Política

CMS comemora os 67 anos do Círculo de Estudos Pensamento e Ação

Essa foi a primeira comemoração de aniversário sem a presença do professor Germano Machado
Limiro Besnosik , da redação em Salvador | 13/07/2018 às 18:49
Sessão aconteceu no Centro de Cultura
Foto: Ascom do vereador

Os 67 anos do Círculo de Estudos Pensamento e Ação (Cepa) foram comemorados pela Câmara de Salvador com uma sessão especial, realizada nessa quinta-feira, 12, no Centro de Cultura, por iniciativa do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), que também presidiu o evento. Estiveram presentes profissionais das áreas de educação e letras, além de representantes do setor cultural.

A atividade serviu também para lançar o livro “Banho de sol e outras manhãs”, de José Abbade, integrante do Cepa. O pedetista lembrou que este foi o primeiro aniversário da instituição, criada em 13 de junho de 1951, sem a presença do fundador Germano Machado, falecido em dezembro de 2017: “O professor era uma figura sempre presente pela sua perseverança e empenho na divulgação da cultura”. Ele frisou o lema do criador da instituição: “Para a frente e para o alto, eis o caminho”.

Vigas se referiu à forte ligação que mantém com o Cepa desde os anos 80, quando conviveu mais intensamente com Germano, por quem criou um “forte vínculo de amizade e admiração”. Gestor do Centro de Cultura da Câmara, o edil destacou a importância do espaço para a divulgação da cultura: “Os saraus de poesia realizados aqui quinzenalmente são um exemplo da função deste espaço na divulgação de variadas áreas culturais”.

A obra apresentada ao público, segundo o autor, “é um mix de poemas, crônicas e demais textos que passeiam por vários temas e sentimentos, em versos, prosas e silêncios”.  Um vídeo sobre as atividades desenvolvidas pelo Cepa também foi exibido durante a cerimônia, que contou com música ao vivo e parabéns.