Política

RAINHA ELIZABETH II CELEBRA 70 ANOS REINADO COM 75% APROVAÇÃO SUDITOS

Serão 4 dias de festas que começaram hoje, em Londres
Tasso Franco , Paris | 02/06/2022 às 08:57
Rainha Elizabeth II aparece ao lado do duque de Kent
Foto: REP
      Começaram hoje pela manhã em Londres os festejos pelos 70 anos (jubileu de platina) da rainha Elizabeth II com desfile de bandas, tropas, cavaleiros tendo à frente o herdeiro do trono, principe Charles. A rainha sorriu ao se dirigir à nação do Palácio de Buckingham e apareceu no balcão ao lado do duque de Kent, por pouco tempo, protegendo-se com uma bengala.
 
   Com a morte de seu pai, o rei George VI, em 6 de fevereiro de 1952, ela foi coroada em 2 de junho de 1953. Esta é a primeira vez que um monarca britânico alcança tal longevidade no trono. Aos 96 anos, a rainha está no auge de sua popularidade: 75%, segundo o instituto YouGov. O principe ​​Charles, herdeiro do trono, obtém apenas 50% de popularidade,

  Assim como o Jubileu de Diamante em 2012 (sessenta anos de reinado) ou o Jubileu de Ouro em 2002 (cinquenta anos de reinado), este Jubileu de Platina é uma oportunidade para a família Windsor se reconectar com a população e testar sua popularidade. 

  “Esta pode ser a última vez que vemos a rainha em público, sua aparição na sacada do Palácio de Buckingham será comovente a esse respeito. Mas este jubileu é bem-vindo, porque também é a primeira vez em muito tempo que teremos a oportunidade de celebrar algo realmente positivo em relação à família real, e não mortes ou escândalos”, sublinha Omid Scobie, especialista em família real e autora do livro Finding Freedom sobre o "Megxit", a partida do casal Harry e Meghan para a Califórnia.

 Quatro grandes eventos públicos devem pontuar este fim de semana prolongado excepcional – o governo Johnson concedeu dois feriados aos britânicos, quinta e sexta-feira. Hoje, aconteceu o desfile militar Trooping the Colour com soldados da Household Division, da Horse Guard, perto de Downing Street, sede do governo, aos pés do Palácio de Buckingam.