Política

PARIS NÃO FESTEJA SÃO JOÃO; EM ALGUMAS COMUNIDADES DA FRANÇA SIM (TF)

Na Europa a festa é forte em Portugal, Polônia, Ucrânia e Suécia
Tasso Franco , PARIS | 23/06/2022 às 14:42
Igreja de São João em Montemartre
Foto: BJÁ
      PARIS: Nesta cidade não há festejos juninos como conhecemos na Bahia. Zero. Na França, no entanto, a  “Fête de Saint-Jean” (Festa de São João), tal como no Brasil e em Portugal, é comemorada no dia 24 de junho com folguedos e fogueiras. Em algumas comunidades franceses, uma alta fogueira é erigida pelos habitantes em honra a São João Batista. Trata-se de uma festa católica, embora ainda sejam mantidas tradições pagãs que originaram a festa. Na região de Vosges, a fogueira é chamada “chavande”.

   Diz-se que ha uma cidade na Provença chamada Valréas que o centro histórico é decorado e há desfiles seguindo um pequeno João - garoto entre 3 e 5 anos no modelo São João do Carneirinho. As familias vestem trajes tradicionais omo bateristas medievais, portadores de espadas, comandantes  militares, enquanto as trombetas anunciam a chegada do novo pequeno São João. 

   Em Paris há uma igreja dedicada a São João (Saint Jean de Montmartre) localizada nas imediações da Basílica Sacré-Coeur (vide matéria sobre a basílica em nossa editoria de Turismo e video no canal YouTube de Sêo Franco) construída em estilo art nouveau, uma primeiras igrejas em Paris que utilizou concreto.

   Neste bairro boêmio da viile, já existiam Eglise Saint-Pierre de Montmartre no topo da colina junto à Basílica de Sacre Coeur, mas, como o local era mujito íngreme (hoje, acessa-se a Secré-Coeur por un funicular) o abade queria outra igreja que ficasse mais abaixo da colina. Em1894, inicou-se a construção da nova igreja na Place des Abbesses (também local de uma estação do metrô linha 12) confiada a Anatole de Baudot, ex-aluno de Viollet Le Duc, e trabalhando com o engenheiro estrutural Paul Cottancin, ele criou uma maneira de construir um novo tipo de estrutura.

  A igreja de Saint Jean de Montmartre foi construída em concreto armado e com tijolos para decoração do lado de fora, que por sua vez também dariam suporte adicional à estrutura. Há, dia 24 missas em louvor ao santo, mas, nada de fogueiras e fogos de artificios.

   Em outros paises da Europa o São João tem diferentes dimensões. Na Polônia, nas regiões da Pomerânia e da Casúbia, e a festa é comemorada dia 23 de junho, chamada localmente ‘Noc Świętojańska” (Noite de São João). A festa dura todo o dia, começando às 8h da manhã e varando a madrugada. De maneira análoga à festa brasileira, uma das características mais marcantes é o uso de fantasias, no entanto não de trajes camponeses como no Brasil, mas de vestimentas de piratas. Fogueiras são acesas para marcar a celebração. Em algumas das grandes cidades polonesas como Varsóvia e Cracóvia esta festa faz parte do calendário oficial da cidade.

Na Ucrânia, a festa de Ivana Kupala (João Batista) é conhecida como a mais importante de todas as festas ucranianas de origem pagã, e acontece de 23 de junho até seis de julho. É um rito de celebração pelo verão, que foi absorvido pela Igreja Ortodoxa. Muitos dos rituais das festas juninas ucranianas estão relacionados com o fogo, a água, fertilidade e auto-purificação. As moças, por exemplo, colocam guirlandas de flores na água dos rios para dar sorte. É bastante comum também pular as chamas das fogueiras.

As festas juninas da Suécia (Midsommarafton) são as mais famosas do mundo. É considerada a festa nacional sueca por excelência, comemorada ainda mais que o Natal. Ocorre entre os dias 20 e 26 de junho, sendo a sexta-feira o dia mais tradicional. Uma das características mais tradicionais são as danças em círculo ao redor do majstången, um mastro colocado no centro da aldeia. Quando o mastro é erigido, são atiradas flores e folhas. Tanto o majstången sueco (mastro de maio) como o mastro de São João brasileiro têm as suas origens no “mastro de maio” dos povos germânicos.

Durante a festa, são cantados vários cânticos tradicionais da época e as pessoas se vestem de maneira rural, tal como no Brasil. Por acontecer no início do verão, são comuns as mesas cheias de alimentos típicos da época, como o morangos e as batatas. Também são tradicionais as simpatias, sendo a mais famosa a das moças que constroem buquês de sete ou nove flores de espécies diferentes e colocam sob o travesseiro, na esperança de sonhar com o futuro marido

. No passado, acreditava-se que as ervas colhidas durante esta festa seriam altamente poderosas, e a água das fontes dariam boa saúde. Também nesta época, decoram-se as casas com arranjos de folhas e flores, segundo a superstição, para trazer boa sorte. Durante este feriado, as grandes cidades suecas, como Estocolmo e Gotemburgo tornam-se desertas, pois as pessoas viajam para suas casas de veraneio para comemorar a festa.

Em Portugal, acontecem as festas de São João com grandes multidões, especialmente no Porto.