Política

PESQUISA IDEIA/EXAME: LULA TEM 41%; BOLSONARO 32%; CIRO 9%; DÓRIA 2%

Publicada hoje pela Exame
Da Redação ,  Salvador | 20/05/2022 às 14:31
Os três primeiros colocados
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   Pesquisa Exame/Ideia divulgada na noite de ontem aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera as intenções de voto no primeiro turno, com 41% no principal cenário da pesquisa estimulada —quando o entrevistado recebe uma lista com os nomes dos pré-candidatos. Ele é seguido pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que tem 32%. O terceiro lugar é ocupado pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que tem 9% das intenções de voto.

O ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB) tem 2%; a senadora Simone Tebet (MDB), a economista Sofia Manzano (PCB), o deputado federal André Janones (Avante) e o cientista político Luiz Felipe d'Avila (Novo) têm 1% cada.

 Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, eles empatam tecnicamente. O ex-deputado José Maria Eymael (DC), a sindicalista Vera Lúcia (PSTU), o coach Pablo Marçal (Pros), o líder de movimento social Leonardo Péricles (UP), o deputado federal Luciano Bivar (União Brasil) e o ex-ministro Aldo Rebelo (PDT) não chegaram a 1%.

Apesar de o nome de Rebelo ter sido testado, ele não deve ser candidato à Presidência da República, visto que está no mesmo partido de Ciro. Brancos e nulos somam 4%, e aqueles que não sabem, 8%. Não é possível fazer uma comparação com o levantamento anterior, divulgado em abril, porque a lista de pré-candidatos é diferente. Naquela ocasião, Lula tinha 42% das intenções de voto; Bolsonaro, 33%; Ciro, 10%; Doria, 3%; Tebet, Janones, Manzano, Eymael e Péricles 1% cada; d'Avila, Vera, Bivar e Rebelo não chegaram a 1%. 

O levantamento ouviu 1.500 pessoas por telefone entre os dias 14 e 19 de maio. O índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-01734/2022.

Sobre o instituto O Instituto Ideia, antigo Ideia Big Data, foi fundado em 2011 e até 2018 realizava pesquisas eleitorais para divulgação exclusiva para seus clientes. Desde julho de 2020, o Ideia mantém uma parceria com a revista Exame, que financia e divulga seus levantamentos sobre intenções de voto. Segundo o próprio Ideia, os métodos utilizados para os levantamentos variam. O Ideia se diz "agnóstico em termos de metodologia" e faz levantamentos eleitorais usando qualquer método.