Nos próximos dias 29 e 30 de março, acontecem as eleições do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed). A novidade este ano é que o pleito ocorrerá apenas no formato virtual. O voto poderá ser registrado das 8h às 17h, através do celular, tablet, computador ou notebook, em link que será disponibilizado pelo sindicato aos filiados.
Em toda a Bahia, cerca de 4.200 médicos e médicas estão habilitados a votar nesta eleição que, de acordo com a Dra. Telma Carneiro Cardoso, médica anestesiologia e candidata à vice-presidência do Sindimed pela Chapa 1 – Luta Médica, está marcada pelo desejo de mudança entre a categoria, que viu a atual gestão fechar delegacias sindicais regionais e deixar de fiscalizar as condições de trabalho dos colegas.
“A precarização do trabalho médico é causa de diversos males e nós, mulheres médicas, somos ainda as maiores vítimas dessa enfermidade profissional. A falta de direitos trabalhistas, como licença maternidade, décimo terceiro e férias nos traz grandes dificuldades. A Luta Médica estará ao seu lado para conquistar esses direitos,” destaca Telma Carneiro.
Conheça os integrantes da Chapa 1 – Luta Médica
Empenhada em garantir direitos profissionais e buscar melhorias essenciais para o trabalho médico, a Chapa 1 - Luta Médica é composta por 22 membros (https://www.lutamedica.com.br/quem-somos/), sendo liderada pelo médico generalista, Dr. Francisco Magalhães, que assume o compromisso de lutar por honorários dignos, abertura de concurso público, diminuição da sobrecarga de trabalho e implantação do plano de carreira, entre outros direitos da categoria.
Dr. Francisco é formado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, com atuação na capital e em diversas cidades do interior do estado, a exemplo de Camaçari, Euclides da Cunha e Ipirá e vem de uma longa trajetória de defesa da categoria e da prestação de serviços de saúde de qualidade, tendo sido diretor do Departamento Jurídico, vice e presidente do Sindimed em gestões anteriores.
“Estamos prontos para escutar as demandas dos nossos colegas e unir forças para conquistar a dignidade profissional que merecemos. É por isso que, para fazer valer a nossa vocação de cuidar, queremos eleger a Chapa 1 – Luta Médica,” reforça Dr. Francisco ao reafirmar seu compromisso em retomar a regionalização do sindicato e fortalecer as estruturas da instituição para defender as causas da categoria.
Na diretoria executiva, a Chapa 1 - Luta Médica é formada pelas as médicas Dalva de Andrade Monteiro e Ivete Maria Santos e pelos médicos Renan Oliveira de Araújo, Luiz Américo Pereira Câmara, Ivete Maria Santos, Deoclides Cardoso Oliveira e João Paulo Queiroz Farias. As Diretorias Regionais contam com Celso Moura Lago (Barreiras), Antônio José Santiago Lima (Feira de Santana), Tarcisio Machado da Rocha (Irecê), Luiz Carlos Dantas de Almeida (Vitória da Conquista) e Lissandro Barbosa da Silva (Ilhéus).
Atualização cadastral
Para votar, as médicas e médicos devem realizar a atualização cadastral no site do Sindimed, estar filiada(o) há, pelo menos, quatro meses da data de votação e adimplente com as taxas sindicais. A realização da votação on-line facilitará o registo dos votos, especialmente dos profissionais que atuam no interior do Estado, tornando o processo eleitoral mais rápido. A Chapa eleita assumirá a diretoria e Conselho Fiscal e do Sindimed pelo período 2022-2026.
SERVIÇO
O Que: Eleições para o Sindimed
Quando: 30 e 31 de Março, das 08 às 17h.
Onde: Virtual
Contato: 71 987021291