Política

RUI COSTA DIZ QUE VAI VACINAR AS FILHAS MENORES E LAMENTA POLITICAGEM

Confira a sequência das vacinações em Salvador e Lauro de Freitas
Tasso Franco , Salvador | 01/02/2022 às 19:38
Governador na Assembleia Legislativa, hoje, na abertura dos trabalhos 2022 da Casa
Foto: Alberto Coutinho
  MIUDINHAS GLOBAIS:

1. (CORREIO) O governador Rui Costa falou nesta terça-feira (1º) que vai vacinar as filhas, Marina e Malu de 8 e 6 anos, contra a covid-19. Como isso ainda não aconteceu, muitas notícias falsas estão sendo disseminadas afirmando que o petista não confiaria na vacina para crianças, o que ele nega. Ele diz que vai processar quem está usando as imagens das filhas para espalhar mentiras.

2. "Minhas filhas serão vacinadas por uma simples razão, porque eu acredito na ciência, lutei para vacina chegar no Brasil. Agora só aumenta minha indignação como ser humano, como pai, de ver que esse tipo de gente é tão inescrupuloso que não tem limite", afirmou Rui, depois da sessão que marcou abertura dos trabalhos parlamentares em 2022. "São desprovidas de qualquer caráter, de usar imagens de criança. Estou processando todos eles", acrescentou. 

3. Ele reforçou: "Sou defensor da ciência, da vida, e espero o quanto antes poder vacinar minhas filhas, e não farei ato político com isso. Não vou expô-las com fotografia, não me sinto cobrado por irresponsáveis inescrupulosos como esses".

4. Ele destacou que as filhas não serão usadas no debate político. "Não vou ser tolerante com quem não respeita crianças, mulheres, a vida", disse. "Não vou submetê-las a qualquer debate político ou expô-las", garantiu. "É triste ver o Brasil, com gente patrocinada com dinheiro público, de forma organizada a partir do gabinete do ódio, insistir nessa estratégia de caluniar, difamar, mentir, tentando impôr sua mentira sobre a verdade", lamentou.
                                              ******
5. A estratégia de vacinação infantil contra a Covid-19 em Lauro de Freitas vai disponibilizar, nesta quarta-feira (02), das 8h às 12h, novas doses para crianças cadastradas até o dia 31 de janeiro, da seguinte forma: Pfizer para pequenos de 5 anos (sem comorbidades) e 6 a 11 anos (com comorbidades), na Unime, no Centro; e Coronavac para idades entre 6 e 11 anos (sem comorbidades), na Escola 2 de Julho, na Itinga. 

6. Os pais ou responsáveis legais das crianças devem levar aos locais de vacinação documento de identificação, comprovante de residência, cartão SUS ou CPF, além do formulário de autorização para a vacinação preenchido e assinado. Para ter acesso ao documento basta acessar o site da prefeitura (www.laurodefreitas.ba.gov.br) ou no local da vacinação. Para as crianças com comorbidades é necessário apresentar também a original e uma cópia do relatório médico atualizado. 

7. A administração municipal reforça que para receber a dose é necessário que a criança tenha sido cadastrada no site da prefeitura e não esteja apresentando nenhum sintoma gripal ou respiratório como febre, dor de garganta ou coriza. Após serem vacinadas, as crianças permanecem no local, em observação, por vinte minutos.

8. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SESA) indicam que desde o dia 16 de janeiro, mais de 4.600 crianças já receberam a primeira dose dos imunizantes da Pfizer ou Coronavac disponíveis para a faixa etária de 5 a 11 anos.

9. Com a instalação de três pórticos da Prefeitura para fiscalização da orla da Barra, a Guarda Civil Municipal (GCM) vem atuando, desde o último fim de semana, na orientação da população sobre a importância de evitar aglomerações e do uso de máscaras na região. Entre a última sexta-feira (28) e o domingo (31), os agentes da GCM distribuíram cinco mil máscaras, sendo 700 na sexta, duas mil no sábado e 2,3 mil no domingo.

10. Os pórticos estão instalados próximo ao Farol da Barra, perto do Porto da Barra e o terceiro nas imediações do Barra Center. De acordo com o diretor de Segurança Urbana e Prevenção à Violência da GCM, Maurício Lima, a avaliação do primeiro fim de semana de atuação na localidade foi bastante positiva.

11. “Além da distribuição de máscaras, que nos surpreendeu pela alta demanda, ou seja, pelo grande número de pessoas circulando sem este equipamento de proteção individual depois de dois anos de pandemia, nossa fiscalização contribuiu para reduzir em 50% as aglomerações na orla da Barra. Devemos continuar essa ação nos próximos fins de semana”, disse Lima. Ele frisou ainda que a abordagem da GCM é exclusivamente pedagógica, sem repressão aos transeuntes.

12. A GCM também atuou com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) na fiscalização dos protocolos sanitários nas feiras livres, bem como apoiou a Transalvador nas blitz de Lei Seca. Os agentes ainda acompanharam a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e a Polícia Militar (PM-BA) na Operação Sílere, que combate violações à Lei do Silêncio.

13. Ao todo, 100 guardas estiveram nas ruas no último final de semana, auxiliando, inclusive, no patrulhamento preventivo de parques públicos e praias. Durante as ações preventivas e de ordenamento, não houve registros de ocorrências relevantes.

14. A cantora Marcia Short recebeu nesta segunda-feira (31) a outorga de Doutora Honoris Causa da Ordem de Capelães do Brasil e da Faculdade Febraica, em cerimônia realizada no Museu de Arte da Bahia, em Salvador. A honraria é o reconhecimento mais importante que um estabelecimento de ensino superior pode conceder a uma personalidade que tenha se destacado por sua contribuição à humanidade, nas áreas de educação, cultura, defesa de direitos humanos etc.

15. O convite foi feito pela Ordem de Capelães do Brasil por indicação de Táta Ricardo Tavares, líder religioso e presidente da Câmara de Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Natural da Bahia (CPHAAN) do Conselho Estadual de Cultura (CEC).

16. Marcia comemorou a homenagem em suas redes sociais: “Nesta caminhada, o reconhecimento é o melhor combustível que temos para nos impulsionar a seguir na trilha de fazer o que se gosta. Muito feliz e grata pelo convite!”.

17. Sepultada hoje em Salvador Alaide do Feijão. O Olodum fez uma saudação à sua conselheira.

18. A Prefeitura de Salvador segue, nesta quarta-feira (2), com a vacinação contra Covid-19 em diversos pontos da cidade, das 8h às 16h. Será ofertada a 1ª dose do imunizante CoronaVac na repescagem de pessoas com 18 anos ou mais, e também para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos.

19. A 2ª e 3ª doses também serão administradas de acordo com os aprazamentos para cada público. A vacinação continua sendo exclusiva para os indivíduos que estiverem com o nome na lista do site da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), no endereço www. saude. salvador. ba. gov. br .

20. Neste dia, estará suspensa a aplicação da 1ª dose para crianças com 5 anos; crianças e adolescentes de 6 a 17 anos com comorbidades e deficiência permanente; gestantes e puérperas, bem como da 3ª dose para imunossuprimidos, gestantes e puérperas, e voluntários de pesquisas.