Política

ACM NETO DIZ QUE GOVERNOS PT NORMALIZARAM DRAMA DA FILA DA REGULAÇÃO

Em Esplanada, candidato a governador destacou dificuldades vividas na região, como problemas de atendimento no Hospital Dantas Bião, de Alagoinhas
Tasso Franco , Salvador | 13/08/2022 às 19:14
ACM NETO em Esplanada
Foto: Patrícia Cagni


O candidato a governador ACM Neto afirmou neste sábado (13), em Esplanada, que o atual governo do estado tem normalizado dificuldades graves vividas pela população baiana, como por exemplo a demora na fila da regulação e os problemas de atendimento no Hospital Dantas Bião, em Alagoinhas, unidade de referência para os municípios do Nordeste da Bahia.

"A minha grande diferença para os meus adversários é que eles se contentam e querem vender a imagem de que tudo isso é normal. Eles se acostumaram com o drama vivido pelos baianos na espera por uma vaga na fila da regulação e a dificuldade que é conseguir um internamento hospitalar. Mesmo aqui em Alagoinhas, no Hospital Dantas Bião, que está vivendo problemas sérios de funcionamento e não consegue atender a demanda de todas as cidades da região", disse ACM Neto em ato político.

Os problemas do Dantas Bião motivaram uma reunião recente do Ministério Público com a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), na qual foram cobradas providências do governo do estado. Entre os problemas relatados pelos promotores, constam dificuldade de atendimento médico, de marcação de cirurgias eletivas e ausência de material básico para higiene e realização de procedimentos médicos no hospital.

Os médicos que trabalham na unidade reclamaram do atraso de salários em plena pandemia. Mesmo após a troca recente de administradora, os profissionais seguem reclamando das condições de trabalho e da incerteza em relação aos pagamentos, segundo o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed).

"Esse é o resultado de 16 anos de trabalho desses que nos comandam em todo esse tempo. São 16 anos, isso é tempo o suficiente. Podiam ter feito muito mais do que fizeram, mas chegou a hora da mudança. Chegou a hora de renovar, chegou a hora de dar a oportunidade para um projeto novo, chegou a hora dos baianos irem às ruas e dizerem, nós vamos estar juntos para construir a vitória do futuro na Bahia", discursou na cidade.

Acompanhado da candidata a vice-governadora Ana Coelho (Republicanos) e do candidato ao Senado Cacá Leão (PP), Neto visitou na tarde deste sábado as cidades de Entre Rios, Esplanada e Acajutiba. Eles estão rodando pelo Norte e pelo Nordeste baiano desde a última quinta-feira.

Em seu discurso, ACM Neto citou outros problemas vividos pela população e que o governo do estado tenta esconder por meio da propaganda. "A Bahia não pode ser campeã nacional de violência. Eles não estão fazendo nada para tirar a Bahia da vergonhosa posição de último lugar em qualidade de ensino desse país. O IBGE novamente divulgou os dados do desemprego no Brasil e confesso que, para mim, infelizmente, não foi nenhuma surpresa quando a gente olha que a Bahia está em primeiro lugar", disse.