Política

ACM NETO SUSPENDE AGENDA NO INTERIOR DIANTE DA MORTE DE MARCELO MELO

: A polêmica contratação de Alok para São João de Serrinha. Conselho de Cultura aprova moção de repúdio
Da Redação , Salvador | 21/05/2022 às 15:47
Marcelo Melo
Foto:
      MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Pré-candidato ao governo da Bahia, o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) lamentou, neste sábado (21), a morte do advogado Marcelo Melo, que foi seu assessor político quando era deputado federal.

  2. “Marcelo Melo foi uma das pessoas mais generosas que conheci. Atencioso, criativo e muito dedicado ao trabalho e à família, me acompanhou durante muito tempo na vida publica e também na pessoal. Nos meus três mandatos como deputado federal, Marcelo me ajudou muito em Vitória da Conquista e em toda a região Sudoeste”, disse Neto, que cancelou toda a agenda na região ao ser informado da morte do ex-assessor.

  3. “Neste momento de profunda tristeza e saudade, rezo e peço a Deus para confortar os corações dos familiares e amigos de Marcelo Melo. Político experiente, amigo e homem de caráter exemplar, com certeza deixará muitas saudades nos corações de todos os que o admiravam”, concluiu ACM Neto.

  4. “É hora de viver o novo! Uma experiência mágica nunca vivida em toda região, vem aí: O Multiverso do Sertão. O melhor DJ do Brasil, eleito o 4º melhor do mundo em 2021, acumula sucessos com mais de meio bilhão de reproduções no Spotify”!

  5. Esta foi a frase usada em uma página de rede social da Prefeitura de Serrinha para anunciar o DJ Alok conhecido internacionalmente como uma das atrações do São João 2022. Alok é a sétima contratação e se junta João Gomes, Toque Dez, Batista Lima, Chicabana, Aduílio Mendes e Kátia Cilene que dividirão os palcos que serão montados na Arena Marianão nos dias 22, 23, 24, 25 e 26 de junho.

  6. O Conselho Estadual de Cultura sob a autoria do conselheiro Táta Ricardo Tavares encaminhou Moção de Repúdio contra contratação pela Prefeitura de Serrinha do DJ Alok, como principal atração do São João da Cidade. A moção foi aprovada e o presidente do Conselho, Silvio Portugal, lamentou esse procecimento da Prefeitura e disse que, ao contrário, é preciso valorizar a cultura nordestina, o forró, na época dos festos juninos.

  7. O Conselho diz que não tem nada contra o DJ Alok, mas, o São João não combina com dele e a Prefeitura deveria valorizar a música nordestina para essa época, o forró.

  8. Silenciosa no início, a catarata é a principal causa de cegueira evitável no mundo. Especialista na área, o Dr. David Lucena, médico e presidente do BRASCRS 2022 – maior congresso de catarata e cirurgia refrativa da América Latina, conta que o Brasil possui 6,5 milhões de cegos ou deficientes visuais, sendo que 49% dessas pessoas têm a catarata como causa. 

   9. Além disso, 550 mil novos casos são diagnosticados no país anualmente. O oftalmologista ainda explica que a pandemia, sobretudo em sua fase mais aguda, impulsionou esses números.

  10.“Não tenho dúvidas que houve um grande aumento nos casos de catarata. Todos os esforços do nosso sistema de saúde foram direcionados para a Covid-19, o que não poderia ser diferente. Por se tratar de uma cegueira ou baixa visual reversível, e ser considerado um procedimento eletivo, muitas cirurgias de catarata foram adiadas. Além disso, os pacientes tinham medo de enfrentar um tratamento cirúrgico que poderia ser adiável. 

   11. Se compararmos com o ano de 2019, a queda das cirurgias foi de quase 50% em 2020 e de 20% em 2021. Na Bahia e na maioria dos estados não foi diferente”, detalha o especialista, ressaltando que ainda não existem dados atuais, mas que de uma forma geral, os governantes estão programando uma solução para essa demanda reprimida causada pela pandemia.

  12. A catarata provoca a perda gradativa da visão, deixando-a embaçada com o passar do tempo. Ela é mais predominante na população idosa, porém acomete jovens e crianças. O fumo, a genética, o diabetes, a miopia de alto grau, o elevado consumo de medicamentos com corticoide, a forte exposição ao sol e os traumas oculares, podem potencializar o surgimento da doença. 

  13. O oftalmologista Dr. Amilton Sampaio, que também preside o BRASCRS 2022, diz que é possível reverter a catarata através da cirurgia, através da remoção do cristalino opaco e sua substituição por uma lente intraocular artificial transparente. Enfatiza ainda que a tecnologia tem sido uma grande aliada, já que cada vez mais oferece recursos inteligentes, eficazes em casos simples e complexos.

   14. Equipes do Batalhão de Polícia de Choque (BPChq), da 31ª CIPM, das companhias independentes de policiamento tático (CIPT) Rondesp BTS e Central e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial apreenderam uma pistola na madrugada de sexta-feira (20) na Rua do Lavrador em Valéria.

  15. As guarnições intensificavam o policiamento na região por meio de rondas e abordagens, quando se depararam com um grupo de homens armados que passou a atirar contra os policiais, que revidaram. Após a troca de tiros, foi encontrado um suspeito ferido. Vestido com um fardamento camuflado e uma pistola calibre 9mm. Ele foi socorrido para o Hospital do Subúrbio, onde não resistiu aos ferimentos.

  16. O armamento foi encaminhado ao DHPP, onde a ocorrência foi registrada.

  17. Saiu o edital de licitação para a obra de restauração da estrada de Caculé até o entroncamento da BR-030, na comunidade de Pancadão - numa extensão de 42,5 km, passando pelo município de Ibiassucê. A publicação oficial, neste sábado, 21,  desta concorrência (Nº 111/2022), cumpre o prazo estimado pelo titular da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), Marcus Cavalcanti,  em recente reunião com o deputado federal Waldenor Pereira, o deputado estadual Zé Raimundo, e o prefeito de Caculé, Pedrão.

  18. A restauração desta estrada vem depois dos serviços de melhoria nos trechos entre Urandi e Jacaraci, concluído,  e Jacaraci a Condeúba, como ressalta Waldenor Pereira, que está comemorando a realização de mais este pleito que ele defende com Zé Raimundo. "Estamos especialmente agradecidos ao governador Rui Costa por mais esta obra que vai melhorar o tráfego para as pessoas e o escoamento da produção na região. Quero parabenizar o prefeito de Caculé, Pedrão, e o ex-prefeito de Ibiassucê, que encamparam a luta por essas obras”, destacou Waldenor.

  19. Para ficar ainda melhor, avisa Zé Raimundo, vem aí  a restauração de mais dois trechos, para os quais o Governo do Estado deve abrir concorrência pública em breve: de Caculé a Condeúba e de Rio do Antônio a Ibiassucê. "O governador Rui Costa está fazendo a maior recuperação das estradas da Bahia e não por acaso é o que mais investe em obras em todo o Brasil", elogia o deputado estadual.

   20. Evangélicos dizem que Bolsonaro vencerá a eleição no 1º turno.