O deputado estadual Bira Corôa (PT) encaminhou à mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o pedido de entrega do Título de Cidadão Baiano ao professor mineiro, Helio de Souza Santos.
Da Redação , Salvador |
09/06/2022 às 13:51
Deputado Bira Coroa, PT
Foto: DIV
O deputado estadual Bira Corôa (PT) encaminhou à mesa diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o pedido de entrega do Título de Cidadão Baiano ao professor mineiro, Helio de Souza Santos.
“O professor Helio tem uma carreira de destaque, na defesa de que a Tecnologia da Inclusão requer Políticas Massivas. Ele defende também que as ações inclusivas devem partir do setor público, articuladas no sentido de promover grupos e populações inteiras para a cidadania plena (educação, habitação, reurbanização, recuperação de áreas degradadas, saúde, projetos culturais, o antirracismo)”, destacou o parlamentar, em sua justificativa para concessão da honraria.
História
Nascido em Belo Horizonte (MG), em 20 de junho de 1945, o Professor Helio Santos, possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Municipal de Ciências Econômicas de Belo Horizonte - FAMCE/BH,(1970). Mestrado em Finanças (1980) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP, (1989) e atualmente é professor do Programa de PósGraduação em Educação do ISEO - Instituto Superior de Educação Ocidente (Salvador/BA) e também deu aulas em outras instituições, até radicar-se em Salvador, Bahia, onde lecionou no Mestrado em Desenvolvimento Humano da Fundação Visconde de Cairu.
Produziu artigos acadêmicos, ensaios jornalísticos e textos sobre uma vasta gama de tópicos referentes ao desenvolvimento sustentável e políticas públicas de inclusão. Pesquisador da temática sociorracial no Brasil, é autor de vários livros e artigos que discutem, dentre outros temas, o desenvolvimento do país sob a ótica sociorracial. Coordenou nos anos 1990 um grupo governamental que, pela primeira vez, pautou na agenda do governo federal as políticas de ação afirmativa (Políticas de Cotas) para a população negra.