Política

SUGESTÃO DE ESTUDANTE: DEP BIRA COROA PROTOCOLA PL DE MEIO AMBIENTE

Sugestão de PL encaminhada para a Assembleia ao deputado estadual Bira Corôa (PT), pelo estudante de engenharia ambiental da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Caique Antônio Souza Santos
da Redação ,  Salvador | 02/06/2022 às 15:00
Deputado Bira Coroa (de camisa verde) com estudantes na ALBA
Foto: div
O deputado estadual Bira Corôa, protocolou na última terça-feira, 31, o Projeto de Lei que estabelece nas instituições escolares a Semana Estadual da Preservação ao Meio Ambiente e a potencialização das práticas de reciclagem, sob a sugestão do estudante de engenharia ambiental da UFSB, Caique Santos, que participou do Programa Deputado Jovem Baiano, na Alba, no último dia 12 de maio, onde vivenciou, junto a outros estudantes, experiências com parlamentares.


Segundo o parlamentar, o objetivo é incentivar a participação dos jovens no legislativo, coincidindo com a Semana do Meio Ambiente. “Acredito na importância da participação da juventude no legislativo, afinal, as leis influenciam a vida de todos e todas”, enfatizou.

“Estas iniciativas democráticas e de vivência parlamentar, que proporciona conhecimento sobre o processo político e democrático, oportuniza a experiência no exercício de habilidades de debate, argumentação, articulação política, valorização do consenso e busca do bem comum", argumentou Bira Corôa, que parabenizou também a professora de Caio, que o ajudou no processo.

“O PL, proposto por Caique, teve orientação de sua professora Manoela Oliveira. Em seu nome, parabenizo todas as professoras e professores que inspiram a juventude baiana a exercer seu intelecto para o bem de todos”, concluiu.

“Agradeço à toda equipe do Centro Técnico de Educação Profissional (CETEP), à minha professora Manoela, ao DJBA, por terem sido essa ponte entre nós estudantes e o acesso direto prática da cidadania, à minha família, à comunidade wenceslauense que me apoiaram e ao Deputado Bira Corôa, por ter abraçado essa causa, e ter dado uma oportunidade a esse jovem estudante. Creio que esse é o início de uma parceria de sucesso”, agradeceu Caique.

Caique conversou com o parlamentar sobre a importância do dia 5 de junho, dia internacional do meio ambiente, para fortalecer a educação ambiental nas escolas públicas baianas. Entre os objetivos apresentados no PL estão: Sensibilizar a comunidade escolar, de modo a alertá-la para os problemas ambientais que precisam ser solucionados, apresentando suas causas e consequências e suas relações com a sobrevivência humana; Fortalecer e efetivar as ações de defesa ambiental por meio das escolas; Impulsionar os estudantes a por em prática as atividades que visam diminuir os impactos antrópicos no ambiente; entre outros aspectos.