Política

SESAB VAI DESATIVANDO AOS POUCOS O JULIANO MOREIRA COM NOVA POLÍTICA

Pacientes vão morar em residências e não mais em hospícios
Tasso Franco , da reda��o em Salvador | 30/11/2021 às 19:39
Doentes mentais deixam o Juliano
Foto: SESAB
      MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Interna do Hospital Juliano Moreira há 20 anos, Jô passará a ter um novo lar. Ela e mais outras sete pessoas que viviam na unidade hospitalar irão morar em um Serviço de Residência Terapêutica (SRT), no município de Itapetinga. A viagem para a nova casa acontece nesta terça-feira (30).  Na SRT, eles serão acompanhados por alguns profissionais e terão a garantia do acompanhamento de saúde em um Centro de Atenção Psicossocial. Para o funcionamento do serviço, o município receberá um incentivo financeiro do Governo do Estado.

   2. A desinstitucionalização de pacientes faz parte de um projeto que visa reintegrar pessoas com transtornos mentais à sociedade. Agora o Hospital Juliano Moreira tem apenas 17 internos. Há cinco anos esse número chegava a 50. “É um processo por vezes longo, mas que no final traz ganhos para esses indivíduos”, afirma o diretor do hospital, Antônio Freire.

  3. O diretor destaca ainda que essa mudança representa uma reorganização de toda a vida desses indivíduos. “Tanto no aspecto terapêutico quanto na garantia de direitos, essas pessoas têm uma transformação quando são reinseridos na vida em sociedade”, diz Antônio Freire.

   4. A diretora de Gestão do Cuidado da Secretaria da Saúde do Estado, Liliane Mascarenhas, explica que o SRT faz parte da Política de Saúde Mental, para funcionar como moradias dentro da cidade para a reinserção social de pessoas com transtornos mentais, com histórico de internação prolongada e perderam todo o contato com a família e a sociedade.

   5. Para Liliane, o processo de desinstitucionalização é uma ressignificação para essas pessoas. “Essa mudança não fica apenas no campo da saúde. Eles agora terão uma vida em um lar".
                                                 ***** 

  6. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 898 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,07%) e 597 recuperados (+0,05%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (30) também registra 12 óbitos. Dos 1.260.341 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.229.735 já são considerados recuperados, 3.297 encontram-se ativos e 27.309 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. 

   7. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.633.476 casos descartados e 254.090 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça. Na Bahia, 52.546 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

   8. Por conta de uma atualização no sistema do Ministério da Saúde de envio de dados da vacinação, apenas 247 dos 417 municípios baianos fizeram o carregamento das informações relativas ao público vacinado. Desta forma, os números apresentados no vacinômetro correspondem apenas ao totalizado por estes municípios, dando a impressão de queda na cobertura vacinal.

   9. Outra mudança ocorrida na consolidação das informações é que a vacina do fabricante Janssen, antes considerada como dose única, passou a ser contabilizada como vacina de duas doses.

   10. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas.

   11. Até o domingo (21), quando tivemos a última atualização com os 417 municípios baianos, 10.952.306 de pessoas tinham sido vacinadas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose. Esse dado representa 86,02% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254.
                                                       *****
   12. O vereador Edvaldo Brito (PSD) participou hoje (30.11) em Brasília da sessão solene de entrega do relatório final da comissão de juristas criada pela Câmara dos Deputados para propor o aperfeiçoamento da legislação de combate ao racismo no país. 

  13. Presidida pelo ministro Benedito Gonçalves, do STJ, a comissão teve como relator o advogado Sílvio Almeida, autor do livro Racismo Estrutural, que foi aluno de Brito na Universidade Mackenzie, em São Paulo. Entre as propostas apresentadas estão a renovação da validade das cotas nas universidades, cuja vigência se encerra em 2022, a implementação de formas de avaliação das políticas de combate ao racismo, a criação de um protocolo de promoção da igualdade a ser cumprido por todos os órgãos da administração pública e o aumento dos recursos orçamentários para a política de combate ao racismo institucional.

  14. Para intensificar ações e conscientizar a população acerca do HIV e das demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), a Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) inicia as atividades do Dezembro Vermelho nesta quarta-feira (01). A abertura oficial da campanha será realizada no auditório da sede da pasta, a partir das 9h. A programação contará com intensa agenda de eventos em locais estratégicos até o final do mês.

   15. Equipes de Saúde da Família farão ações de prevenção, detecção e diagnóstico de HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis, durante o mês em todas as unidades de saúde. Outras ações de prevenção, conhecimento e enfrentamento às IST’s estão previstas para acontecer no Espaço Cidadão e Colégio Estadual Agostinho de Deus (Itinga), Estação de Metrô (Terminal Aeroporto), Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão e Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga (Centro), agências bancárias, entre outros, em dias e horários a serem divulgados em breve.

   16. Por entender que o diagnóstico precoce é importante para o tratamento da doença, a Sesa, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), estima realizar, no mínimo, mil testes de triagem do HIV com a realização de teste rápido por amostra, seguido de monitoramento dos encaminhamentos aos serviços de saúde. Os resultados reagentes serão encaminhados para o serviço de saúde de referência, previamente articulados com a gestão local no âmbito da estratégia, como o CTA.

   17. Na manhã da próxima quinta-feira (02/12), a categoria rodoviária de Salvador estará saindo em caminhada da Rótula do Abacaxi até o Iguatemi para cobrar a venda dos terrenos para viabilizar as verbas indenizatórias dos trabalhadores que foram da CSN e migraram para o REDA, também a convocação imediata dos trabalhadores que aguardam na fila de espera para serem inseridos nas duas empresas remanescentes e a extensão do plano de saúde desses companheiros que ainda não começaram a trabalhar.

   18. Este é mais um ato promovido pelo Sindicato dos Rodoviários da Bahia com o objetivo de cobrar ações concretas que resolvam a vida dos muitos trabalhadores que serviram a cidade e aguardam respostas há mais de 60 dias.

   19. Por respeito à população, seguimos comprometidos em informar com previsibilidade os soteropolitanos sobre ações que impactarão diretamente no funcionamento da cidade.

   20. A jogadora de futebol baiana Miraildes Maciel Mota, mais conhecida como ‘Formiga’, 43 anos, vestiu a camisa da seleção brasileira pela última vez após 26 anos de serviços prestados. E as homenagens para ela passaram pela sua cidade natal. O vereador de Salvador Luiz Carlos Suíca (PT), além de encaminhar à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) uma moção de aplausos também quer que a jogadora seja congratulada com a Comenda Maria Quitéria, maior honraria da Casa.

   21. “Essa história de luta precisa ser lembrada diariamente. Mulher negra e que disputou sete copas com a camisa da seleção do seu país. Foi duas vezes vice-campeã olímpica e uma vez vice-campeã mundial de futebol feminino. Merece aplausos pelos serviços prestados e vamos lutar para que ela seja uma das homenageadas com a Comenda Maria Quitéria. Sabemos das dificuldades que ela enfrentou para chegar onde está. A Câmara tem o dever cívico de honrar essa trajetória de vida e homenagear ‘Formiga’”, aponta Suíca.

  22. ‘Formiga’ é a atleta, entre homens e mulheres, que mais vezes vestiu a camisa da seleção brasileira. Ela alcançou marcas históricas, como ter participado de 233 partidas oficiais. O detentor do recorde à época era Cafu, que somou 150 aparições pela seleção. A atleta ainda segue no futebol, vestindo a camisa do São Paulo.