A entidade completa cem anos de fundação
Da Redação , Salvador |
19/08/2018 às 10:00
Entidade centenária
Foto: Reginaldo Ipê
A Câmara Municipal de Salvador promoveu nesta sexta-feira (17) uma sessão especial em homenagem aos cem anos de fundação da Associação de Funcionários Públicos do Estado da Bahia (AFPEB). O evento ocorreu no Plenário Cosme de Farias e a inciativa foi da vereadora Aladilce Souza (PCdoB). A entidade foi inaugurada no dia 20 de agosto de 1918.
“A associação, com sua história riquíssima, foi e continua sendo de grande importância para as lutas dos movimentos trabalhistas na Bahia e no Brasil”, justificou a parlamentar. De acordo com a vereadora, a entidade atravessou longos períodos de dificuldades, incluindo a época da ditadura militar, quando abrigou em sua sede diversos movimentos de trabalhadores perseguidos pelo regime. “Ou seja, a associação tem um papel fundamental na luta pela redemocratização do país”, pontuou a vereadora.
Armando Campos de Oliveira, presidente da AFPEB, afirmou que “nossa entidade tem o histórico de um século de lutas pelos direitos dos funcionários públicos. E também temos conquistas mais recentes, como a união das associações que representam os servidores do estado da Bahia”. Ele frisou que “a vereadora Aladilce Souza é uma companheira das batalhas em prol dos servidores públicos”.
Segundo Marinalva Nunes, presidente da Federação dos Trabalhadores Públicos da Bahia (Fetrab), “a associação homenageada hoje é percussora da organização dos servidores públicos no Brasil. Esta foi uma ideia e experiência nascida aqui e multiplicada em todo o país”. Ela avaliou que a AFPEB “mostrou à sociedade a importância dos funcionários públicos no cotidiano das diversas comunidades”. Marinalva Nunes também afirmou que a gestão de Armando Campos de Oliveira à frente da entidade inaugurou uma fase de trabalho conjunto da AFPEB e Fetrab no encaminhamento das campanhas salariais dos funcionários públicos.
O evento contou com uma apresentação do Coral da Câmara Municipal de Salvador, sob a regência do maestro Carlos Veiga.
Também integraram a mesa da sessão especial Edvaldo Lins, presidente do Conselho de Contas da AFPEB; Ivanilda Brito, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde da Bahia (Sindsaúde-BA); Adriano Tambone, superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb); e Antônio Tuccilio, presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP).