1. Com o registro de 35.349 casos ativos de Covid-19 nesta quinta-feira (3), a Bahia atinge até então maior número deste indicador em toda a pandemia. Anteriormente o maior registro havia sido feito em 29 de janeiro de 2022, com 31.884 ativos. Outro recorde alcançado hoje foi o incremento de novos casos em 24 horas, no total 15.536 (taxa de crescimento de +1,13%). Antes, o mais elevado registro havia sido feito em 27 de junho de 2020, com o total de 8.822.
2. O boletim registra ainda 9.631 recuperados (+0,73%) e 51 óbitos nas últimas 24 horas. Dos 1.389.564 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.326.138 já são considerados recuperados e 28.077 tiveram óbito confirmado.
3. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.
4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.730.346 casos descartados e 316.427 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas desta quinta-feira. Na Bahia, 58.462 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
5. Até o momento temos 11.195.219 pessoas vacinadas com a primeira dose, 264.651 com a dose única, 9.576.738 com a segunda dose e 2.601.934 com a dose de reforço. Do público de 5 a 11 anos, 167.400 crianças já foram imunizadas.
*****
6. O elevado número de pessoas sem a dose de reforço tem preocupado a Prefeitura de Salvador: quase 534 mil soteropolitanos estão habilitados para receber a 3ª dose, mas ainda não compareceram aos pontos de imunização para receber o reforço. Para reverter este cenário, acontece nesta sexta-feira (4) o mutirão exclusivo da 3ª dose, das 8h às 16h, em quase 50 postos distribuídos pela cidade.
7. Prevenir as formas graves da Covid-19 e, consequentemente, diminuir o risco de óbito estão entre os principais motivos que reforçam a necessidade de realizar o ciclo completo de vacinação contra a doença – isso porque, após alguns meses desde a segunda dose, a resposta imunológica tende a diminuir. A chamada terceira dose ou dose de reforço é necessária para aumentar a proteção contra a Covid-19, inclusive com as novas variantes.
8. Poderão se dirigir aos pontos de imunização pessoas com idade igual ou superior a 18 anos, gestantes e puérperas que tomaram a 2ª dose até o dia 4/10/2021. Todos devem estar com o nome na lista no site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br. No ato da imunização deverão apresentar cartão SUS e caderneta de vacina.
9. Para a realização do mutirão neste dia, estarão suspensas as aplicações da 1ª e 2ª dose para todos os públicos, bem como também não será ofertada a 3ª dose para imunossuprimidos.
10. (FEIRA) A vacinação de crianças de 5 anos contra a Covid-19 será retomada nesta sexta-feira, 4, após a Secretaria Municipal de Saúde receber uma nova remessa de doses.
11. A imunização desse grupo acontece exclusivamente nas Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora, das 8h às 21h.
12. Também haverá aplicação da primeira, segunda, terceira e quarta doses da vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 17h, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) e no Shopping Popular Cidade das Compras, das 8h às 16h.
13. Confira os grupos e locais de vacinação: CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS (11 MESES E 29 DIAS)
A vacinação para esse grupo acontece nas Unidades de Saúde da Família vinculadas ao Programa Saúde na Hora das 8h às 21h - confira os endereços no final da matéria.
14. A criança só pode ser vacinada na presença dos pais ou de um responsável legal. Será obrigatório apresentação de cartão SUS ou CPF, RG ou certidão de nascimento e caderneta de vacinação. Os vacinados devem permanecer por pelo menos 20 minutos em observação, sob supervisão do médico, nas unidades de vacinação.
15. PRIMEIRA DOSE EM ADOLESCENTES ENTRE 12 E 17 ANOS - Adolescentes entre 12 e 17 anos podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Shopping Popular e nos distritos, das 8h às 16h; nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Irmã Dulce, Cassa, Mangabeira, Caseb I, Serraria Brasil, Dispensário Santana e Subaé, das 8h às 17h.
16. Também haverá imunização para esse público nas Unidades de Saúde da Família (USFs) Centro Social Urbano (CSU), Caseb II, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Alto do Papagaio, Asa Branca III, Campo limpo II, Aviário I e II, Conceição II, Feira VI-I e II, Francisco Pinto, George Américo III, IV e Campo Limpo IV, Santo Antônio dos Prazeres I e II, Tomba I e III, das 8h às 16h.
17. Vinte e cinco auditores-fiscais da Receita Federal do Brasil, lotados em Salvador, já entregaram os cargos de chefia ao governo em adesão à mobilização nacional da categoria. Os auditores também fazem uma operação padrão no Porto e no Aeroporto da capital baiana, o que vem causando atrasos e impactos significativos nos processos de liberação das mercadorias importadas.
18. Com mecanismos mais rígidos de conferência, o tempo de despacho das cargas hoje já é cinco vezes maior do que o habitual. A categoria chama a atenção para a mobilização, que denuncia o corte de 51,4% do orçamento da Receita Federal para 2022, feito pelo Governo Federal, e que põe em risco o funcionamento do órgão a partir do segundo semestre.
19. Além disso, os auditores-fiscais reivindicam a regulamentação do bônus de eficiência que a categoria aguarda desde 2016, após acordo, que gerou a Lei 13.464, editada em 2017. A mobilização na capital baiana é capitaneada pela Delegacia Sindical de Salvador do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Sindifisco).
20. A mobilização ‘Ressignificando Vidas’ vai promover um mutirão com serviços gratuitos voltados para a saúde preventiva no próximo sábado (05), às 08h30, na Avenida Beira Mar, bairro da Ribeira, em Salvador, próximo ao Colégio da Polícia Militar. A ação ao ar livre tem o intuito de estimular a prática de exercícios físicos e a adoção de hábitos para uma vida saudável.
21. O interessado vai ter acesso a treino funcional com orientação do personal Heider Miranda, especialista em emagrecimento, além de uma equipe multidisciplinar para apoio nutricional e oftalmológico da A.R. Vision. No local, serão ofertadas as verificações de pressão arterial e níveis glicêmicos.
22. Será exigido o uso de máscara de proteção individual para evitar a disseminação da Covid-19. “Encarar um período de isolamento fez com que muitos valorizassem mais a saúde e essa estratégia, além de ser espaço aberto para deixar para deixar o público mais à vontade, vai ampliar a visão sobre a funcionalidade dos espaços públicos como aliados na vida saudável com a inclusão de atividades físicas”, explica Heider.