Por indicação do deputado Angelo Almeida (PSB) o empresário e secretário do Planejamento de Lauro de Freitas, Mauro Cardim, vai receber a Comenda Dois de Julho, da Assembleia Legislativa da Bahia, a mais importante da Casa Legislativa. A resolução foi publicada pela Mesa Diretora em junho de 2018 e deverá ser entregue em 2019, assim que a ALBA reabrir seus trabalhos a partir de 4 de fevereiro.
A COMENDA DOIS DE JULHO, instituído na estrutura do Poder Legislativo do Estado da Bahia, tem como finalidade homenagear personalidades comprovadamente merecedoras. Através deste projeto de resolução, desejamos presentear ao digníssimo indicado, por seus relevantes serviços prestados ao nosso Estado.
A indicação do nome de Mauro Henrique Neves Cardim configura uma justa homenagem da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, como o reconhecimento da história profissional deste jovem empresário, ambientalista e político do Município de Lauro de Freitas, um dos mais destacados representantes da nossa sociedade baiana e Curador Técnico do Seminário S.O.S. Rio Joanes.
BIOGRAFIA
Nascido no dia 10 de dezembro de 1970, na cidade de Salvador, Mauro Henrique Neves Cardim, diplomou-se em Administração em 2006 e em Direito no anos de 2012, pela Faculdade de Artes, Ciências e Tecnologias-FACET. Empreendedor, atuou na Administração Pública, a partir de 1988, como gerente de marketing na Emtursa, atual Saltur (empresa de turismo de Salvador).Foi ele quem criou o primeiro Centro de Imprensa do Carnaval de Salvador, algo inédito até então, na gestão do então prefeito de Salvador, Fernando José.
Atuando na indústria cultural e entretenimento, foi diretor de marketing do É o Tchan, levando o grupo ao topo da indústria fonográfica do Brasil, por 10 anos, ganhando destacadas premiações, além de divulgar a Bahia em diversos países.
Foi um dos responsáveis pela criação do Circuito de Carnaval na Barra e um dos criadores de blocos, como o “ Fala Garoto”, conduzido pelo apresentador da Rede Globo, Serginho Groisman, além do Bloco “Tchan”.
No âmbito do Marketing Esportivo e Desenvolvimento de Ações Sociais Humanitárias, foi ex agente do ex-jogador de futebol Pelé ( Edson Arantes do Nascimento) em projetos especiais na África.
Começou a participar da política durante a realização da campanha do ex-presidente Fernando Collor, dirigindo a frente da juventude e foi convidado para candidatar-se à Vereador de Salvador, em 1992, pelo PRN, já defendendo a bandeira da administração pública responsável por meio de profissionais técnicos e não de políticos; do debate amplo da mobilidade urbana; de politicas públicas para a juventude, idosos e portadores de necessidades especiais.
Mesmo no âmbito da atividade política em Salvador, desde 1983 ele já frequentava sistematicamente o nosso município, notadamente o Bairro de Buraquinho, onde seus pais levavam a família para o Clube de Propagandistas do Estado da Bahia. O empresário Mauro Cardim, por um absoluto desejo de morar próximo do que chama “o melhor cenário marítimo da Bahia”, a Orla de Lauro de Freitas, concretizou seu sonho em 2009, vindo residir definitivamente em Vilas do Atlântico.
Em 2014, fundou junto com outros residentes do Loteamento, a Associação dos Moradores de Vilas do Atlântico (AMOVA), com objetivo de defender melhorias para as comunidades de Vilas, Buraquinho e Ipitanga, sobretudo participar dos debates públicos de todas as intervenções públicas planejadas para a região; a questão da poluição dos rios Sapato, Ipitanga e Joanes; requalificação da Orla; Segurança, dentre outros assuntos.
Foi precursor de Seminários de Tecnologia e Inovação voltados para a Região Metropolitana de Salvador, sobretudo com a mobilização dos estudantes da rede pública municipal e estadual (Lauro de Freitas), com objetivo de implantar Laboratórios de Robótica e FabLabs na região.
Seu ativismo destacado na defesa ambiental da despoluição e revitalização do Rio Joanes e a sua Bacia Hidrográfica, o levou a Organizar o mais organizado e tecnicamente correto debate sobre " Diagnósticos e Soluções" para a Bacia do Rio Joanes, desde as suas nascentes, em São Francisco do Conde, às contribuições negativas ao longo do curso do Rio Joanes (Candeias, São Sebastião do Passé, Dias D´Avila, Camaçari, Simões Filho) até chegar à sua Foz, no município de Lauro de Freitas ( Buraquinho), com a participação de especialistas da área ambiental e tecnológicas, em âmbito nacional e internacional.
Hoje, mais que nunca, este jovem ambientalista, empresário e atual Secretário de Planejamento de Lauro de Freitas, continua sendo um legítimo defensor da "causa do Rio Joanes", do crescimento ordenado da Região Metropolitana de Salvador e da qualidade de vida dos seus cidadãos.
Esta homenagem a Mauro Henrique Neves Cardim, representa o reconhecimento e a singela retribuição a uma ilustre personalidade do Estado da Bahia. Por isso é que pugnamos pela aprovação unânime deste projeto de resolução.