Política

BAHIA TEM O MENOR NÚMERO DO ANO EM INFECTADOS PELA COVID: 2.506

Na Bahia, 51.910 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/09/2021 às 18:35
Vacinação segue em todo estado
Foto: BJÁ
   MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 324 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,03%) e 449 recuperados (+0,04%). O boletim epidemiológico desta terça-feira (7) também registra 6 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. 

2. Dos 1.224.498 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.195.409 já são considerados recuperados, 2.506 encontram-se ativos e 26.583 tiveram óbito confirmado.

3. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.511.387 casos descartados e 230.281 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. 

4. Na Bahia, 51.910 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

5. Com 9.138.408 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 82,42% da população adulta (18 anos ou mais) estimada em 11.087.169. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas no painel https://bi.saude.ba.gov.br/vacinacao/.

6. O inquérito que o Ministério Público do Trabalho (MPT) instaurou para apurar as responsabilidades trabalhistas da empregadora Melina Esteves França no caso da babá que se jogou do terceiro andar de um prédio no bairro do Imbuí entra em fase decisiva esta semana.

7. É que os auditores do trabalho que atuam no caso já formaram a convicção para enquadrar o caso como de trabalho análogo ao de escravos, o que pode ser decisivo no caso da adoção de medidas judiciais tanto na esfera trabalhista quanto penal. O MPT tem quatro procuradores atuando no caso, acompanhando o inquérito policial e as apurações da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA). Independente do envio de relatórios conclusivos desses dois órgãos, o MPT já estuda a adoção de medidas judiciais.

8. “Estamos acompanhando a coleta de provas diretamente com a Polícia Civil e trabalhando em parceria com a equipe de auditores da Superintendência Regional do Trabalho (SRT-BA) para que possamos firmar convicção o quanto antes e adotar as medidas judiciais e extrajudiciais que o caso exige”, afirmou o procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro. 

9. Ele lembra que o enquadramento da auditoria do trabalho não significa que o MPT já tenha formado convicção do enquadramento do caso como trabalho escravo, mas que o teor do relatório que será apresentado por elas aos procuradores deve ser um elemento fundamental do inquérito. 

10. A configuração de trabalho escravo poderá levar a empregadora a ter que indenizar a sociedade pelo ilícito na esfera trabalhista, além de responder na esfera criminal por submeter pessoa a condição análoga à de escravo.

11. Os caminhoneiros de Sérgio Reis não apareceram na manifestação de Bolsonara nem na Bahia; nem alhures.

12. A a Associação do Centro Histórico Empreendedor (ACHE) e o Instituto ACM iniciam, na próxima quinta-feira, 9, a partir das 17h, uma série de debates sob o tema “Uma Conversa com a Comunidade”, dando continuidade à discussão sobre os desafios da ocupação urbana e de moradia no Centro Histórico de Salvador. 
13. Os encontros virtuais fazem parte do projeto “Centro Histórico em Ação – Diálogos” que já reuniu especialistas nessas áreas e agora expande a discussão, com a presença das principais lideranças populares da região. Os próximos encontros da série acontecem nos dias 16, 23 e 30 de setembro, sempre com transmissão pelo canal do Youtube do Instituto ACM (www.youtube.com/acminstiuto).

14. Com objetivo principal de dar voz e buscar informações de quem atua, trabalha e mora no Centro Histórico, escutando suas necessidades, anseios, problemas e sugestão de melhorias, o projeto busca contribuir com os poderes públicos para tornar o Centro Histórico mais vivo, forte e sustentável.

15. “Esses papos serão de suma importância para a construção e implementação de ações, programas e projetos, além de visar a construção de políticas públicas, para aqueles que desejam, lutam e têm como objetivo transformar o Centro Histórico em um ambiente dinâmico e de boa convivência social para todos”, afirma Claudia Vaz, diretora do Instituto ACM que dividirá a medição do evento com a jornalista Dóris Pinheiro.

16. O primeiro debate da série contará com as participações de Jussara Santana, moradora do Pelourinho, coordenadora da Associação Cultural Aspiral do Reggae; Maura Cristina, militante do movimento de mulheres negras da Bahia, integrante da Articulação Centro Antigo Salvador e coordenadora estadual do MSTB (Movimento Sem Teto da Bahia); Pró Gecilda, educadora e presidente da AMAC - Associação de Moradores e Vivian Caroline, uma das fundadoras da banda e projeto social Didá e atual assessora especial na Secretaria de Políticas para as Mulheres do estado da Bahia.

17. O mês de Setembro no Brasil já tem cor deste 2014 e ela é amarela. Fruto de uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, que organizam nacionalmente uma campanha de Prevenção ao Suicídio, marcado especialmente no Dia Mundial sobre o tema (10). É neste contexto que os voluntários do Projeto Help chegam mais uma vez às Estações de Metrô de Salvador e de Lauro de Freitas. 

18. A iniciativa tem o objetivo de levar apoio emocional e acolhimento aos clientes do meio de transporte e terá início na quinta-feira (2) na Estação Acesso Norte do Metrô, das 18h às 20h. Os voluntários seguem de forma itinerante até o dia 28, passando ainda pelas Estações Rodoviária, Pirajá, Aeroporto, Imbuí e Lapa.

19. Cada ação do Projeto Help envolve 10 voluntários. Eles fazem a abordagem nas plataformas e mezaninos das estações de metrô, com pessoas devidamente identificadas prestando um atendimento acolhedor e humanizado, dispostos a conversar de forma anônima e sem julgamentos. Todos os envolvidos no projeto são preparados tanto para ouvir pessoas, sem preconceitos ou juízo de valor, como para doarem seu tempo numa conversa afetuosa. O atendimento é feito respeitando os protocolos de segurança, como o uso de máscaras e o distanciamento físico.

20. A ação integra o programa Vem pra Cá, que promove eventos e ações que reforçam a pluralidade cultural, diversidade, inclusão e ofertas de serviços à população durante todo o ano nas estações de metrô da cidade.