O edifício-sede da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe recebeu, em solenidade nesta sexta-feira (12/8), o nome de Euclides Fagundes. Intelectual orgânico do movimento sindical baiano, Euclides é autor de “Bancos Bancários e Movimento Sindical”, que retoma a história dos movimentos de trabalhadores, destacando a criação do Sindicato dos Bancários da Bahia, em 1933.
Nascido em 1953 na Fazenda Boa Sorte, em Igaporã, no sudoeste baiano, foi um dos ativistas da reorganização da oposição bancária em 1976 e do movimento de redemocratização. Eleito diretor social do Sindicato dos Bancários da Bahia em 1984, presidiu a Federação dos Bancários e o Sindicato dos Bancários da Bahia, onde é atual vice-presidente. Em 1986, formou-se em Economia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).
A solenidade homenageou também José Souza, presidente do Sindicato dos Bancários de Sergipe falecido em 2014, que passa a nomear o auditório da sede da Federação dos Bancários, localizada no bairro do Dois de Julho.