Política

SALVADOR É LIDER NA GERAÇÃO DE EMPREGOS NO NORDESTE SEGUNDO GAGED

"A Prefeitura vem adotando diversas ações para intensificar a geração de emprego e renda em Salvador. Dentre elas, está o programa Treinar para Empregar,", diz Semdec, Mila Paes.
Tasso Franco , Paris | 01/07/2022 às 17:44
Só no mês de maio, foram gerados 4.326 postos de trabalho formais
Foto: Jefferson Peixoto
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. A capital baiana é líder na região Nordeste, ao registrar um acumulado de janeiro a maio deste ano, com a criação de quase 19 mil empregos formais. Só no mês de maio, foram gerados 4.326 postos de trabalho.

2. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, divulgados esta semana. A pesquisa coloca Salvador em sétimo lugar entre as capitais que mais geraram emprego, no acumulado do ano. 

3. Neste período, a cidade passou a contar com um estoque de quase 600 mil empregos celetistas. Os setores que mais contribuíram para este resultado foram os da construção civil, com 6.645; educação, 4.089 e saúde humana e serviços sociais, com 3.297 vagas.

4. "A Prefeitura vem adotando diversas ações para intensificar a geração de emprego e renda em Salvador. Dentre elas, está o programa Treinar para Empregar, que tem como estratégia fomentar a qualificação profissional", sinaliza a secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes. 

5. Conduzido pelo Semdec/Simm, o Treinar para Empregar tem duas frentes de trabalho. A primeira é capacitar o cidadão nas diversas carreiras, oferecendo ferramentas de treinamentos adequadas, viabilizando conhecimento e estimulando a capacidade competitiva e o fortalecimento do potencial profissional. Outra estratégia é sensibilizar empresários e empreendedores para criação de vagas, que substituam a exigência de experiência em carteira, por horas de capacitação.

 6. Salvador é mais uma vez destaque nacional na gestão responsável de recursos públicos. Desta vez, o município ficou na primeira posição na classificação geral e entre os municípios de grande porte nos Indicadores Fiscais – Capacidade de Arrecadação do anuário “As Melhores Cidades do Brasil 2022”, da revista IstoÉ. A publicação foi divulgada nesta sexta-feira (1º) e pode ser acessada pelo link https://istoe.com.br/categoria/as-melhores-cidades-do-brasil-2022/.

7. Nos rankings geral e de municípios de grande porte, a capital baiana ficou com 274.000 pontos, à frente de grandes capitais do Brasil, como Fortaleza (CE), com 273.597 pontos, Goiânia (GO), com 272.708 pontos, São Luís (MA), com 272.701 pontos, e São Paulo, que ocupa o 6º lugar com 272.451 - respectivamente. 

8. A titular da Secretaria da Fazenda de Salvador, Giovanna Victer, comemorou mais uma conquista e ressaltou a importância das decisões tomadas pelo prefeito. “O principal mérito pela gestão comprometida e eficaz na tomada das decisões é de Bruno Reis. Com responsabilidade e eficiência, vem conduzindo o planejamento estratégico e apresentando realizações por toda a cidade, levando melhorias para o soteropolitano", enfatizou.

9. Ainda segundo Giovana, os frutos que vêm sendo colhidos nos últimos meses fazem parte de um trabalho feito em equipe. “O novo resultado consolida ainda mais a cidade de Salvador como uma capital moderna, bem administrada, com uma gestão transparente que presta contas ao cidadão. Nosso objetivo é seguir trabalhando para permanecer como referência no país”, concluiu.

10. Recentemente, Salvador também ocupou o primeiro lugar entre as capitais do Nordeste e o terceiro entre as capitais do Brasil no Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Tesouro Nacional, índice que avalia a qualidade das informações fiscais e contábeis enviadas por estados e municípios em 2021. A cidade foi destaque em duas das quatro dimensões avaliadas, com 100%.

11. Nesta sexta-feira, 01, a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE) e o SENAI CIMATEC assinaram um contrato de encomenda tecnológica, modelo inédito na administração pública, para desenvolvimento e apoio na implantação de um sistema de Inteligência Artificial (IA), que será utilizado por procuradores do Estado, para acelerar o andamento de ações judiciais de demandas de massa, nos juizados especiais da PGE. 

12. O evento para a assinatura do documento foi realizado na sede do SENAI CIMATEC, em Salvador, e contou com a presença do Procurador Geral do Estado, Paulo Moreno; da Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Mara Souza; do Presidente da FIEB, Ricardo Alban; do ex-senador da República, Roberto Muniz; e do Diretor de Operações do SENAI CIMATEC, Luís Breda.

13. O sistema de Inteligência Artificial que será desenvolvido pelo SENAI CIMATEC vai ser aplicado na solução de demandas de massa recebidas pela PGE. A ferramenta será capaz de identificar, categorizar e auxiliar a Procuradoria nas respostas ao público, diminuindo o tempo de espera.

14. De acordo com o Procurador Geral do Estado, Paulo Moreno, existem hoje mais de 300 mil ações judiciais somente na esfera civil, na Região Metropolitana de Salvador, que precisam de celeridade. “O crescimento do atendimento dessa demanda vai ser exponencial, não consigo mensurar a capacidade que isso vai ter, é um divisor de águas impressionante”, disse.

15. Além de acelerar a resposta ao público, o Procurador Geral destacou que a utilização de Inteligência Artificial servirá de inspiração para as Procuradorias de outros estados. “Nós já vamos apresentar esse projeto em uma reunião com os procuradores gerais do Nordeste, em Pernambuco”.

16, Para o Presidente da FIEB, Ricardo Alban, o contrato entre SENAI CIMATEC e PGE representa uma oportunidade de demonstrar a ampla capacidade inovadora do Sistema S. “Nós estamos inovando no modelo de relacionamento com o setor público, na utilização de ferramentas com Inteligência Artificial, e a PGE está inovando no processo de interseção com outras instituições. É uma oportunidade de benchmarking com a área de serviços públicos”.

17. A Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Mara Souza, lembrou que a contratação por encomenda tecnológica - que é a contratação direta de serviços de pesquisa, desenvolvimento e inovação para solução de problema técnico específico - se tornou possível após a publicação do Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, em outubro de 2021. “Essa parceria entre a PGE e o CIMATEC é um marco na forma como o poder público compra inovações. A gente espera que esse seja o primeiro de muitos na esfera pública”.

18. Foi publicado no publicado no Diário Oficial do Estado, desta sexta-feira (1), o convênio entre as prefeituras de Malhada de Pedras e Urandi e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), para a recuperação emergencial de estradas vicinais nos municípios.

19. O benefício é uma resposta a um pedido da deputada Ivana Bastos em atendimento às solicitações dos prefeitos Beto de Preto Neto e Warlei para intervenções de melhoria das estradas.

20. Para a realização dos serviços em Urandi serão investidos R$ 100 mil. Já em Malhada de Pedras, as obras vão contar com um valor de R$ 80 mil.  “ Agradeço o apoio do governo do estado em somar forças com o mandato na tarefa de garantir melhores condições de trafegabilidade e fortalecer o escoamento da produção agrícola nos municípios”, destacou Ivana Bastos.