Política

OMS ANUNCIA MEDICAMENTO BARICITINIB PARA TRATAMENTO DE CASOS DE COVD

Cresce um pouco mais número de infectados segundo a SESAB
Tasso Franco , Lisboa | 15/01/2022 às 17:40
Novo medicamento no tratamento da Covid
Foto: Reuters
  MIUDINHAS GLOBAIS:

1. A Bahia registrou neste sábado (15) 8.732 casos ativos de Covid-19. A última vez que o estado teve um número de ativos maior ao de hoje foi em 24/07/21, quando foram registrados 9.042 ocorrências. O boletim epidemiológico aponta ainda que, nas últimas 24 horas, foram computados 918 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,07%), 738 recuperados (+0,06%) e 8 óbitos. Dos 1.287.084 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.250.694 já são considerados recuperados e 27.658 tiveram óbito confirmado.

2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.711.183 casos descartados e 279.547 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até às 17 horas deste sábado. Na Bahia, 53.477 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

4. Até o momento temos 10.881.885 pessoas vacinadas com a primeira dose, 264.125 com a dose única, 8.969.677 com a segunda dose e 1.722.972 com a dose de reforço.

5. Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que o medicamento baricitinib, que também é usado para a artrite reumatóide, é fortemente recomendado para tratar doentes de covid-19 graves ou em estado crítico, em particular se for usado em combinação com corticosteróides, diz em comunicado de imprensa;.

6. Em ato que será realizado na segunda-feira (17), às 10h30, no Parque de Exposições, em Salvador, o governador Rui Costa vai entregar ambulâncias, máquinas pesadas e equipamentos para as prefeituras de cidades atingidas pelas fortes chuvas no estado.

7. Rui ainda assinará convênio com os municípios para construção de casas, por meio do Programa Bahia Minha Casa, com prioridade de atendimento às famílias que estão desabrigadas. Também serão entregues tratores e roçadeiras pela Secretaria da Agricultura (Seagri).

8. Com o objetivo de apoiar os reparos e a reconstrução de estradas, serão entregues 42 máquinas: 12 motoniveladoras, 15 pás carregadeiras e 15 escavadeiras hidráulicas.

9. O SAC Móvel prorrogou o atendimento em cidades do Extremo Sul da Bahia. As carretas chegaram em Dário Meira, Itambé e Ubaíra no início do ano e vão permanecer nos três municípios até a próxima quinta-feira (20). Os serviços disponíveis são RG, CPF e Antecedentes Criminais, além da Ouvidoria Geral do Estado (OGE). Vale ressaltar que o atendimento é 100% gratuito, incluindo a carteira de identidade.

10. Em atenção às famílias atingidas pelas fortes chuvas, o SAC Móvel está no Extremo Sul baiano desde o dia 17 de dezembro, quando atendeu às populações de Itamaraju, Medeiros Neto e Prado até 30 de dezembro. No total, o serviço já contabilizou mais de seis mil atendimentos na região. O atendimento é de 8h às 17h, por ordem de chegada.

11. A coordenadora do SAC Móvel, Cimária Silva, reforça a importância dessa medida para a população. "É com muito amor e dedicação que estaremos juntos, de mãos dadas, para prestar serviços de cidadania em um momento tão delicado", explicou. Em caso de dúvidas, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site institucional do SAC (www.sac.ba.gov.br) e o call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de fixo).

12. Confira os locais de atendimento do SAC Móvel até 20 de janeiro: - Dário Meira: Praça José Dantas Farias, próximo à Prefeitura;
 Itambé: Praça San Fili, próximo ao Centro de Abastecimento de Itambé;
 Ubaíra: Praça dos Três Poderes, próximo à Prefeitura.

13. Joias, perfumes importados e um relógio avaliados em R$ 20 mil foram recuperados, na sexta-feira (14), após terem sido roubados no dia 3 de janeiro deste ano em uma residência no município de Teixeira de Freitas. Um dos autores do crime foi conduzido para a delegacia.

14. Desde o ocorrido, policiais da Delegacia Territorial (DT) do município, com o apoio da Coordenação de Apoio Técnico à Investigação (Cati) da região Sul, estavam diligenciando no sentido de localizar os autores.

15. Foram recuperados um bracelete com pedras de brilhantes, nove brincos, três pingentes, três pulseiras, sete anéis e uma corrente, todos de ouro, além de três perfumes importados e o relógio.

16. “Recebemos denúncias anônimas informando que um dos autores estaria escondido na comunidade de ‘Pedra Mole’, no município de Itamaraju. Ao chegar no local encontramos o homem que tentou fugir e era o mesmo que aparecia nas imagens de segurança da casa vítima”, explicou a coordenadora da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coopin), delegada Valéria Chaves.

17. Parte dos objetos furtados foi encontrada com ele, que confessou o crime. Os policiais seguem nas buscas para localizar a segunda pessoa envolvida e recuperar o restante dos bens. O homem foi conduzido para a delegacia onde foi ouvido e responderá pelo crime de furto qualificado.