Prefeitos que votaram em Rui agora estão com ACM Neto
Da Redação , Salvador |
28/07/2022 às 12:54
Neto na Liberdade
Foto: Patricia Cagni
O pré-candidato a governador ACM Neto (União Brasil) e o deputado federal Cacá Leão (PP), pré-candidato ao Senado, percorrem 16 municípios da região de Irecê neste final de semana. A agenda começa na quinta-feira (28) em Ourolândia e segue até domingo (31), quando realizam ato político em Souto Soares.
Em Ourolândia, os pré-candidatos se encontram com a população local em evento realizado na Casa de Ruth, às 11h. Depois, Neto e Cacá seguem até Umburanas e participam de reunião no Geladão Silva. Na cidade, eles estarão acompanhados do prefeito Roberto Bruno (União Brasil). O dia será finalizado com um percurso na cidade de Irecê.
Na sexta-feira (29), os encontros serão em Ibipeba, no distrito de Mirorós - onde visitam o Projeto de Irrigação local; São Gabriel, com reunião no Clube Hangar e a presença do prefeito Hipólito Rodrigues (PP); e João Dourado, com ato político no Espaço Anne e participação do prefeito da cidade, Di Cardoso (PL).
Já no sábado (30) pela manhã, Neto e Cacá estarão em Lapão para participar de encontro político na Rua Antônio Dourado Sobrinho. Em seguida, os dois viajam para Ibititá e participam de ato no Espaço Cultural Jutahi. Ainda no sábado, os pré-candidatos visitam as cidades de Barro Alto, Canarana e Presidente Dutra.
Em Canarana, os pré-candidatos se reúnem com a população na Fazenda Sonho Dourado, a partir das 16h. O evento vai contar com a presença do prefeito Zeni (PL) e de diversas lideranças políticas da região.
A agenda de domingo (31) começa com um evento na Arena Bahia Festa, em América Dourada, às 10h. Depois, Neto e Cacá seguem viagem até Cafarnaum, onde participam de ato político no Clube Huracan, às 12h. Em Mulungu do Morro, a agenda será às 14h no Clube Floriano. Na última cidade do final de semana, Souto Soares, os pré-candidatos se encontram com a população local na Pousada Dona Flor, às 16h30.
VOTAÇÃO EM 2028
Os 12 prefeitos que deixaram a base governista e declararam apoio à pré-candidatura de ACM Neto (União Brasil) nas últimas duas semanas têm algo em comum: todos garantiram ao menos 72% dos votos ao governador Rui Costa nas eleições de 2018.
Os maiores percentuais aconteceram em Glória (94,11%) e Itaguaçu da Bahia (93,92%). Os prefeitos das duas cidades estiveram nos últimos dias no escritório político de ACM Neto e explicaram os motivos que os levaram à decisão de migrar para a oposição. “Nos oito anos à frente da Prefeitura de Salvador, ACM Neto demonstrou sua capacidade administrativa e mudou a nossa capital. A gente precisa de um governador que faça a diferença, e não há dúvida que, entre todos os candidatos, o melhor nome disparado é ACM Neto”, disse o prefeito de Glória, David Cavalcanti (PP).
O prefeito Adãozinho (PSD), de Itaguaçu da Bahia, afirmou que Neto tem todas as credenciais para governar a Bahia. “ACM Neto é o candidato mais bem preparado de todos. Quem compara, vê que há uma enorme diferença entre Neto e os demais postulantes ao cargo”, disse.
Cotegipe, na região Oeste, deu 89,43% dos votos a Rui em 2018. A prefeita Márcia Sá Teles (PP), que já estava à frente do município na ocasião, também aderiu a ACM Neto na quarta-feira (20).
Os mais recentes apoios vieram de São Félix do Coribe e de Pau Brasil. Os prefeitos Chepa Ribeiro (PP) e Babi de Prado (PSD), que já administravam seus municípios em 2018, reuniram-se com ACM Neto na última segunda-feira (25) e com o pré-candidato ao Senado Cacá Leão (PP). Em São Félix do Coribe, Rui recebeu 77,65% dos votos. Já em Pau Brasil, a votação foi de 71,99%.
Outros prefeitos que estavam no cargo em 2018 e agora decidiram marchar com Neto são Cezar de Aderio (PP), de Milagres, Nena (PSD), de Inhambupe, e Elter Bastos (PSB), de Wagner. Nessas cidades, Rui foi votado, respectivamente, por 85,17%, por 81,76% e por 75,07% do eleitorado.
Pedro Alexandre, com 86,79%, Antônio Cardoso, com 86,34%, Terra Nova com 85,87%, e Barro Preto, com 74,60%, complementam a relação das cidades cujos prefeitos também declararam apoio a ACM Neto nos últimos dias. Nesses municípios, os prefeitos Yuri Andrade (PP), Lu de Gel (PP), Eder de Nilda (Cidadania) e Juraci da Saúde (PP), respectivamente, também trocaram a base governista pela oposição.