O prefeito ACM Neto fez certo em garantir Daniela Mercury no réveillon de Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador |
06/11/2018 às 19:12
Deputado Targino Machado
Foto: DIV
MIUDINHAS GLOBAIS:
1. A ASSEMBLEIA Legislativa suspendeu a publicidade na TV, nos jornais e nos blogs há mais de 7 meses por estouro na aplicação da verba. Havia uma promessa de que, passadas as eleições, a publicidade retornaria segundo a Engenho Novo Públicidade que chegou a reunir alguns diretores de veiculos na agência da Tancredo. Mas, as informações atuais, segundo o deputado Targino Machado dão conta de que a ALBA estaria quebrada com um deficit orçamentário enorme para fechar suas contas 2018.
2. Diz Targino, futuro lider do bloco da Oposição da Casa, em nota: “A Assembleia Legislativa da Bahia está quebrada. O rombo é de mais de cinquenta milhões de reais. Lamentável o que uma gestão equivocada pode provocar. O ambiente nesta Casa é de consternação e dor, de forma especial nos restaurantes. A empresa contratada para fazer funcionar os dois restaurantes da ALBA, a Alimenta, já foi comunicada que os locais não continuarão funcionando a partir do dia 1° de novembro até o final de janeiro, por contenção de despesas. Com esta decisão da Mesa Diretora da Assembleia, setenta funcionários estão a chorar as demissões, justo neste período de fim de ano, que se aproxima das festas natalinas e réveillon”.
3. O deputado relembrou que o orçamento da Casa é de seiscentos milhões e que no último mês de outubro já não havia mais recursos na ALBA.
4. “Este fato é vergonhoso, mas é vergonhoso para quem tem honra. Quem não tem honra, não tem vergonha. O orçamento desta Casa é de seiscentos milhões por ano. Já gastaram o dinheiro todo do ano e estamos ainda ano mês de outubro. As campanhas políticas fazem coisas que Deus duvida. Com esta dinheirama toda da Assembleia, se elege até poste. Cachorro faz xixi em poste e isso estamos habituados a ver, mas com essa dinheirama toda da ALBA consegue-se até o impossível: poste fazer xixi em cachorro. Foi o que aconteceu nestas eleições com o ralo por onde passou o dinheiro da Assembleia”.
5. Targino ainda completou criticando: ‘O que não é justo é um fazer a farra e outros serem obrigados a pagar a conta’.
6. “Quando a farra é grande, a ressaca é proporcional. O que não é justo é um fazer a farra e outros serem obrigados a pagar a conta. Quem tomou seu Blue Label, que pague. Quem comeu seu caviar, que pague. Quem fez suas campanhas milionárias, que suporte o peso das contas. Não atire as contas nas costas dos outros. Essa é a Casa do povo. Fiz campanha com recursos próprios e assim tem que ser”.
7. O presidente da Casa, Angelo Coronel, está no exterior e ainda não respondeu a Targino.
*****
8. O prefeito ACM Neto (DEM) confirmou nesta terça-feira (6) a participação da cantora Daniela Mercury, no dia 1º de janeiro, no Festival da Virada em Salvador. “Não há hipótese de Daniela deixar de estar presente no Festival da Virada. É uma tradição da nossa cidade ela fazer o dia 1º, isso já acontecia, inclusive, antes mesmo de agente ter o Réveillon nos moldes que tem hoje”, disse o prefeito durante cerimônia de assinatura de uma ordem de serviço de construção de Unidade de Saúde da Família (USF), no bairro de São Marcos.
9. Salientou: “Daniela é um ícone da música baiana, uma referência da nossa cultura. Eu, particularmente, tenho uma grande admiração pela artista extraordinária que ela é. Daniela está confirmadíssima”. O gestor da capital baiana ainda ressaltou que a “não cabe a prefeitura fazer qualquer tipo de censura à manifestação de preferência ideológica ou política desse ou daquele artista”.
