Governo da Bahia vende duas dezenas de imóveis
Tasso Franco , da redação em Salvador |
28/04/2021 às 20:18
Já falta vacina em vários municípios da Bahia
Foto: REP
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.345 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,4%) e 3.385 recuperados (+0,4%). O boletim epidemiológico desta quarta-feira (28) também registra 104 óbitos. Apesar de as mortes terem ocorrido em diversas datas, a confirmação e registro foram realizados hoje. Dos 893.276 casos confirmados desde o início da pandemia, 859.495 já são considerados recuperados, 15.483 encontram-se ativos e 18.298 tiveram óbito confirmado.
2. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.194.701 casos descartados e 196.363 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quarta-feira. Na Bahia, 47.122 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.
3. O número total de óbitos por Covid-19 na Bahia desde o início da pandemia é de 18.298, representando uma letalidade de 2,05%. Dentre os óbitos, 55,44% ocorreram no sexo masculino e 44,56% no sexo feminino. Em relação ao quesito raça e cor, 54,66% corresponderam a parda, seguidos por branca com 21,92%, preta com 15,42%, amarela com 0,45%, indígena com 0,13% e não há informação em 7,43% dos óbitos. O percentual de casos com comorbidade foi de 64,76%, com maior percentual de doenças cardíacas e crônicas (73,58%).
4. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
5. O secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, foi empossado como representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) na Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A Cerimônia de Posse da Diretoria do Conselho e dos novos representantes para o biênio 2021-2022 ocorreu nesta quarta-feira (28).
6. O secretário Fábio Vilas-Boas integrará o conselho consultivo da Anvisa que tem como objetivos requerer informações e propor à Diretoria Colegiada diretrizes e recomendações técnicas de assuntos de competência da Agência; opinar sobre as propostas de políticas governamentais na área de atuação da Agência; apreciar e emitir parecer sobre os relatórios anuais de atividades; requisitar informações e elaborar proposições a respeito de ações da Anvisa.
7. “A interlocução da Anvisa com o Conass é muito importante, uma vez que os pareceres da agência afetam diretamente estados e municípios na área da Saúde. A intenção é fortalecer ainda mais este elo e fazer com que possamos avançar nas matérias que são regulamentadas pela instituição”, afirma Fábio Vilas-Boas.
8. O Brasil registrou nesta quarta-feira 3.163 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 398.185, informou o Ministério da Saúde.
9. Também foram contabilizados 79.726 novos casos de coronavírus, com o total de infecções no país avançando para 14.521.289, de acordo com a pasta.
10. O Brasil possui o segundo maior número de mortes por Covid-19 no mundo, abaixo apenas dos Estados Unidos, além da terceira maior contagem de casos confirmados de coronavírus, atrás dos EUA e da Índia.
11. Após atingir um pico de 4.249 mortes em um único dia em 8 de abril, na esteira de um colapso do sistema de saúde em meio à disseminação de uma nova variante mais transmissível do vírus e ao relaxamento de medidas restritivas, o país tem verificado uma estabilização dos índices, embora em níveis elevados.
12. A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) destacou em boletim publicado nesta quarta-feira que, apesar de uma queda no número de casos, óbitos e taxas de ocupação de leitos de UTI para Covid-19 ao longo da última semana, os valores permanecem em "patamares críticos."
13. "O padrão atual pode representar uma desaceleração da pandemia, com a formação de um novo patamar, como o ocorrido em meados de 2020, porém com números bastante mais elevados de casos graves e óbitos, que revelam a intensa circulação do vírus no país", disseram pesquisadoras da entidade.
14. Eles apontaram que o número de casos diminuiu a uma taxa de 1,5% ao dia na última semana epidemiológica, enquanto o de óbitos recuou 1,8% ao dia, "mostrando uma tendência de ligeira queda, mas ainda não de contenção da epidemia."
Estado brasileiro mais afetado pela Covid-19, São Paulo atingiu as marcas de 2.873.238 casos e 94.656 mortes.
15. O governo paulista anunciou nesta quarta a ampliação do horário de funcionamento de estabelecimentos de comércio e serviços após a queda nos índices locais da pandemia nas últimas semanas, embora tenha prorrogado sua "fase de transição" até 9 de maio.
