Política

Leal exalta trabalho Wagner, Rui e Leão sobre ponte Salvador-Itaparica

Presidente da Assembleia diz que, depois de cinco anos, matriz econômica da Bahia mudará
NMJ , Salvador | 14/12/2019 às 18:54
Nelson Leal pelo interior do Estado
Foto: DIV
O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA, deputado Nelson Leal, disse hoje (14.12) que o início da construção da Ponte Salvador-Itaparica é uma vitória do senador Jaques Wagner, do governador Rui Costa e do vice-governador João Leão. “Wagner, quando governador, acreditou na ideia. O seu sucessor, governador Rui Costa, continuou a tocar o projeto desenvolvido com muita competência e desvelo pelo vice-governador João Leão. Com previsão de obras para começar em 2021, a Ponte Salvador-Itaparica passa a ser uma realidade, com investimentos R$ 7,5 bilhões”, disse Leal, em viagem neste sábado pelos municípios de Macaúbas, América Dourada e Morro do Chapéu.

Para o presidente do Legislativo baiano, o projeto é de extrema importância para o desenvolvimento econômico da Bahia, impactando positivamente na geração de emprego e renda e na melhoria da qualidade de vida dos baianos. “A matriz econômica da Bahia irá se transformar radicalmente quando a Ponte Salvador-Itaparica e o Sistema Viário do Oeste estiverem totalmente concluídos em 2025. As duas obras vão gerar desenvolvimento, criar 10 mil novos empregos diretos e encurtar distâncias. O trajeto Salvador-Ilhéus, por exemplo, será reduzido em 157 quilômetros”, explica Nelson Leal.

A construção será realizada pelo consórcio formado por três empresas chinesas: China Railway 20; CCCC South America e China Communications Construction. Durante o período de 30 anos de concessão, o sistema viário vai gerar expressivos R$ 57 bilhões em arrecadação, sendo metade oriunda da cobrança de pedágio e a outra parte vinda de impostos, como do ICMS.

A Ponte Salvador-Itaparica terá 12,3 km de extensão e integra o Sistema Viário do Oeste, que também contempla a implantação dos acessos ao equipamento em Salvador, que serão feitos por túneis e viadutos, e em Vera Cruz, com a ligação à BA-001, junto com uma nova rodovia expressa. Haverá ainda uma interligação com a Ponte do Funil, que também será revitalizada.