A essa altura Carnaval no modelo grandioso em Salvador está riscado do mapa
Tasso Franco , Valencia |
04/01/2022 às 15:30
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. O decreto estadual que estabelece as normas para a realização de eventos com a presença de público na Bahia foi atualizado e terá uma nova versão publicada no Diário Oficial desta terça-feira (4). Atividades com até 5 mil pessoas continuam sendo permitidas, de acordo com o documento assinado pelo governador Rui Costa. Também estão mantidos a obrigatoriedade da comprovação da vacinação contra a Covid-19 e o uso de máscaras.
2. A atualização do decreto estabelece uma nova referência para impor a restrição de eventos com, no máximo, 100 pessoas. Esta limitação de público será válida, a partir de agora, nos municípios que fizerem parte da macrorregião de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid se mantenha, por cinco dias consecutivos, superior a 75%. Antes, a referência era de 50% de ocupação dos leitos.
3. O decreto passa a vigorar nesta terça (4) e tem validade até 14 de janeiro.
4. O restaurante Benedita vai mudar de endereço, buscando mais conforto e segurança para seus clientes. Em breve, a chef Emanuele Nascimento estará de volta no comando da nova cozinha, que está sendo montada em um ponto mais central da cidade. Além de melhor acesso, o restaurante terá uma melhor distribuição de mesas, mais vagas de estacionamento e espaço aberto para cursos de churrasco.
5. O ponto de coleta que a Casa Pia de São Joaquim manteve para receber doações para as vítimas baianas das fortes chuvas no Estado seguirá ativo até esta sexta-feira (7), das 8h30 às 15h. O local está recebendo roupas, lençóis, cobertores, sapatos (limpos e em bom estado), água mineral e alimentos não perecíveis, que serão encaminhados à população necessitada nas regiões afetadas.
6. Ações sociais e de filantropia estão na essência da Casa Pia, cuja localização estratégica possibilita que a população da Cidade Baixa, do entorno da Península de Itapagipe e do Subúrbio Ferroviário, possa colaborar ainda mais com diferentes ações. A instituição fica na Avenida Jequitaia, 375, no bairro da Calçada.
7. Após iniciar, em 14 de dezembro, as reuniões com gestores públicos e as visitas aos empreendimentos afetados pelas chuvas no extremo sul da Bahia – nos municípios de Medeiros Neto e Jucuruçu -, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), em conjunto com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), começou a expansão de atendimento com o crédito emergencial aos empreendedores nos municípios baianos em situação de emergência, reconhecida por decreto, devido às fortes chuvas.
8. Termos de cooperação técnica foram encaminhados aos municípios, que deverão indicar servidores que irão atuar nas ações dessa operação emergencial. Para capacitar os agentes públicos municipais envolvidos, a Desenbahia e a Setre iniciaram um treinamento sobre os trâmites de operacionalização, para que a linha de crédito emergencial seja disponibilizada a quem precisa com a maior celeridade possível.
9. Outra providência para a expansão dos atendimentos, adotada por determinação do governador Rui Costa, foi a instalação de um posto avançado na cidade de Itabuna, no SAC do Shopping Jequitibá, no dia 29 de dezembro de 2021, numa parceria entre Desenbahia, Setre e prefeitura municipal, para ofertar o crédito emergencial.
10. Mais três postos avançados de atendimento iniciarão as atividades nesta quarta-feira (5), nos municípios de Santa Inês, Ipiaú e Itapetinga. Em Santa Inês, o posto funcionará no Credibahia, Sala do Empreendedor, na Praça Luiz Teófilo. Em Ipiaú, o atendimento estará disponível no SAC, na praça Ruy Barbosa, centro. Em Itapetinga, os empreendedores podem buscar atendimento também no SAC, na Avenida Presidente Kennedy.
11. Desde o lançamento da linha de crédito, procedimentos específicos foram adotados pela Desenbahia. Cerca de 430 empreendedores comprovadamente atingidos pelas chuvas manifestaram interesse pelo crédito disponibilizado pelo Governo do Estado, por meio das ações conjuntas entre Desenbahia, Setre e respectivas prefeituras. No dia 23 de dezembro, ocorreram as primeiras liberações dos recursos.
12. Após as verificações e avaliação simplificada de crédito, os contratos são elaborados e enviados para assinatura dos mutuários, que iniciarão o ano com condições de reconstruir suas atividades.
