Política

CCS ABRIGA MAIOR EVENTO DE CHOCOLATE DA AL; LUTO NO DIQUE COM CRIME

A crise da segurança na Bahia e a morte do ciclista no Dique do Tororó
Da Redação ,  Salvador | 02/06/2022 às 14:46
Centro de Convenções de Salvador
Foto: CCS
     MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. O Centro de Convenções Salvador (CCS) vai abrigar o maior evento do chocolate e cacau da América Latina. O festival internacional Chocolat Salvador 2022 acontece de 9 a 12 junho e comemora 20 edições e um público de mais de 750 mil pessoas. O evento também terá uma feira de negócios de produtos gourmets e artesanatos baianos. Serão 150 stands e 280 marcas da produção agropecuária da Bahia, com destaque para a agricultura familiar.

 2. Junho garante um calendário bastante diversificado para o Centro de Convenções Salvador. O equipamento, administrado pelo grupo francês GL events, tem ainda na sua agenda desde o 34º Congresso de Cardiologia do Estado da Bahia, que acontece de 2 a 4 deste mês, até um encontro de imersão em inteligência emocional (Método Evo) de três dias (3 a 5 de junho), passando pelo Bahia Muscle Show, um evento nacional de fisiculturismo, agendado para o sábado, 4. 

 3. E quando julho chegar será a vez da 11a edição da Superbahia, a Feira e Convenção Baiana de Supermercados, Atacados e Distribuidores, previsto de 12 a 14 de julho, e um grande show (Samba Piatã), no dia 24, com Thiaguinho, Belo, Sorriso Matoto, Péricles, Dilsinho, Ferrugem, Menos é Mais e Pixote. “Tantas produções diferentes mostra como o CCS é um equipamento versátil para abrigar todo tipo de evento e de diversos tamanhos”, destaca o diretor geral do CCS, Ludovic Moullin.
                                                                                              *******
  4. (Correio) Um professor de educação física de 24 anos morreu depois de ser baleado quando andava de bicicleta no Dique do Tororó, na noite da quarta-feira (1º). Rodrigo Santos Castro foi baleado por volta das 21h, quando conversava ao telefone com a namorada.  As primeiras informações são de que Rodrigo foi vítima de um assalto. Segundo a Polícia Civil, dois ladrões levaram a bicicleta do rapaz. 

  4. "Ele estava com fone de ouvido e a gente foi conversando durante todo percurso. Como eu tava no plantão, dava para conversar tranquilo. Chegou o momento do percurso que só ouvi as pessoas que chegaram nele, 'polícia, polícia', cheguei a achar que era uma abordagem. Mas aí teve os tiros. A última coisa que ele falou foi 'Ai, amor, tiro, tiro, tiro'. E acabou. Ele não falou mais, não respondeu, e a ligação continuou", contou a namorada dele, Cíntia, à TV Bahia.

  5. Alarmada, Cíntia acionou um amigo e a mãe do namorado e começaram a buscar por Rodrigo. Ela saiu do trabalho e foi até o HGE, mas já encontrou o namorado sem vida. "Fico indignada porque as pessoas estão matando as outras por nada. Por objetos, um celular, uma bicicleta", lamentou.

  6. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. Segundo os familiares, Rodrigo estava praticando ciclismo para treinar para um concurso da polícia.

  7. (A TARDE) "Eu voto em Bolsonaro, porque não voto no PT em hipótese nenhuma. Bolsonaro é o único candidato que pode derrotar o PT. Votei em 2018 no primeiro e no segundo turno, e vou votar de novo", disse Paulo Câmara.

  8. “Sempre fui muito claro na minha posição: não voto e nunca votei no PT. E hoje, diante dos nome colocados como pré-candidatos, o meu voto é de Bolsonaro. O que é importante destacar também é que o quadro ainda é de muitas incertezas sobre os verdadeiros candidatos à presidência, inclusive, em relação ao nome do próprio Lula. Mas essas dúvidas serão sanadas em breve, durante as convenções", afirmou Tiago Correia.

  9.  Principal bandeira da União dos Municípios da Bahia (UPB), a PEC da Redução da Alíquota Patronal do INSS das prefeituras conquistou, na tarde desta quarta-feira (01), as 171 assinaturas necessárias para iniciar a tramitação. A matéria recebeu a numeração de PEC 14/2022 e passa a ser analisada pela Câmara dos Deputados. 