16. O Governo do Estado encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), na tarde desta quarta-feira (28), o projeto de lei para a venda de imóveis na capital e interior. Entre os imóveis em Salvador estão a rodoviária, o Detran e o Centro de Convenções. O valor adquirido com a venda desses e de outros bens será integralmente alocado no Fundo Financeiro da Previdência Social dos Servidores Públicos da Bahia (Funprev).
17. O projeto de lei encaminhado solicita autorização para que o poder executivo baiano possa alienar, por meio de leilão, os bens e imóveis de propriedade do Estado que constam no projeto.
18. Os recursos obtidos com a venda serão destinados ao Funprev para diminuir o déficit previdenciário do Estado, que vem aumentando à medida que o governo tem alcançado sucessivos recordes de concessão de aposentadoria. O déficit atual do Fundo é de R$ 5,5 bilhões.
19. Na lista de imóveis que serão vendidos estão alguns hotéis ocupados de forma irregular em cidades como Campo Formoso, Juazeiro, Jacobina, Uauá, Ibotirama, Cipó e Piritiba.
20. Confira abaixo lista completa dos imóveis:
Prédio – Calçada / Avenida Jequitaia, Largo de Água de Meninos, nº 217, Bairro: Calçada, Município / Salvador
Terreno – Monte Serrat / Rua Jacuípe, s/n, Bairro: Mont Serrat, Município: Salvador
Prédio – Rio das Pedras / Praça Frei Lino Graflage, s/n, Município: Campo Formoso
Prédio – Juazeiro / Rua José Petitinga, nº 466, Bairro: Santo Antonio, Município: Juazeiro
Terreno – Paramirim / Rua Dr. Aurélio J. Rocha, nº 47, Município: Paramirim
Prédio – Riacho de Santana / Rua Duque de Caxias e Dois de Julho, nº 346, Município: Riacho de Santana
Fazenda – Aramari / Fazenda Granja Leiteira, s/n, Município: Aramari
Fazenda – Eunápolis / Localizado na Região do Rio Santa Cruz, s/n, Município: Eunápolis
Fazenda – Itapetinga / Estrada Ilhéus/Conquista, Fazenda Mariano Santos, Município: Itapetinga
Terreno – Iraquara / Rua da Palmeira, nº 9996, Bairro: Centro, Município: Iraquara
Terreno – Itaberaba / Avenida Juracy Magalhães, s/n, Bairro: MontaPrimavera, Município: Itaberaba
Prédio – Jacobina / Rua Alto do Monte Tabor, s/n, Bairro: Caixa D’Água, Município: Jacobina
Prédio – Uauá / Rua Salomão Dias Ribeiro ou Avenida Vaza Barris, nº 341-369, Bairro: Centro, Município: Uauá
Prédio – Ibotirama / Rua General Teixeira Lott, nº 1249, Bairro: Alto do Fundão, Município: Ibotirama
Prédio – Cipó / Praça Juracy Magalhães, s/n, Bairro: Caldas de Cipó, Município: Cipó
Terreno – Candeal / Alameda Costa e Silva, s/n, Bairro: Brotas, Município: Salvador
Prédio – Jardim Armação / Avenida Simon Bolívar, s/n, Bairro: Jardim Armação, Município: Salvador
Prédio – Livramento de Nossa Senhora / Rua Ursino S. de Meira Júnior, s/n, Bairro: Centro, Município: Livramento de Nossa Senhora
Terreno – Camaçari / Rodovia BA 535 – KM 15, Via Parafuso, s/n, Município: Camaçari
Prédio – Amaralina / Rua Fernando de Noronha, nº 03, Bairro: Amaralina, Município: Salvador
Prédio – Piritiba / Avenida Dr. Walter Brandão da Silva, s/n, Bairro: Aymoré, Município: Piritiba
Prédio – Boca do Rio / Rua do Caxundé, nº 13, Bairro: Boca do Rio, Município: Salvador
Terreno – Garibaldi / Estrada São Lázaro e Fazenda Paciência, s/n, Bairro: Ondina, Município: Salvador
Prédio – Feira de Santana / Rua Senador Quintino, nº 523, Bairro: Olhos D’Água, Município: Feira de Santana
Terrenos – Canela / Rua Pedro Lessa, nº 123, Bairro: Canela, Município: Salvador
Prédio – Iguatemi / Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº 7744, Bairro: Saramandaia, Município: Salvador
Prédio – Iguatemi / Avenida Antônio Carlos Magalhães, s/n, Bairro: Saramandaia, Município: Salvador