Política

EVITE BLOQUEIO: PROVA DE VIDA NO GOVERNO DA BAHIA SE ENCERRA QUINTA.

Número de mortos no estado da Bahia pela Covid chega a 28.345
Tasso Franco , Salvador | 09/02/2022 às 19:21
Se o servidor não provar que está vivo é bloqueado o salário
Foto: SAEB
      MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O boletim epidemiológico desta quarta-feira (9) registra 28.289 casos ativos de Covid-19 na Bahia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 5.684 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,40%), 7.003 recuperados (+0,51%) e mais 64 óbitos. Dos 1.424.629 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.367.995 já são considerados recuperados e 28.345 tiveram óbito confirmado.

  2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

  3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.734.281 casos descartados e 322.300 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quarta. Na Bahia, 59.637 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  4. Até o momento temos 11.256.242 pessoas vacinadas com a primeira dose, 9.943.114 com a segunda dose ou dose única e 2.897.085 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 267.763 crianças já foram imunizadas.
                                                  *****
   5. Após morte da grávida Jessica Regina Macedo Carmo, na cidade de Santo Estevão, região de Feira de Santana, familiares e amigos da vítima realizaram um ato nesta quarta-feira (9), na frente do fórum da cidade, para pedir a prisão preventiva do suspeito, o ex-vereador George Passos. 

  6. "Primeiro ele [promotor] me disse que já estava no caso, que entrou em contato com delegado de Feira de Santana e que tem muita gente empenhada em solucionar o caso da minha irmã. Só que a gente quer uma resposta sobre a prisão preventiva e isso não aconteceu", afirmou Vitória Régis, irmã de Jessica, em entrevista à TV Bahia. 

  7. A irmã da vítima contou que um promotor do Ministério Público afirmou que a prisão preventiva do suspeito ainda não foi pedida, porque a Polícia Civil não tem elementos suficientes para fazer a solicitação à Justiça.

  8. Após deixar o PP, o deputado estadual Júnior Munir afirmou nesta quarta-feira, 9, que terá uma conversa com o secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT) antes de definir sua próxima legenda. Afirma que seguirá Jaques Wagner.

  9. A saída de Muniz do PP foi "oficializada" pelo painel da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que trouxe a informação de que o deputado estava sem partido, o que surpreendeu a muitos colegas.

  10. Muniz disse que se desfiliou do PP "em comum acordo com a turma toda", mas reconheceu que seu apoio irrestrito à candidatura de Jaques Wagner (PT) ao governo da Bahia teve peso, já que há no PP uma indefinição - o vice-governador João Leão, presidente estadual da sigla, afirma há meses que deseja concorrer ao Executivo, e recentemente colocou como opção uma candidatura ao Senado. 

  11. O Ministério Público estadual requereu à Justiça, em ação civil pública ajuizada hoje, dia 9, decisão liminar que obrigue o Município de Teixeira de Freitas a providenciar o retorno imediato das atividades presenciais nas escolas públicas municipais, com atendimento das medidas sanitárias de prevenção ao contágio do coronavírus. 

  12. Segundo os promotores de Justiça Moisés Guarnieri e Michele Resgala, o Município publicou decreto, no último dia 4, que mantém as atividades escolares na forma remota na rede pública municipal, enquanto permite o retorno presencial da rede privada de ensino e a realização de eventos, reuniões e atividades como casamentos, formaturas, aniversários, eventos esportivos, atos religiosos, abertura de bares, lanchonete, entre outros. 

  13. “O Decreto Municipal nº 83/2022, do município de Teixeira de Freitas, viola direitos constitucionais de acesso à educação de crianças e adolescentes matriculados na rede pública municipal de ensino”, afirmam os promotores na ação. 

  14. Os promotores destacam que, desde a disponibilidade de vacinas para a Covid-19, governos estadual e municipais têm realizado adequações nos espaços físicos das escolas para retomada das aulas, seja de forma presencial ou semipresencial. Eles pontuam que, desde o último dia 7, teve início as aulas 100% presencial na rede pública de ensino estadual.

  15. O presidente da Câmara Municipal de Feira de Santana, Fernando Torres (PSD), ameaçou "surrar" o colega Lulinha (DEM), em sessão nesta quarta-feira, 9. A discussão começou quando Lulinha afirmou que Torres não tinha pulso, por permitir manifestações de camelôs, que ocupavam a tribuna da Casa.

  16. "Você diz que eu sou presidente sem pulso, eu tenho pulso de lhe retirar do plenário, e se você achar ruim, de lá fora lhe dar uma surra", disse o presidente da Câmara. "Venha me tirar do plenário. Vossa Excelência tem que manter o respeito", rebateu Lulinha.

  17.  Termina nesta quinta-feira (10.02) o prazo para que os aposentados e pensionistas convocados para a prova de vida em janeiro possam executar o procedimento sem sofrer impacto no recebimento dos seus proventos. Em paralelo, já podem agendar a prova de vida também os beneficiários convocados pelo Estado para o mês de fevereiro. 

  18. O cronograma segue o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor falecido que gerou a pensão previdenciária, e é este período que deve ser seguido para evitar bloqueios

 19.  "A prova de vida permite à Previdência ter mais controle sobre seus beneficiários, evitando pagamentos indevidos e tentativas de fraudes", explica a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), Sílvia Machado.

  20. Para garantir mais comodidade e segurança aos beneficiários, a prova de vida está sendo feita por videoatendimento ou presencialmente nos postos da Rede SAC. Em qualquer opção, é preciso realizar agendamento prévio por meio do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br) ou no call center da Suprev pelos telefones 0800 071 5353 (para chamadas de telefone fixo, celular ou DDD) e (071) 4020-5353 (para ligações originadas do interior do estado e de celular). Mais informações podem ser conferidas por meio do Portal do Servidor no endereço http://www.portaldoservidor.ba.gov.br/prova-de-vida-aposentados-e-pensionistas.