12. Com o objetivo de promover a melhoria do desempenho escolar e a redução do índice de evasão na rede municipal de ensino, Salvador recebeu, na tarde desta segunda-feira (3), os 250 novos integrantes do programa Agentes da Educação. A cerimônia de apresentação foi realizada na segunda-feira (3), no auditório do Parque Social, no Itaigara.
13. Desenvolvido desde 2015 em parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), e o Parque Social, o programa tem o papel de aproximar a comunidade, a família e a escola, contribuindo de forma efetiva para melhorar o aprendizado dos alunos. A iniciativa deverá contratar mais 150 estagiários nos próximos meses, que vão auxiliar as escolas do Município, totalizando 400 contratações.
14. “O agente faz a conexão da escola com a família ou comunidade. Além disso, acompanha o aluno, no sentido de identificar as dificuldades. O foco é a redução da evasão escolar. É um trabalho muito importante, principalmente nessa retomada das atividades na educação municipal, trazendo os alunos a retomarem as aulas presenciais”, explicou a coordenadora do programa, Renata Sousa.
15. Uma das agentes de educação, a estudante do terceiro semestre de Pedagogia, Elaine Dantas, de 22 anos, disse estar com bastante expectativa para o trabalho a ser desenvolvido em sala de aula e fora dela. “Esse programa vai me ajudar bastante a crescer profissionalmente dentro da área que eu quero atuar. Quero poder contribuir no desenvolvimento dos alunos e da instituição”.
16. Outra agente da educação, a estudante Andrea Santos, de 49 anos, disse ter sido atraída pela proposta do programa. “Eu acredito muito nesse trabalho de combate à evasão escolar e acho que a proposta casa com o meu sentimento diante disso. Estou muito feliz por ser uma das contratadas para estar atuando diretamente dentro da sala de aula”, relatou.
17. O Instituto do Meio Ambiente da Bahia (INEMA) concedeu nesta terça-feira (04) a Licença Prévia (LP) ao Complexo Híbrido Eólico e Solar Alfazema, que está sendo desenvolvido no Sudoeste da Bahia pela empresa Quinto Energy.
18. Considerado o segundo maior projeto híbrido em desenvolvimento no Brasil, o Alfazema conta com 340 aerogeradores e 850 mil módulos solares, que serão instalados nos municípios de Ituaçu, Barra da Estiva, Jussiape, Tanhaçu, Ibicoara e Mucugê. Este projeto da Quinto Energy tem capacidade instalada de 1,5 GW/ano, um montante de energia suficiente para abastecer 2,8 milhões de residências.
19. Com a concessão da Licença Prévia, o Alfazema segue avançando a passos largos em sua tramitação rumo à fase de implantação. Ao obter a LP, a Quinto atendeu a todos os requisitos exigidos pelo INEMA nesta fase de liberação, comprovando toda viabilidade ambiental do empreendimento.
20. Nesta quarta-feira (5), o governador viaja para Santa Cruz da Vitória e Ilhéus, municípios situados no sul do estado, uma das áreas mais prejudicadas pelo excesso de chuvas das últimas semanas. A agenda em Ilhéus terá início às 13h, no Colégio Militar, onde está funcionando, desde o último dia 25, a base operacional do governo baiano na região. Rui visitará a base, onde vai se reunir com representantes da União Europeia (UE), da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Cáritas, que reúne organização humanitária ligada à Igreja Católica.
21. Uma comitiva da CNBB e da Cáritas Brasileira está, desde segunda-feira (3), acompanhando o especialista para Emergências Rápidas da ECHO/União Europeia para as Américas, Roman Maicher, e a gestora do Programa Brasil da Cáritas Suíça, Valquíria Lima, numa agenda de visitas às cidades afetadas pelas chuvas na Bahia. O grupo vai a Ilhéus, onde se reúne com o governador Rui Costa, e também a Itabuna, Itajuípe, Ibicarí, Floresta Azul, Teixeira de Freitas, Medeiros Neto e Itamaraju.
22. Os organismos internacionais estão se mobilizando, junto às dioceses e paróquias, entidades parceiras e ao Poder Público, para se somarem aos esforços de ajuda e colaboração com as famílias atingidas pelas fortes chuvas no Brasil. A comitiva já está Ilhéus para visualizar o impacto das chuvas na região.