Política

AÇÃO GLOBAL DE SAÚDE ATENDE MILHARES DE PESSOAS EM FEIRA DE SANTANA

Lula não vai a debates. E agora, Jerônimo
Tasso Franco ,  Salvador | 13/08/2022 às 18:53
Ação global
Foto: cAU pRETO
  MIUDINHAS GLOBAIS:
   
  1. Com uma ferida persistente decorrente de um acidente com motocicleta, o pedreiro Cosme Barreto, de 53 anos, buscou atendimento médico na Ação Global de Saúde realizada na manhã deste sábado, 13, no George Américo, Feira de Santana. 

  2. "Não tenho tempo em procurar os serviços de saúde durante a semana, por isso foi ótimo ter essa ação aqui. Quero saber o motivo que essa ferida não cura, mesmo com o uso de medicação", disse. 

  3. Promovida pela Prefeitura de Feira, a ação levou diversos serviços de saúde para mais perto da comunidade. Testagem para diagnóstico de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e aferição de glicemia foram os mais procurados com 136 e 118 atendimentos, respectivamente - no total foram prestados 737 serviços durante toda a manhã.

  4. Na mesma oportunidade, a operadora de caixa Sandra Pinheiro, 34 anos, decidiu realizar a vacinação contra a Gripe Influenza. "Passei antes do trabalho, tomei a vacina e estou protegida", garante.

  5. Também foram disponibilizados para os moradores avaliações nutricional, psicológica e fisioterápica; marcação de exames por meio de solicitação médica; regulação; orientações de saúde bucal e serviços de endemias.

  6. "A comunidade sendo bem assistida nos deixa muito felizes, pois demonstra que estamos cumprindo o nosso objetivo. Essas mobilizações em saúde aproximam a população dos serviços, principalmente as pessoas que não têm acesso durante a semana e aproveitam para resolver todas as demandas aos sábados ou domingos", afirma a diretora da Rede Própria da Secretaria de Saúde, Joana Queiroz.

  7. A próxima edição da Ação Global Saúde e Comunidade está prevista para ocorrer no próximo domingo, 21, no residencial Campo Belo. Já no último domingo do mês (28/08) será no conjunto Feira X.

  8. O vereador de Salvador e candidato a deputado estadual, Luiz Carlos Suíca (PT), não poupou críticas à abordagem agressiva realizada por policial militar no bairro Costa Azul, na noite da última sexta-feira (13). Petista é presidente da Comissão de Reparação da Câmara da capital baiana e ironizou a condução do processo pelo comando. Ele disse que o PM tem familiar na corporação ou como parlamentar e que vai pedir punição rigorosa para o agente público.

  9. “Deve ter parente na polícia ou como deputado. Fica achando que tem costas quentes e que não vai dar nada. É sempre a mesma história, o jovem negro de periferia que fica com a cara ardendo dos tapas que recebeu. Isso é revoltante. Não tem o que investigar, isso é flagrante. O vídeo circula em todos os aplicativos de mensagens, viralizou e a população segue com medo de ser parada por uma viatura da Polícia Militar”, descreve Suíca.

  10. Para o edil soteropolitano, o governador Rui Costa (PT) tem que tomar a frente dessas situações e punir com rigor. “Tem que dar exemplo. Se ficar deixando passar isso vira rotina como tem sido. Precisamos limpar e tirar as frutas podres da corporação antes que virem grupos de milícias armadas e sem comando. A Bahia e Salvador não podem permitir isso. Policial foi flagrado, isso é crime de abuso de poder e violência”, finaliza.

  11. A 18ª CIPM, através da Base Comunitária do Rio Sena e com o apoio da comunidade local, promoveu uma palestra, que foi ministrada pela Dra. Jamile Oliveira, abordando o tema “Saúde do homem”, em homenagem ao Dia dos Pais, para policiais militares da unidade e homens do bairro que são pais, na manhã de sexta-feira (12).

  12. A apresentação ocorreu na área interna da unidade e mostrou a importância de uma boa alimentação e hábitos saudáveis, relatou sobre os riscos da falta de exercícios e o que isso implica, bem como a importância de uma vida sexual segura e da prevenção ao câncer de próstata.

  13. O comando da unidade busca sempre, através de sua BCS, estreitar os laços da Polícia Militar e a comunidade, acreditando, apoiando e incentivando cada vez mais os projetos e ações.

  14. A Estação Campo da Pólvora da CCR Metrô Bahia recebe, a partir dessa terça-feira (16), a exposição inédita Jorge Amado 110. A mostra, que celebra no mês de agosto os 110 anos de Jorge Amado, é produzida pela Fundação Casa de Jorge Amado a partir de elementos do seu acervo, trazendo um recorte da obra de Amado e o perfil de 15 personagens – figuras únicas que traduzem a essência do povo, da cultura e da diversidade da Bahia, que tanto inspiraram o escritor. 

   15. Dono de uma obra numerosa, sempre privilegiando a Bahia como cenário de suas narrativas, Jorge Amado cativou o público e conquistou o mundo com suas histórias que foram largamente adaptadas para outras linguagens artísticas, tais como Gabriela, Cravo e Canela; Quincas Berro D’Água; Tereza Batista; Dona Flor e Seus Dois Maridos; Tieta e muito mais. São mais de 37 romances publicados, traduzidos para 49 idiomas em 57 países.

  16. “Com sua rica e extensa obra literária, Jorge Amado levou a Bahia para todo o mundo e nós da CCR Metrô Bahia, junto com a Fundação Casa de Jorge Amado, queremos levar um pouco de Jorge, da sua grandeza e importância, para todos os baianos. Jorge é patrimônio da Bahia e temos muito orgulho de fazer parte desta linda homenagem aos seus 110 anos”, revela Luana Xavier, analista de Sustentabilidade da CCR Metrô Bahia.

  17. A exposição Jorge Amado 110 antecipa o tema da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô) deste ano, que irá homenagear o escritor pelos 110 anos de seu nascimento, celebrados em 10 de agosto.

  18.  “Jorge Amado privilegiou a Bahia e a sua gente nas suas narrativas. Acreditamos que celebrar os seus 110 anos comemorando os personagens é uma homenagem muito justa, aliada à perspectiva de que as gerações mais novas terão a oportunidade para despertar sobra a grandeza e a humanidade da sua criação”, pontua Angela Fraga, Diretora da Fundação Casa de Jorge Amado.

  19.   19. Da candidata a presidente Simone Tebet: Lula e Bolsonaro fazem uma dobradinha e se recusam a debater suas ideias, fugindo dos debates. Eu estou pronta para discutir os reais problemas do Brasil onde for marcado.

  20. Tá vendo como é a volta que o mundo dá. Jerônimo, no debate da TV Band criticou à beça a ausência de ACM Neto. Será que vai falar alguma coisa de Lula?