10. Fez certo. Daniela tem o direito de protestar numa campanha política. Isso faz parte da democracia. Quem não gosta da cantora não vá ao show. Agora, querer vetar a artista não tem cabimento.
11. O candidato derrotado do PT à Presidência, Fernando Haddad, vai se encontrar na quarta-feira, 7, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Curitiba, onde Lula cumpre pena por corrupção passiva e lavagem de dinheiro após ser condenado na Operação Lava Jato. Será a primeira visita de Haddad ao ex-presidente desde o segundo turno da eleição presidencial.
12. Na segunda-feira, 5, o candidato passou horas reunido com a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, na sede do partido em São Paulo. O tema da conversa foi o futuro de Haddad. Na semana passada a executiva nacional do PT decidiu que o ex-prefeito de São Paulo deve ocupar o papel de líder da oposição ao governo Jair Bolsonaro.
13. Os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) promovem, entre os dias 13 e 17 de novembro, capacitação para 60 jovens músicos integrantes de projetos musicais e filarmônicas do interior do estado. O III Seminário Pedagógico acontece em Irecê e conta com atividades voltadas ao ensino e à prática musical coletivas para bolsistas contemplados pelo Programa de Capacitação em Ensino Musical Coletivo (Procec) do programa NEOJIBA, através da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia.
14. O III Seminário Pedagógico é a última grande ação do ano promovida por meio da Rede de Projetos Orquestrais, uma iniciativa que reúne 35 projetos culturais, em 29 municípios baianos, e que atua na formação musical e no desenvolvimento social de crianças, jovens e adolescentes.
15. Através do Procec, bolsistas integrantes da Rede de Projetos, provenientes de todo o estado, participam de capacitações pedagógicas durante 10 meses, coordenadas por equipe de instrutores em atuação no Núcleo de Gestão e Formação Profissional (NGF) do programa NEOJIBA em Salvador.
16. A programação do III Seminário Pedagógico contará com aulas de música, ensaios, apresentações de grupos locais parceiros e uma apresentação pública para encerramento dos cinco dias de imersão. Para esta edição, a abertura das atividades acontece no Colégio Modelo de Irecê e as demais aulas na Escola Parque e Hotel Copa 70.
17. Os seminários pedagógicos anteriores aconteceram em Salvador e Teixeira de Freitas, respectivamente. O programa NEOJIBA, por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, tem realizado, ao longo do ano, encontro de gestores, seminários pedagógicos e 20 cursos modulares até o final de 2018 em 13 cidades do estado. As atividades já beneficiaram cerca de 380 alunos de música em toda a Bahia.
18. As empresas Ponto Frio e Microsoft foram acionadas pelo Ministério Público estadual por publicidade enganosa e por violarem o direito do consumidor à transparência da informação. Segundo ação civil pública ajuizada pela promotora de Justiça Joseane Suzart, a Ponto Frio veiculou um anúncio publicitário na Microsoft Store, no site do MSN, de um kit mouse e teclado sem fio com valor anunciado de R$ 129, quando o real preço de venda do produto era de R$ 169 na página eletrônica da Ponto Frio.
19. Na ação, a promotora solicita à Justiça decisão liminar que determine alterações nos dois sites para que as informações aos consumidores sobre ofertas de produtos sejam precisas e verdadeiras, inclusive com identificação do fornecedor, além da disponibilização de número do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC).
20. Conforme Suzart, as empresas desrespeitaram as regras do comércio eletrônico, pois não forneceram informações sobre as condições integrais da oferta. A promotora afirma que a divergência entre os valores atribuídos a um mesmo produto “demonstra uma falta de fidelidade em relação ao pré-contrato estabelecido por meio da oferta”.
21. A Prefeitura de Feira de Santana autorizou nesta terça-feira, 6, a realização de Processo Seletivo Simplificado para 80 vagas de cadastro de reserva no Projeto Criança feliz II. O edital com todos os detalhes será divulgado no Diário Oficial (https://www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br/) nesta quarta-feira, 7.