ministro Alkimin (Massaranduba), USF Joanes Leste, USF Joanes Centro Oeste, USF Alto do Coqueirinho, USF Km 17, UBS Eduardo Mamede (Mussurunga), USF Parque São Cristóvão, USF Jardim Campo Verde, USF Coração de Maria, USF Aristides Maltez, USF Ceasa I e II, USF Itapuã, USF Jardim das Margaridas, UBS Orlando Imbassahy (Bairro da Paz), USF Vila Verde, USF São Cristóvão, USF Mussurunga I, UBS São Cristóvão, USF Nova Esperança, USF Santa Mônica, USF San Martim I, USF IAPI, USF San Martim III, UBS Cecy Andrade (Castelo Branco),USF Vila Nova de Pituaçu, USF Nova Brasília, USF Dom Avelar, UBS Vale dos Lagos, USF Recanto da Lagoa II, USF Antonio Lazzarotto (Plataforma), UBS Péricles Laranjeiras (Fazenda Grande do Retiro), USF San Martin II, USF Alto do Cabrito, USF Alto do Peru, USF Boa Vista São Caetano, USF Vista Alegre, USF Itacaranha, USF Alto de Coutos II, USF Plataforma, USF Tubarão, USF Alto do Cruzeiro, USF Nova Constituinte, USF Congo, USF Fazenda Coutos III, UBS Periperi, USF Bom Jesus dos Passos, USF Ilha de Maré e USF Paramana.
17. Com mais de 27 mil metros quadrados de área construída e seis pavimentos, o Hospital Metropolitano será referência para casos de urgência e emergência, trauma (particularmente o trauma raquimedular), acidente vascular cerebral (AVC) e neurologia. Entre obras e equipamentos, a unidade recebeu investimentos superiores a R$ 182 milhões.
18. Um dos destaques da nova estrutura construída pelo Governo do Estado é a área de alta complexidade em cardiologia e neurovascular, com uma Unidade de Atenção ao Acidente Vascular Cerebral (UAVC), que atenderá pacientes na fase aguda, ofertando tratamento trombolítico e angioplastia.
19. O Hospital Metropolitano está localizado em Lauro de Freitas e será aberto para atendimento ao público a partir desta terça-feira (16). O governador Rui Costa participa do ato de abertura, marcado para as 10h.
20. A unidade possui 265 leitos e funcionou por 13 meses, em caráter emergencial, para atendimento a pacientes diagnosticados com o coronavírus. Após atender mais de 3,8 mil pessoas, o hospital passou por desinfecção e serviços de adequação nas enfermarias, centro cirúrgico, UTI e consultórios.
21. O candidato a deputado federal Targino Gondim (Republicanos) pretende fortalecer as associações de coleta seletiva que já existem e ajudar a criar outras em municípios baianos.
22. “Tem muita gente catando e vendendo lixo por qualquer coisa e não há condições adequadas para o trabalho. E não há capacitação adequada. Esses profissionais que fazem a coleta seletiva tem um trabalho importante para o meio ambiente e precisam ser tratados pela sociedade com dignidade”, disse Gondim.
23. Ele afirmou que (SE ELEITO) na Câmara dos Deputados irá fazer articulações para a geração de empregos diretos para os profissionais que trabalham com coleta seletiva de lixo. “Criaremos mecanismos para ampliar o sistema. Dessa forma, iremos diminuir os lixões e, consequentemente, ajudar na preservação do meio ambiente. Esta é uma ação necessária para ajudar também na preservação do planeta”, frisou.