  10. A Mobilização da proposta teve início durante a primeira reunião virtual, em abril de 2021, organizada pela UPB, com as Associações do Norte e Nordeste e apoiada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), se tornando pauta nacional durante as mobilizações em Brasília.

  11. O presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, ressaltou que a união das prefeitas e prefeitos baianos fez a diferença na pressão aos parlamentares e será fundamental para consolidar essa conquista municipalista. “Precisamos agradecer ao deputado Cacá Leão que abraçou nossa causa e foi o autor da PEC e a todo apoio que tivemos das Associações Municipalistas do Norte e Nordeste e do movimento municipalista nacional, através da CNM.

  12. A redução da alíquota previdenciária é uma questão de sobrevivência para os municípios, que nos últimos anos perderam a capacidade de investimento. Agora vamos lutar fortemente para aprovar no Congresso”, pontuou o líder municipalista baiano.

  13. O deputado federal Cacá Leão, autor da PEC da Redução da Alíquota, detalhou o trâmite que a proposta seguirá a partir de agora. “Com a finalização das assinaturas da PEC, será instalada uma comissão especial para poder seguir o rito na Câmara. Vou pedir ao presidente Arthur Lira que ele agilize esse processo para que a gente consiga aprovar na Câmara dos Deputados o quanto antes”, explicou.

  14. A PEC 14/2022, que prevê a redução da alíquota patronal do INSS pela metade, com retenção na fonte, significa um alívio para os municípios que, com o passar dos anos, foram obrigados a aumentar os gastos com o índice de pessoal para manter a qualidade dos serviços públicos ofertados. Há duas décadas, os municípios gastavam em torno de 40% ou menos de índice de pessoal, esse percentual hoje passa dos 60%.  Um estudo realizado pela UPB mostra que as prefeituras conseguem arcar hoje, em média, com 7,5% de alíquota. O restante é acumulado em uma dívida impagável.

  15. Os municípios pagam uma das contribuições previdenciárias mais altas aplicadas a empregadores no Brasil – fixado em 22,5%. Desvinculada da realidade local do ente que presta a maior parte dos serviços públicos, a UPB alerta que o alto percentual da alíquota atual estimula o endividamento e limita a capacidade de financiamento dos municípios, impedindo investimentos em infraestrutura, saúde e educação.

  16. Está tramitando na Câmara Municipal de Vitória da Conquista um Projeto de Lei enviado pela prefeita Sheila Lemos (UB) que cria a “Lei Anticorrupção Municipal”. O projeto da Política Municipal de Transparência e Integridade Pública cria instrumentos para aumentar a transparência e o controle dos atos administrativos, assim como incentivar a participação cidadã em todos os processos. O PL foi enviado há um mês para o Legislativo de Vitória da Conquista.

  17. “As ações de transparência estão mais fortes do que nunca em nosso município, fruto de políticas públicas que valorizam e estimulam a participação do cidadão”, afirmou a prefeita Sheila Lemos (UB).

  18. Nesse sentido, se aprovada pela Câmara, a lei criará o Conselho de Transparência e Controle Social; o Fundo de Prevenção à Corrupção, o Comitê de Governança; a Controladoria Interna e a Corregedoria Municipal. Outro instrumento importante de participação popular na gestão, o Conselho de Usuários dos Serviços Públicos, que já existe por decreto, também será reconhecido em lei própria.

  19. Dois homens foram presos e uma submetralhadora, drogas e material para comércio de ilícitos foram apreendidos na Rua do Canal, bairro de Narandiba, por uma guarnição da 23ª CIPM, na madrugada desta quinta-feira (2).

  20. Durante rondas, ao passar pela localidade, os policiais militares avistaram um indivíduo com uma submetralhadora artesanal e uma mochila nas costas. Ao perceber a presença da viatura, ele tentou fugir e entrou em uma residência na comunidade do Canal, ocupada por outro indivíduo. Os dois foram alcançados e detidos em flagrante.   

   21. Dentro do imóvel foram encontrados 10kg de maconha, 50 pinos de cocaína prontos para comercialização, três balanças eletrônicas, dois aparelhos celulares e um relógio. Os presos foram encaminhados para a Central de Flagrantes juntamente com o material apreendido para adoção das medidas cabíveis à Polícia Judiciária.