Política

BOLSONARO PARTICIPA CÚPULA G-20 E TEM ENCONTRO COM PRESIDENTE ITALIANO

Com G1 informações
Tasso Franco , da redação em Salvador | 29/10/2021 às 18:53
Bolsonaro chega a Roma, Itália
Foto: REP
      O presidente Jair Bolsonaro já está em Roma, na Itália, onde participará das reuniões da cúpula do G20.
O encontro será uma espécie de prévia da COP26, que acontecerá na Escócia, mas também devem ser discutidas pautas comerciais, especialmente em reuniões bilaterais. Bolsonaro viajou com Paulo Guedes (Economia), Carlos França (Relações Exteriores) e Joaquim Leite (Meio Ambiente).

A Itália deixou de exigir o uso de máscara ao ar livre desde junho. Desde abril, o governo vem liberando as restrições que haviam sido impostas em 2020 para conter as infecções pelo coronavírus. O presidente russo, Vladimir Putin, e o da China, Xi Jinping, vão participar do encontro do G20 por vídeo.

O presidente americano Joe Biden quer destacar a mensagem de que os “Estados Unidos voltaram”, após quatro anos de polêmicas diplomáticas com Donald Trump. 

A principal manifestação está marcada para sábado (30) à tarde na Praça São João de Latrão em Roma. O protesto vai reunir sindicatos, partidos de esquerda e movimentos LGBTQ+ porque o Senado italiano não aprovou uma lei anti-homofobia.

Nesta sexta-feira, Bolsonaro será recebido pelo presidente italiano, Sergio Matarella. Não há previsão da participação de Mario Draghi, o primeiro-ministro e chefe de fato do governo da Itália. Depois do encontro do G20, Bolsonaro vai visitar o vilarejo de Anguillara Vêneta, de 4 mil habitantes. Foi lá que nasceu Vittorio Bolzonaro, um bisavô do presidente.

A prefeita Alessandra Buoso, da Liga, partido de extrema direita, deve dar a Bolsonaro o título de Cidadão Honorário do Município. Ainda não foi confirmada a visita dele à Basílica de Santo Antônio de Pádua, onde estão as relíquias do santo padroeiro da cidade.

Na terça-feira Bolsonaro viajará para Pistoia Para participar da Cerimônia em Memória dos Pracinhas brasileiros falecidos na Segunda Guerra Mundial no Monumento Votivo Militar Brasileiro. Em seguida, ele voltará ao Brasil.