Policiais militares da Operação Apolo prenderam, no final da tarde de ontem (13), um homem em flagrante por tráfico de drogas na Boca do Rio.
Da Redação , Salvador |
14/05/2022 às 14:57
Prefeito de Feira Colbert Martins Filho
Foto:
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O valor da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) já começa a impactar também na vida do feirense. Os sucessivos aumentos no preço do combustível, que já pesam no bolso do consumidor, são a mais clara prova disso, somados ainda ao aumento da cesta básica.
2. Neste cenário de preocupação, sobretudo no momento de retomada econômica pós pandemia, o prefeito Colbert Filho já solicitou ao Governo do Estado a redução do ICMS.
3. Vale lembrar que desde 2021 Colbert Filho tem reivindicado ao governador Rui Costa a redução do imposto no diesel para empresas de ônibus urbanos que enfrentam grave crise do setor de transporte, essencial à população.
4. "Passados oito meses da nossa reivindicação, oficialmente protocolada na Governadoria, e nenhuma resposta. O poder público tem que proporcionar alternativas que evitem impactos ainda maior a economia, sacrificando a população", pontua o gestor municipal.
*****
5. Tráfico de drogas, insegurança, atendimento médico, obras necessárias, falta de transporte, escolas sendo fechadas, agressão ao público LGBTQIA+. O encontro com lideranças comunitárias de Salvador e região metropolitana, promovido pelo jornalismo do Grupo Aratu na manhã deste sábado (14), foi uma grande reunião de pauta e celebração da parceria estabelecida com os representantes dos bairros na produção de conteúdo multiplataforma, na TV Aratu, Aratu On e Aratube.
6. “Após dois anos de distanciamento, a retomada dos encontros com os líderes comunitários é uma celebração pela relação enriquecedora que vimos construindo ao longo dos anos, alinhada com o propósito do Grupo de ser uma ferramenta para o social, através do entretenimento e, principalmente, do jornalismo, ajudando as comunidades a resolver seus gargalos e atrair boas oportunidades para o desenvolvimento coletivo e qualidade de vida dos baianos. Temos muitas pautas ainda pela frente”, avaliou Matheus Carvalho, gerente de jornalismo da TV Aratu.
7. Essa relação ficou ainda mais próxima e rápida desde o lançamento do Aratube, plataforma de conteúdo colaborativo aberta para qualquer pessoa que queira compartilhar textos, fotos, áudios e vídeos sobre o dia a dia nos bairros. Daniel Fernandes Nuno, coordenador da ferramenta, explicou a importância do uso regular do aplicativo para o jornalismo: “A gente está aqui pra atender a demanda de vocês, do povo. Atualmente, recebemos mais de 5 mil mensagens por dia (no aplicativo de mensagens). O Aratube nos ajuda muito a triar as principais pautas. Temos diversos exemplos de problemas nas comunidades que foram resolvidos a partir de posts dos Aratuberes”.
8. Policiais militares da Operação Apolo prenderam, no final da tarde de ontem (13), um homem em flagrante por tráfico de drogas na Boca do Rio.
9. A guarnição patrulhava a orla da Boca do Rio, quando avistaram uma Renault Sandero na contramão em alta velocidade. Os pms seguiram o veículo, conseguindo interceptá-lo na Av. Octávio Mangabeira, nas imediações de um posto de gasolina.
10. O carro e seu ocupante foram abordados. Foram encontrados, no interior do veículo, 16 porções grandes de haxixe, escondidas num compartimento do carro, além de mais de 30 mil reais em espécie.
11. O homem foi imediatamente preso e encaminhado, com todo o material apreendido, para a Central de Flagrantes, onde o flagrante foi formalizado.
12. Morreu na manhã deste sábado, em Limoeiro, Pernambuco, o cineasta Breno Silveira, aos 58 anos. Ele sofreu um infarto fulminante durante o primeiro dia de filmagens do longa "Dona Vitória", estrelado por Fernanda Montenegro. O diretor começou a passar mal no set, com taquicardia, chegou a ser socorrido, sendo levado para um hospital da localidade, mas não resistiu. A equipe do filme está na região para rodar as cenas da infância da personagem-título. A informação foi confirmada por uma pessoa da equipe de filmagem.
13. Breno Silveira foi diretor do sucesso de bilheteria "2 filhos de Francisco", baseado na história da dupla Zezé Di Camargo & Luciano, do drama "Era uma vez" e de "Gonzaga: de Pai pra Filho". Ele também trabalhou como diretor de fotografia do filme "Carlota Joaquina", de Carla Camurati.
14. O Supremo soltou o quanto pode e agora seus ministros só falam em democracia.
15. O ex-presidente Lula vai se casar dia 18 em festa para a elite. Só 150 convidados especiais.
16. Ipespe: Luca fica estável com 44% das intenções de votos; Bolsonaro cresce para 32%; Ciro, 7%.
17. O equilíbrio fiscal dos municípios foi tema central do Encontro Nordeste Unido pelo Desenvolvimento, sediado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), nesta sexta-feira (13). O evento reuniu presidentes de associações municipalistas de seis estados nordestinos para debater problemas comuns aos municípios da região e propor ações para o desenvolvimento do Nordeste.
18. Os líderes municipalistas destacaram na ocasião a necessidade do Congresso Nacional pautar questões como redução da alíquota patronal INSS paga pelas prefeituras e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O encontro chegou à etapa da Bahia após ser realizado em outras quatro capitais (Recife, Fortaleza, Maceió e Aracaju), sendo realizado em parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM). Com a presença do vice-governador da Bahia, João Leão, foi lida ao final do evento a carta do Nordeste com encaminhamentos e intenções.
19. Como anfitrião, o presidente da UPB e prefeito de Jequié, Zé Cocá, ressaltou que o debate sobre o SUAS e a redução da alíquota do INSS são questões de sobrevivência para os municípios, sobretudo os do Nordeste que contam com uma menor base arrecadatória. “Estamos vivendo uma questão fiscal preocupante e a redução da alíquota previdenciária é uma questão de sobrevivência.
20. Os municípios nos últimos anos perderam a capacidade de investimento. Há duas décadas, gastavam em torno de 40% ou menos de índice de pessoal, esse percentual hoje passa dos 60%. Houve um achatamento da receita e aumento das despesas”, pontuou o líder municipalista baiano ao defender a redução da alíquota patronal pela metade para o equilíbrio fiscal das gestões locais.
21. A UPB lembra que os municípios pagam uma das contribuições previdenciárias mais altas aplicadas a empregadores no Brasil – fixado em 22,5%. Desvinculada da realidade local do ente que presta a maior parte dos serviços públicos, o alto percentual da alíquota atual estimula o endividamento e limita a capacidade de financiamento dos municípios, impedindo investimentos em infraestrutura, saúde e educação.
22. Isso fez a UPB buscar o apoio do deputado federal Cacá Leão, que protocolou na Câmara uma Proposta de Emenda Constitucional para reduzir pela metade a contribuição social dos municípios. A matéria está em fase de coleta de assinaturas para iniciar a tramitação. Durante o evento, os presidentes das associações se comprometeram em mobilizar as bancadas dos seus estados para subscrever a proposta.