Política

CASOS PACIENTES INFECTADOS POR COVID NA BAHIA CRESCEM UM POUCO: 2.335

A Bahia já vacinou 9.499.829 pessoas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 17/09/2021 às 19:30
Comissão Intergestores Bipartide da Bahia
Foto: SESAB
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 637 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,05%) e 441 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta sexta-feira (17) também registra 30 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 1.228.507 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.199.430 já são considerados recuperados, 2.335 encontram-se ativos e 26.742 tiveram óbito confirmado. 

2. Os dados ainda podem sofrer alterações devido a instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.524.295 casos descartados e 233.995 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta sexta-feira. Na Bahia, 51.968 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. 
Vacinação

4. A Bahia já vacinou 9.499.829 pessoas contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.

5. Os 417 municípios da Bahia devem retomar imediatamente a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19, independente de terem ou não comorbidades ou deficiência permanente. A decisão da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia, que é uma instância deliberativa do SUS e reúne representantes de todos os municípios baianos e o estado, foi tomada na manhã desta sexta-feira (17).

6. A medida é sustentada por evidências científicas e manifestações de diversas entidades nacionais e internacionais, incluindo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “O Ministério da Saúde implementou unilateralmente decisões sem respaldo técnico e científico. Diferente da posição ministerial, a Bahia reuniu especialistas, a exemplo da presidente da Sociedade Baiana de Infectologia, Miralba Freire, bem como do diretor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Antônio Bandeira. Ambos refutam a iniciativa do Ministério da Saúde de suspender a vacinação de adolescentes sem comorbidade ou deficiência permanente”, ressalta a secretária da Saúde da Bahia em exercício, Tereza Paim.

7. Outras entidades, como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), também se posicionaram contrárias a decisão do Ministério da Saúde.

8. O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) realizou nesta quinta-feira (16), uma reunião com representantes de concessionárias e revendedoras de veículos, para apresentar o Registro Nacional de Veículos em Estoque (RENAVE).

9. O sistema foi desenvolvido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), para uso exclusivo de pessoas jurídicas que atuam no segmento de comercialização de veículos novos ou usados, e permite a transferência eletrônica da propriedade e o controle da entrada e saída de veículos, através do registro em livro eletrônico, atendendo aos requisitos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

10. Segundo o diretor de veículos do Detran, Lucas Machado, a adesão do Detran-BA ao RENAVE vai desburocratizar e baratear o serviço de transferência, no Estado. “As empresas terão mais agilidade e menos custos e quem compra ou vende um veículo na loja já poderá sair com a transferência realizada”, afirma Machado.

11. O sistema aumenta consideravelmente a segurança no processo de compra e venda do veículos pois verifica, nos bancos de dados federal e estaduais, se existe impedimento para a transferência ou se há débitos e restrições. O processo pode ser resolvido instantaneamente e com custo reduzido, diminuindo a burocracia e o tempo final.

12. O Detran-BA está preparando a ambientação tecnológica para implementação do sistema, o que deve estar finalizado até o final de 2021. Atualmente, o RENAVE já se encontra disponível em Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Espírito Santo e outros 12 estados estão em fase de adesão. A expectativa é que em 2022 o sistema passe a operar em todo o país.

13. Fechando a programação especial em comemoração ao Dia do Cliente, celebrado na última quarta-feira (15), as pessoas que passarem pela Estação da Lapa do Metrô na sexta-feira (17) poderão usufruir de serviços gratuitos de saúde, como aferição de pressão e medição de glicemia. A ação acontece das 8h às 12h, seguindo todos os protocolos de segurança vigentes, e é uma iniciativa da CCR Metrô Bahia em parceria com a HapVida. Serão distribuídos também álcool em gel, como forma de incentivar nos cuidados ainda necessários por causa da pandemia.

14. Neste sábado (18), o trânsito na Avenida Tancredo Neves sofrerá uma pequena alteração, para que as obras de requalificação no local possam ter continuidade. Em frente à loja Tok Stok, o tráfego de veículos será desviado para a antiga via marginal da avenida. Uma vez na marginal, logo após a ponte, o tráfego voltará novamente para a via principal e os condutores podem seguir em direção à Avenida Paralela e à região do Shopping da Bahia.

15. Para os condutores que têm como sentido a orla, não haverá mudanças. Eles devem trafegar normalmente pela via principal da Tancredo Neves e seguir pela Avenida Magalhães Neto. Condutores que desejam seguir para o bairro do Costa Azul e Stiep devem trafegar pela Avenida Magalhães Neto e utilizar um de seus retornos.

16. Agentes de trânsito estarão no local para orientar condutores, pedestres e passageiros. A sinalização também foi reforçada na via. As mudanças permanecem até a conclusão das obras no trecho.

17. Com a alteração, o transporte também será afetado. Os ônibus provenientes da Avenida Tancredo Neves irão seguir pela Avenida Magalhães Neto, onde farão o retorno. Com isso, as linhas que atendem os pontos localizados na via marginal irão parar provisoriamente no ponto do Hospital Sarah.

18. As linhas são a 0324 - Marechal Rondon x Pituba; 1508 - Pirajá/ RV x Pituba; 1611 - Paripe x Pituba; 1612 - Paripe x Rodoviária; 1616 - Plataforma x Pituba; 1622 - Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato x Pituba; 1634 - Alto de Coutos x Pituba; 1643 - Fazenda Coutos x Pituba; 1644 - Base Naval x Pituba; 1645 - Alto de Santa Teresinha/ Rio Sena x Pituba; 1652 - São João do Cabrito x Pituba.

19. A requalificação prevê uma ligação subterrânea entre as avenidas Tancredo Neves e Magalhães Neto. Além disso, está incluída no projeto a construção de uma ponte sobre o Rio Camarajipe. No caso da ligação subterrânea, a intervenção prevê ainda a construção de uma nova via, além de recapeamento das vias existentes, ajustes na passarela instalada no local, drenagem, iluminação em LED e paisagismo.

 20. A nova Tancredo Neves é uma obra complementar ao sistema BRT (Bus Rapid Transit). A requalificação visa melhorar o tráfego na região, tanto no sentido orla, através da Magalhães Neto e Rua José Peroba, quanto em direção ao miolo da cidade, pela Avenida Luiz Viana Filho (Paralela), ao priorizar o transporte coletivo, além de facilitar o trânsito de pedestres.