Política

MORRE MÉDICO HAMILTON SAFIRA ANDRADE EX-PREFEITO DE SERRINHA

Sepultamento será nesta sexta-feira, no Jardim da Saudade, em Salvador
Tasso Franco , da redação em Salvador | 02/11/2018 às 11:02
Hamilton Safira Andrade
Foto:
  Morre aos 85 anos de idade o médico Hamilton Safira Andrade, ex-prefeito de Serrinha e uma das personalidades mais polêmicas e ao mesmo tempo queridas da cidade por suas atuações na política e na cultura locais. Em 2014, a Comissão Organizadora do Encontro dos Amigos de Serrinha reunida no Restaurante A Lata, Cabula, na última sexta-feira, 17, decidiu homenagear no dia do evento, 22 de novembro Restaurante Grande Sertão, Pituba, exatamente o médio Hamilton Safira, por seus serviços prestados à Serra no campo da medicina, da cultura e da política.

    Hamilton Safira, mais conhecido em Serrinha como Dr Hamilton, era natural de Jequié mas residia e trabalhava em Serrinha há mais de 50 anos. Nos anos 1960/70. em especial, desenvolveu uma intensa atividade como ativista cultural formando o grupo teatral Debate (1967) formando muitos jovens nessa arte. Apresentou o Auto da Compadecida no Mosteiro de São Bento, em 1968. 

   Dirigiu e excursionou por várias cidades baianas apresentando peças teatrais e se dedicou, paralelamente a essa atividade, ao exercício da medicina, sendo um dos médicos mais requisitados da cidade. 

   Também desenvolveu atividades politicas e chegou a ser prefeito de Serrinha em duas oportunidades, entre 1º de julho a 31 de agosto, de 1985 (no governo Zé Valdo) e entre 26/7/1996 a 31/12/1996, quando Claudionor Ferreira da Silva (Ferreirinha) renunciou ao cargo.

   Seu sepultamento será no Jardim da Saudade, em Salvador, hoje, às 17h. Deixa filhos, netos e um legado enorme à comunidade serrinhense. É irmão do públicitário e marketeito Eduardo Safira casado com uma serrinhense, Cleilza Ferreira, irmã do ex-prefeito Claudinor Ferreira, o Ferreirinha.